quinta-feira, 1 de março de 2018

Assembleia Municipal de Lisboa aprova uma recomendação do PAN para a criação de um hospital veterinário para donos que "aufiram baixos rendimentos”



Imagem relacionada 
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, esta terça feira dia 27 de Fevereiro um recomendação do PAN para a criação de um Hospital Veterinário para animais errantes, abandonados ou detidos por pessoas em situação de especial vulnerabilidade socioeconómica. 

Esta recomendação do PAN foi aprovada com 38 votos a favor provenientes de todos os partidos, 31 deputados do PS votaram contra e 5 abstenções de deputados independentes pertencentes à bancada do PS. A votação gerou alguma confusão tendo sido a própria Presidente Helena Roseta a fazer a contagem dos votos.

A única deputada do PAN Inês Sousa Real “afirmou que o hospital "pode ter efeito na medida em que vai apoiar famílias carenciadas e animais". 

Uma medida que não contou com os votos favoráveis dos deputados do PS, com o deputado Manuel Laje a defender ser prematuro avançar com esta opção, sem antes se apurar quanto vai custar a construção deste hospital e quem ficará responsável por pagar esse montante.
A proposta do PAN defende ainda que o novo hospital veterinário deverá prestar apoio a associações de protecção animal na área do município, sem condições para providenciar os devidos cuidados aos animais ali acolhidos.

“É imperioso criar um hospital veterinário municipal para animais errantes, abandonados ou detidos por pessoas em situação de especial vulnerabilidade socioeconómica, que não tenham capacidade para dar aos seus animais de companhia os cuidados básicos de saúde ou de socorrê-los em situação de emergência”, defende o PAN. 

O partido aponta que "não são raros os casos de animais perdidos ou abandonados na via pública que são recolhidos por residentes no município de Lisboa, antes de qualquer intervenção por parte da Casa dos Animais de Lisboa", e lembra que a incapacidade financeira dos detentores pode mesmo levar ao abandono dos animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário