terça-feira, 25 de agosto de 2015

Os 10 animais mais inteligentes do mundo.



Tal como em todos os rankings é muito difícil determinar quem é o melhor ou quem é o número um, no caso da inteligência entre os animais isso não é excepção, uma vez que é complicado comparar as diversas espécies em relação a um único tipo de inteligência. Também não existe uma relação direta entre o tamanho do cérebro e a capacidade de adquirir novas capacidades. Se fosse assim, as baleias seriam os animais mais Inteligentes do planeta, o que não é verdade. Mesmo com estas dificuldades de comparação, é possível fazer uma lista dos animais com mais inteligência, se tivermos como referência o ser humano.
10º Guaxinim
Também é denominado mão-pelada no país, com tato e faro aguçados, habilidade manual, ótima visão noturna e inteligência. De acordo com alguns estudiosos, os guaxinins são classificados acima dos gatos e pouco inferior aos primatas, pela habilidade particular no reconhecimento de objetos.
Experiências indicaram uma rápida aprendizagem e capacidade de retenção do conhecimento até por 1 ano. Os guaxinins possuem suas sociedades e comunidades, com relações complicadas; são bravos e muito confiantes.



9º Esquilo
O esquilo vive somente em florestas, porém a inteligência deste animal torna possível a sua adaptação noutros ambientes. Apresentam uma capacidade de aprender através dos próprios erros, dificultando as armadilhas. Acredita-se que os esquilos são determinados, teimosos e espertos.





8º Rato
Os roedores pequenos apresentam semelhanças com o homem. O rato possui metacognição, habilidade de homens e outros primatas, e usam os próprios sentidos de forma intensa, para detectar bombas, bactérias causadoras de tuberculose e minas terrestres. Os ratos apresentam emoções, como remorso e stress.




7º Porco
Não subestime os porquinhos nos chiqueiros, eles provavelmente são os animais domesticados mais inteligentes do planeta. Apesar de sua inteligência poder ser comparada com a de um cão ou gato, as habilidades de resolução de problemas dos porcos até superam as dos felinos e caninos.
Um estudo mostrou que porcos podem entender o funcionamento de um espelho, pois conseguem usar o reflexo para encontrar alimentos escondidos. Os investigadores ainda não sabem dizer se os porcos percebem que os olhos refletidos nos espelhos são deles mesmos, o que poderia os classificar no nível de inteligência dos macacos, golfinhos e outras espécies que passaram pelo famoso teste de autorreconhecimento no espelho, um marcador de autoconsciência e inteligência avançada.
Num teste realizado em 1990, porcos foram treinados para mover um cursor numa tela de vídeo com os seus focinhos, e a distinguir as imagens que conheciam das que estavam a ver pela primeira vez. Eles aprenderam a tarefa mais rápido do que chipanzés.


6º Papagaio cinza Africano
Os papagaios destacam-se pela incrível capacidade de imitação, por cada palavra. Já o papagaio cinza africano supera os outros. Segundo especialistas, o animal é sociável, inteligente e carinhoso; a inteligência é equivalente a de criança com 5 anos de idade.
Os papagaios cinzentos africanos apresentam capacidade para identificação de até 150 objetos e reconhecimento de quantidades até 6. Também conseguem aprender conceitos comparativos, em relação aos objetos, como em diferente, menor, igual, ou maior. Este animal é capaz de reconhecer até 5 formas e 7 cores.
O maior destaque é para o vocabulário de 150 palavras deste animal e ainda capacidade de comunicação e uso das palavras adequadamente. Ao perceberam decepção ou irritação dos humanos, este papagaio diz que sente muito.



5º Corvo
Eles são inteligentes e criativos, com o QI mais alto entre todos os pássaros. Podem ser ensinados a falar a língua humana, conseguem contar, distinguir diferentes formas complexas e eles também podem aprender pela observação. Corvos são conhecidos por lançarem nozes e conchas ao longo da estrada para que os carros passem por cima e as abram as conchas, permitindo ao animal devorar o conteúdo. Eles também têm a capacidade de construir facas para cortar folhas e grama. Também já foram observados a agarrar fios para que possam usá-los como ganchos para obter presas de seus esconderijos. Também podem roubar comida, com alguma facilidade e perícia.


4º Elefante
O elefante é capaz de altruísmo com próprio sacrifício para benefício do rebanho; e possui um grande cérebro. Vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia, e demonstram solidariedade com outros animais
Estes animais conseguem perceber quais são as folhas medicinais, e mastigam plantas particulares, a depender da doença que sentem;. As fêmeas, quando grávidas, reconhecem e comem certo tipo de erva que induz o parto.
Os mortos são enterrados pelos elefantes de maneira adequada, única espécie além dos homens com tal comportamento, alias eles seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam visitar os túmulos dos falecidos
Os elefantes também usam ferramentas para diversas finalidades e conseguem reconhecer-se ao espelho.


3º Chimpanzé
Estes animais compartilham praticamente o mesmo ADN dos humanos. Apresentam melhor memória comparando com qualquer animal; entendem como usar ferramentas e conseguem comunicação com humanos pelos sinais. O chimpanzé sabe atacar a presa, ao usar movimentos de acompanhamento que não são simples. Eles são capazes de usar o ambiente a seu favor, criar ferramentas a partir do que está ao seu redor e realizar tarefas dentro de suas comunidades para ajudar os outros.



2º Golfinho Nariz de Garrafa
O golfinho nariz de garrafa apresenta uma possibilidade real para ver televisão, pela capacidade do processamento de informações acústicas e visuais, simultaneamente.
Estes animais conseguem reconhecer-se ao espelho, inspecionando os próprios corpos. A habilidade de compreensão é avançada, entendem conceitos numéricos. De acordo com estudos, este golfinho consegue escolher a opção de afirmar não saber pelos testes de dificuldade.
Todas as espécies de golfinhos têm capacidades de inteligência acima da média, uma vez que têm uma linguagem própria e, através dela, conseguem comunicar entre si. Cientistas fizeram diversas tentativas para decifrar essa linguagem, mas, até agora, não obtiveram sucesso.
Quem já viu estes cetáceos exibindo-se em aquários sabe que eles são capazes de responder a inúmeros comandos dos seus treinadores. Há alguns anos, pescadores viram golfinhos arrancando pedaços de esponjas do mar e envolvendo seus narizes com eles, para evitar escoriações.


1 º Orangotango
Este animais são uma espécie semi-solitária, o que habitualmente, indica um menor potencial de inteligência. Comprovadamente os animais mais sociáveis são mais adaptáveis e ao interagirem uns com os outros criam complexas relações sociais, desenvolvem comportamentos assentes na compreensão e utilização de significados simbólicos. O orangotango surpreende com a sua espantosa flexibilidade, capacidade de adaptação e aprendizagem.   Estes animais não não se limitam a perceber o “como” e o “o quê”, ele procura saber o porquê das coisas. O entendimento do que é, ou não é razoável, da lógica com que gerem os seus actos e todos sentimentos que emanam entre si. Quando por exemplo os orangotangos foram ensinados a usar ferramentas, os especialistas inicialmente definiram os treinos como de rotina que os outros animais também podiam fazer. Mas quando eles foram liberados na natureza, os orangotangos utilizaram esse conhecimento e iniciaram a construção de uma estrutura semelhante para se proteger durante a chuva. A capacidade de compreender o porquê, e não apenas o como e o quê, faz o orangotango o animal mais inteligente do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário