terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Curiosidades sobre animais que você nunca imaginou


Mitos e mistérios tornam alguns animais ainda mais fascinantes. Veja alguns fatos curiosos que você provavelmente não sabe sobre esses animais.
 
Borboletas bebem lágrimas de tartarugas na Amazónia
O sódio é fundamental para a vida, sobretudo em habitats distantes do mar como a Amazónia ocidental, onde é extremamente raro. Os animais carnívoros conseguem obter sódio através da carne de outros animais, mas herbívoros têm algumas dificuldades para conseguir esse e outros minerais que necessitam.
As lágrimas dos tracajás são uma das fontes de sal disponíveis para as borboletas. Estas tartarugas eliminam o excesso de sal do corpo através das lágrimas. Além dessa opção, os insetos podem procurar este tipo de nutrientes na lama de rios, charcos e roupas de pessoas suadas.

Escaravelho usa estrelas da galáxia como orientação
Escaravelhos usam a luz emitida pela Via Láctea para rolar as preciosas bolas de fezes das quais se alimentam para longe de seus competidores, segundo artigo publicado na revista norte-americana Current Biology.
Mesmo possuindo um cérebro minúsculo e com visão reduzida, estes besouros usam o gradiente progressivo da luz dos céus, emitido pela massa estelar da galáxia, para garantir o transporte do alimento em linha reta e não no caminho de um rival, de volta ao monte de esterco.
O corpo celeste está tão distante que parece ser imóvel para esse besouro, oferecendo, assim, um ponto de referência fixo à espécie.

Os golfinhos não dormem
Para os seres humanos e outros mamíferos terrestres, o sono envolve inconsciência total ou parcial, a inativação de todos os músculos voluntários (aqueles que são conscientemente controlados) e a suspensão dos sentidos, como visão e olfato.
Mas a mesma coisa não acontece com os golfinhos e outros cetáceos, o grupo de mamíferos marinhos que inclui baleias, orcas e golfinhos.
Em vez disso, estes animais passam por uma forma incomum de sono chamado "sono de ondas lentas uniemisférico". Também conhecido como sono profundo, sono de ondas lentas é um tipo de sono pensado para ajudar o cérebro a consolidar memórias novas e recuperar-se de suas atividades diárias.
Quando é hora de descansar, um golfinho desliga apenas um hemisfério de seu cérebro, e fecha o olho oposto (o olho esquerdo será fechado quando a metade direita do cérebro dorme, e vice- versa). Durante este tempo, a outra metade do cérebro monitora o que se passa no ambiente e controla as funções respiratórias.
Às vezes, os golfinhos permanecem imóveis na superfície da água durante o sono, enquanto outras vezes, podem nadar lentamente. Os cientistas também documentaram golfinhos de cativeiro dormirem no fundo das piscinas. (periodicamente sobem a superfície para respirar)

 

Esquilos usam perfume 
Mesmo que os esquilos tenham fama de serem briguentos, eles preferem evitar os conflitos. E quer algo melhor para afugentar um predador do que uma cascavel adulta? Assim, quando esquilos encontram pele de cascavel descartada, mastigam-na e depois lambem o seu corpinho. Desta forma, adquirem o cheiro de grandes serpentes assustadoras em vez de saborosos pequenos esquilos, assim os predadores não se arriscam. 
É chamado de auto-unção, e não é raro no reino animal. Os ouriços por vezes matam sapos assim eles podem morder abrir suas glândulas de veneno e aplicar em seus espinhos.

Búfalos são democráticos  
Os búfalos africanos viajam em rebanhos de até 1.000 membros, e não é tarefa muito fácil fazer com que todos concordem sobre para que lado será a viagem seguinte. Então votam no futuro destino. Nestas comunidades quem parece mandar são as fêmeas adultas, que indicam sua opção olhando em uma certa direção e, em seguida, para trás e para baixo, os machos não conseguem votar. E se a decisão está dividida? O rebanho passará a noite pastando em duas áreas diferentes e encontrar-se na manhã seguinte.

Gaivotas caçam baleias 
A dieta de uma gaivota geralmente consiste de pequenos peixes, lixo, batatas fritas, o habitual. Mas um grupo de gaivotas, especificamente, gaivotas dominicanas encontraram uma fonte de alimento estranho: 60 toneladas baleias. Quando as baleias gigantes sobem à superfície para respirar, grupos de gaivotas descem sobre elas, tirando pedaços de carne e deixando-as com feridas abertas de até oito polegadas de comprimento.
 

Braços de polvo têm o seu próprio cérebro 
Muitos animais têm um cérebro central que dita os movimentos para o corpo inteiro. Os polvos têm um cérebro central, mas cada tentáculo tem seu próprio cérebro também. Assim, o cérebro principal só precisa enviar uma mensagem simples a um dos braços, onde dois terços dos neurónios do polvo estão localizados, e o braço cérebro vai descobrir isso de lá. Isto significa que se se cortar um braço polvo este ainda pode reagir como aconteceria se estivesse ligada ao polvo e parece que funciona na mesma bem. De recordar que os polvos são dos animais mais inteligentes na natureza.
  

Crocodilos não envelhecem. 
Ficar jovem para sempre é um sonho de muitas pessoas, mas para os crocodilos isso é uma realidade. Isso não quer dizer que eles são imortais, eles morrem como qualquer outro ser. Mas não mostram sinais da idade avançada, biologicamente eles permanecem jovens.


