terça-feira, 29 de abril de 2014

CÃO GUIA

Um cão-guia é tipo de cão de assistência. Trata- se de um animal ensinado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.
Durante a condução dos deficientes visuais o cão deve ter a capacidade de discernir eventuais perigos devidos a obstáculos suspensos, o que requer cães de inteligência bastante elevada e treinamento avançado.

Até 1996, quando nasceu a primeira escola portuguesa de cães-guia, Portugal era o único país da União Europeia que não dispunha desta ajuda técnica para os deficientes visuais.

Sabina Teixeira e Vítor Costa são os educadores de cães-guia da Escola de Mortágua e são as duas únicas pessoas que exercem esta profissão em Portugal. Estiveram em França dois anos a aprender a educar cães para serem guias de cegos e atualmente uma terceira jovem encontra-se a frequentar o mesmo curso. Sabina e Vítor fazem um grande esforço para conseguirem ter quatro cães prontos para entrega em cada ano, por isso a Escola de Cães-Guia de Mortágua não pode, por enquanto, atribuir mais do que oito animais anualmente.

A Escola está situada no centro de Portugal, Mortágua é um pequeno município de características florestais equidistante de Viseu e Coimbra, onde se situa uma das maiores barragens do País – Barragem da Aguieira, que dá origem ao nome da Associação, ABAADV-Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual.

Podem aceder ao site da Associação Beira Aguieira


A RTP publicou no passado mês de Outubro de 2013, uma reportagem dedicada e este tema


Existe também no facebook uma comunidade dedicada a esta temática Amigos do Cão-Guia

Para regulamentar esta atividade foi introduzido um ordenamento jurídico português regras destinadas a facilitar a missão de meio auxiliar de locomoção que os«cães-guia» acompanhantes de deficientes visuais desempenham, colmatando-se assim uma lacuna legislativa que obstava, afinal, ao pleno cumprimento da missão que os mesmos animais são chamados a desempenhar (Decreto-Lei nº 118/99)

A nível internacional o treino de cães guias está bastante mais desenvolvido como por exemplo no Brasil onde foi criado em 2001 o projeto Bayer Pet


Na internet é ainda possível encontrar imensas escolas para Guide Dogs, sobretudo localizadas nos Estados Unidos e Canada.




Sem comentários:

Enviar um comentário