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Chegou a linha de saúde 24, dedicada a animais



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O que fazer em caso de maus tratos a um animal.


Sempre que tiver conhecimento de situações ou maus tratos, faça uma denúncia ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), cujos contactos são os seguintes:

Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA)
Largo do Carmo
1200-092 Lisboa
Tel: 213 217 291/2
Linha SOS : 808 200 520
Email: 
sepna@gnr.pt / dsepna@gnr.pt

Guarda Nacional Republicana
Para contactos territoriais aceda a este Link






Boleias para animais 

Para que a distância não seja impedimento na adoção de um amigo de 4 patas, foi criado no facebook um grupo chamado Boleia Animais, com o intuito de resolver este problema. Se pretender adotar um animal ou dar para adoção, poderá recorrer a este grupo do Facebook.


ou

Pode também recorrer ao Grupo Movidos de Norte a Sul


Ao colocar um pedido de boleia para o animal deverá sempre indicar o local de origem e de destino, de que animal se trata (cão, gato), No caso se tratar de um cão indicar se possível a raça, o tamanho e peso aproximado.



Esterilizar animais a preços acessíveis
Para esterilizar o seu animal a preços acessíveis poderá contactar uma associação ligada a protecção dos animais da sua região. De certeza que lhe será indicado uma forma de cuidar do seu animal sem fazer grande esforço financeiro.

Pode também procurar ajuda na Associação Senhores Bichinhos ou na Associação Animais de Rua



Como proceder quando encontra um animal ferido 

Quando encontrar um animal ferido, há certos cuidados que tem que ter. Ele não é uma pessoa, e como tal, não percebe que o estão a tentar ajudar. Assim, há um conjunto de passos que deve tomar para garantir a segurança, tanto do animal como sua.
  • Em primeiro lugar, para recolher o animal deve usar uma toalha, tapando a sua cabeça, pois o escuro ajuda o animal a estar mais calmo.
  • De seguida, coloque o animal numa caixa de cartão resistente, e tape. Não se esqueça de fazer vários furos na caixa para que o ar possa entrar. Não dê alimentos, e tente colocar a caixa num local tranquilo.
  • Depois, deve contactar uma das entidades responsáveis, que o levarão para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens. As entidades que deve tentar contactar são por exemplo, o SEPNA (secção da GNR relacionado com o Ambiente) ou o Parque ou Reserva Natural mais próximo. Não se esqueça de registar as informações básicas da recolha (onde e quando).


Como proceder se encontrar uma ave ferida

Poderá contactar:

a linha verde SOS Ambiente, através do nº 808 200 520;

a rede de Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens, que engloba vários centros de recuperação, com gestão pública ou privada, cujos contactos poderá encontrar no seguinte link:


pode contactar os serviços centrais do ICNF


Ou os serviços da áreas Protegidas


Os Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens dispõem de médicos veterinários e biólogos responsáveis que podem efetuar uma avaliação clínica e comportamental dos espécimes recolhidos. Assim, a primeira opção será o reencaminhamento dos espécimes recolhidos, feridos ou cansados, para esses centros, onde serão devidamente avaliados e tratados, caso seja necessário.


Como proceder se encontrar uma ave anilhada

Deve tomar nota do tipo de anilha e dos caracteres nela inscritos. De seguida, deverá comunicar essa informação à Central de Anilhagem (CEMPA) usando os contactos abaixo.


E-mail: icnf@icnf.pt


Tel: (+ 351) 212 348 021, Fax: (+ 351) 212 341 654


Importa registar:
  • data e local (indicar o nome da povoação mais próxima e, se possível, as coordenadas GPS);
  • em que circunstâncias foi efetuada a observação;
  • o estado físico da ave (ou causa da morte, conforme aplicável);
  • identificação da espécie (se possível); e
  • outra informação útil (por exemplo, fotos).


Se a ave estiver morta deve abrir a anilha e enviá-la ao CEMPA, espalmada e colada com fita adesiva numa folha de papel.


Se quiser guardar a anilha envie-a na mesma para análise, solicitando posterior devolução.

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