quinta-feira, 4 de junho de 2015

Casal de cagarros novamente online a partir do Corvo.



A partir de hoje os cagarros da Ilha do Corvo, nos Açores, voltam mais uma vez a ser os protagonistas de uma emissão muito especial para todo o Mundo. A “lua de mel” de um casal de cagarros, desde a ocupação do ninho até ao desenvolvimento da sua cria, será transmitida em direto através da internet em http://cagarro.spea.pt/http://cagarro.spea.pt/ uma iniciativa de sucesso que pelo terceiro ano dá a conhecer esta espécie emblemática e que também promove os valores naturais da ilha do Corvo e da Região dos Açores. A equipa responsável pela emissão, espera que a qualquer momento a fêmea faça a postura, um dos momentos altos desta “lua de mel”.


O Cagarro, também conhecida por Cagarra ou Pardela-de-bico-amarelo (Calonectris diomedea) é uma ave marinha identificada sobretudo pelo seu chamamento peculiar e estridente, apenas possível de escutar nos Arquipélagos dos Açores, Madeira e Berlengas. No entanto, também é possível ver esta ave de passagem ao longo da costa continental.


É uma espécie considerada “Vulnerável” em Portugal continental e “Pouco Preocupante” nas ilhas, havendo vários factores de ameaça à sua sobrevivência.
 
A poluição marinha por hidrocarbonetos (ex.: combustíveis fósseis), associada ao tempo que a Cagarra passa no mar; a mortalidade associada a algumas artes de pesca; e a introdução de predadores nos locais de nidificação, são ameaças sérias que podem vir a comprometer o futuro da espécie.

Fontes: http://naturlink.sapo.pt; http://cagarro.spea.pt; http://www.spea.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário