quarta-feira, 13 de julho de 2016

Como viajar com o seu cão em transportes públicos



Nesta época de verão o que apetece mesmo é passear e andar ao ar livre. De férias, de fim de semana ou num simples passeio de domingo, o importante é mesmo aproveitar para usufruir dos tempos livres, e se estivermos acompanhados com as pessoas que mais gostamos tanto melhor, e claro sem deixar o nosso animal de estimação para traz.

Fazer uma viagem com um animal poderá não ser tarefa fácil. Para quem tem viatura própria o problema fica mais ou menos resolvido é só ter em atenção as condições de segurança. No entanto para quem viaja de transportes públicos, o mais aconselhável é consultar as condições que cada empresa disponibiliza para o transporte de animais, sobretudo se a viajem for feita de avião.


Para que a sua viagem seja o mais tranquila possível sem deixar o seu melhor amigo para traz, deixamos aqui algumas indicações para viajar em transportes públicos 



Autocarros Expresso (Rede Nacional de Expressos)
O Transporte de animais de companhia será permitido no habitáculo do veículo se o animal viajar acompanhado, devidamente acondicionado em jaula apropriada e apresentar-se em adequado estado de saúde e de higiene, conforme estipulado na Portaria 968/2009. O transporte do animal estará sujeito ao pagamento de meio bilhete para a viagem a realizar. Os animais de companhia não podem, em caso algum, tomar lugar nos bancos dos veículos afectos ao transporte público (Portaria 968/2009, artigo 2.º, alínea 3). Deverá ter em atenção a legislação que regula o transporte de serviço expresso, descrita no DL-399-F de 84, artigo 16º, nº2, "no interior do veículo apenas será permitido o transporte de pequenos volumes que pelas suas dimensões, peso e características possam ser devidamente acondicionados nos locais apropriados e não constituam risco ou incómodo para os passageiros".

CP (Comboios de Portugal)  

A CP permite o transporte de animais de companhia com regras variáveis consoante o animal e o tipo de comboio em questão. Regra geral, apenas é permitido aos passageiros transportar um animal de estimação. Os animais de porte pequeno, com peso inferior a 5kg e que viajem em caixas transportadoras, ficam isentos de pagar bilhete. Contudo, animais de maior porte (e peso superior a 5kg), estão sujeitos ao pagamento de meio-bilhete. É também permitido o transporte de cães que se desloquem com trela e açaime, estando sujeito, também, ao pagamento de meio-bilhete, Em todo o caso, os tutores devem fazer-se acompanhar do boletim sanitário com vacinas e licenças em dia. 

Metro de Lisbo

“É permitido o transporte de animais de companhia no ML, salvo motivo atendível, designadamente perigosidade, o seu estado de saúde ou as suas condições de higiene. Os animais transportados deverão encontrar-se devidamente acompanhados e sujeitos a meios de contenção que não lhes permitam morder ou causar danos ou prejuízos a pessoas, outros animais ou bens. É também admitido o transporte de cães não encerrados desde que não ofereçam perigosidade, estejam devidamente açaimados, contidos à trela curta e acompanhados do respetivo boletim de vacinas atualizado e da licença municipal.” 

Metro do Porto 

“É permitido o transporte gratuito de animais de companhia, nomeadamente cães e gatos, desde que devidamente acompanhados, acondicionados e sujeitos a meios de contenção que não lhes permitam morder ou causar danos ou prejuízos a pessoas, outros animais ou bens, e de maneira a não incomodar, perturbar, aterrorizar ou por qualquer forma causar incómodo aos demais passageiros.”

“Consideram-se devidamente acondicionados os cães sujeitos a meios de contenção adequados, nomeadamente contentores (caixa, jaula, gaiola ou outros), ou seguro com trela curto (no máximo 1 metro de comprimento) que deve estar fixa à coleira ou peitoral, tudo de material devidamente adequado e resistente, e com açaime funcional colocado no focinho que iniba o animal de morder.” 

Carris (Autocarros de Lisboa) 

“Só é permitido o transporte de animais, no interior dos nossos veículos, se estes estiverem devidamente acondicionados ou sejam cães de assistência Por devidamente acondicionado, entende-se o transporte em contentores limpos, em bom estado de conservação, construídos em material resistente, lavável, de fácil desinfeção e estanque).
Estes contentores devem ser transportáveis como “bagagem de mão” e colocados nos locais a ela destinados. Não é permitido o transporte de animais perigosos ou potencialmente perigosos.” 


STCP (Autocarros do Porto) 

“(…) está autorizado o transporte de cães, gatos, pequenos roedores, aves de pequeno porte, pequenos répteis e peixes de aquário, desde que se encontrem em adequado estado de saúde, isto é, não apresentem sinais evidentes de doença contagiosa ou parasitária, sejam transportados em contentores limpos e em bom estado de conservação, permitindo a ventilação e oxigenação do animal, e acompanhados pelo respetivo detentor. “ 

Avião
Para viajar de avião devera informar-se antecipadamente das companhias que fazem o transporte de animais e em que condições é possível faze-lo. Segundo o site e-dreams algumas destas companhias de voos apenas permitirem o transporte de cães e gatos, mas há já algumas empresas que optam por alargar este tipo de transporte a outro tipo de animais, também considerados como domésticos, como é o caso da Air Europa e a Vueling que permitem ainda o transporte de tartarugas, pássaros, peixes e roedores. Também outras companhias como aAir Europa, Vueling, Lufthansa, Air France ou a British Airwais permitem aos passageiro voar acompanhados do seu animal de estimação, sendo o transporte realizado na cabine ou no porão, consoante o tamanho e peso do animal.  Já a Ryanair e a easyJet apenas permitem a entrada no avião de cães-guias. 

Recomendações para viajar com animais em avião   

Se desejas levar o teu animal contigo no avião, aconselhamos-te a proceder à reserva com a devida antecedência. O transporte de animais na cabine ou no porão do avião está sujeito a confirmação por parte da companhia aérea, por questões de espaço. Além disso, recordamos-te de que deves levar sempre o teu animal numa caixa transportadora, tendo em conta as medidas e peso estabelecidas pela companhia com a qual viajas

O teu animal de estimação também deve fazer-se acompanhar do passaporte para animais de companhia, que pode ser obtido junto de qualquer veterinário e onde deve constar toda a informação sobre o animal de estimação, como dados de nascimento, informação sobre vacinação, em especial contra a raiva, e eventuais doenças.
Documentação necessária para os transportes internacionais ou regionais

Cada Pais tem as suas regulações, mas a documentação necessária é a seguinte:
  • Microship;
  • Passaporte;
  • Vacinas;
  • Exames de sangue específicos realizados por um laboratório acreditado (RNATT
  • Registos médicos;
  • Autorização de Exportação e Importação, que de maneira geral têm um prazo de validade.
Informação necessária para o transporte de um animal de estimação:

  • Condição física e/ou de saúde;
    Idade;
  • Raça, uma vez que algumas raças obrigam a condições especiais para o seu transporte;
  • Época do ano em que viaja, (as estações mais quentes não são recomendáveis);
  • Medidas do animal de estimação;
  • Quantos animais vão ser transportados;
  • Ter em consideração que alguns exames requeridos podem demorar entre um a três meses a realizar-se;
  • O transporte terá que ser efectuado em dias úteis
Condições para o transporte do animal de estimação

  • Um dia antes, ir diminuindo a quantidade de alimentos; 
  • 6 Horas antes da viagem dar-lhe uma comida ligeira, e administrar água suficiente 
  • Retirar qualquer tipo de coleira, correias ou roupa para evitar incidentes
  • Levá-lo a caminhar antes de ir para o aeroporto e antes de fazer o check-in.
Comodidade: 
  • Para assegurar o conforto do seu animal de estimação, recomendamos que deixe com o animal alguma peça de roupa velha com odor do dono, ou um cobertor ao qual o animal esteja acostumado, para que se sinta mais confortável; 
  • Marcar a caixa de transporte com o nome do animal, para além do nome e direção do dono, e um número de contacto no destino;
  • Assegurar-se com o veterinário de que o animal está em condições de saúde para viajar.
Há ainda algumas empresas que poderão fazer o transporte do seu animal de forma segura e tranquila. Numa rápida busca na net de certeza que encontrará um serviço que preenchas as suas exigências.

No próximo artigo terá algumas indicações para que hotéis poderá levar o seu animal de estimação, ou caso não o possa mesmo levar consigo, deixamos algumas dicas onde o poderá deixar.

Sem comentários:

Enviar um comentário