Crocodilos engolem pedras para nadar 
No estômago de um crocodilo é possível se encontrar muita coisa, isso inclui restos de tartarugas, peixes, girafas, pássaros, búfalos, leões e até mesmo outros crocodilos, isso pode acontecer devido a uma briga por território, por exemplo. Mas, além de toda essa variedade de cardápio constantemente presente no seu sistema digestivo, o que mais impressiona é a existência de diversas pedras pesadas no seu estômago. Eles engolem-nas para que fiquem permanentemente nas suas barrigas, pois o peso extra auxilia na sua capacidade de mergulhar.

Papagaios não são apenas gravadores 
Dizem que os papagaios apenas emitam sons daquilo que ouvem, mas isso não é exactamente assim. Alguns estudos que tem vindo a ser realizados têm demonstrado que estes animais de penas bem coloridas conseguem resolver tarefas linguísticas comparáveis a crianças de 4 a 6 anos.
Os papagaios parecem compreender conceitos como “igual” e “diferente”, “maior” e “menor”, “nenhum” e números. E o mais interessante é que eles combinam falas e frases, Um estudo de 2007 sugere o uso de padrões na fala dos papagaios para desenvolver a fala em robôs.

Elefantes são esquecidos, mas não são burros 
Os elefantes têm o maior cérebro entre todos os mamíferos (aproximadamente 5 kg). Mas eles usam a massa cinzenta ao máximo? A inteligência é difícil de ser quantificada tanto em humanos quanto em animais, mas o quociente de encefalização (QE), uma média entre o tamanho do cérebro de um animal e o esperado para esse tamanho dependendo da massa dele, têm uma boa relação com a habilidade de passar obstáculos e desafios.
A média de QE do elefante é 1.88 (os humanos têm entre 7.33 e 7.69, os chimpanzés 2.45 e os porcos 0.27). Inteligência e memória geralmente caminham juntas, o que sugere que a memória do elefante, mesmo que não seja infalível, é muito boa.


As girafas têm circulação sanguínea única, por causa do seu tamanho 
A gigante girafa, que tem a cabeça geralmente a uns cinco metros de altura, desenvolveu essa adaptação para conseguir alcançar os alimentos mais distantes. A vantagem é óbvia, mas acarreta algumas dificuldades, sobretudo no que se refere à circulação sanguínea. O coração precisa bombear quase o dobro do que o de uma vaca para que o sangue não pare de subir antes de chegar à cabeça. E lá em baixo, a pele das pernas precisa ser muito resistente.



Muitos peixes mudam os órgãos sexuais 
Com tantas criaturas andando por aí, é fácil esquecer que algumas das mais esquisitas estão no fundo do oceano. A estranha prática do hermafroditismo é mais comum entre peixes do que em qualquer grupo de vertebrados. Algumas dessas mudanças, nos peixes, são respostas para um ciclo hormonal ou mudanças ambientais. Outros possuem órgãos femininos e masculinos.



Pintinhos são fraternos 
É um erro pensar que a evolução está produzindo apenas animais preocupados com si próprios. Laços de altruísmo existem para ajudar a sobrevivência daqueles que têm material genético parecido. Os pintinhos praticam uma seleção de parentesco fazendo um pio especial enquanto comem. Este ritual anuncia para os outros animais próximos que foi encontrada comida. A chave da seleção natural não é a sobrevivência do animal mais adaptado, mas do melhor material genético, então um pouco de fraternidade ajuda o grupo.


Os ratos toupeira não são cegos 
Com seus fracos olhos e estilo de vida diferente, os ratos toupeira africanos estão entre os roedores mais estranhos. Eles detectam um pouco de luz, tendo sido já sugerido que eles usam os olhos mais para sentir as mudanças do ar do que para ver. E de acordo com um estudo de 2006, eles não gostam do que vêem. Luz indica que talvez um predador tenha entrado no túnel.



Para os castores, os dias são longos no inverno
Os castores praticamente se escondem durante o inverno, vivendo de comida armazenada ou da gordura acumulada. Eles conservam energia evitando entrar em contato com o frio, preferindo ficar nas escuras pilhas de madeira e lama. Como resultado, estes roedores, que geralmente saem no pôr-do-sol e retornam ao nascer, perdem a noção do sono. O relógio biológico muda, passando a funcionar num ritmo diário de 29 horas.


Pássaros usam pontos de referência em longas viagens 
Consegue imaginar uma viagem de carro sem placas, indicações, GPS ou mapas? Mas também não é pássaro. Os pombos podem voar milhares de quilómetros para encontrar o mesmo local, sem dificuldades. Algumas espécies de pássaros fazem uma viagem de ida e volta de mais de 30 mil quilómetros todos os anos. Alguns usam imãs naturais para se orientar com o campo magnético da Terra. Um estudo de 2006 sugere que os pombos usam pontos familiares no chão para encontrar o seu caminho.

Leite de baleia não é dietético 
Cuidar de um recém-nascido não é fácil para uma baleia. Após a gestação de 10 a 12 meses, o bebé nasce com quase um terço do comprimento da mãe, o que significa uma criança de quase 10 metros, para a baleia Azul. A baleia espirra o leite na boca do filho através de músculos ao redor das glândulas mamárias, enquanto a criança se mantém firme no mamilo (sim, baleias têm mamilos). Com quase 50% de gordura, o leite de baleia têm cerca de 10 vezes mais gordura do que o humano, o que permite à criança ganhar bastante peso, quase 100 quilogramas por dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário