quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Os animais feios também precisam de ser salvos



Muitas vezes já se terá pensado porque é que consumimos galinhas e porcos e adoramos cães e gatos, talvez porque estes são mais bonitos e atraentes. Mas esta questão não se coloca só para os animais domésticos, no mundo dos animais selvagens esta preocupação é semelhante. Quando pensamos na preservação dos animais o nosso pensamento vai logo para os tigre, os panda, as baleias e golfinhos, talvez por serem tão bonitos. No entanto há outros que já não têm essa sorte, por um motivo ou por outro o ser humano os considera feios.

Para além da aparência, a questão evolutiva também é um factor muito importante e já remonta aos nossos antepassados. Como é bastante natural, nós reagimos de forma muito diferente quando estamos perante um coelho ou uma bívora, e esta reacção é muito importante para a nossa sobrevivência. Já mantermos longe de um urso ou um leão também é muito sensato, embora tenhamos também uma espécie de atracção por estes predadores de grande porte, com enormes garra e dentes.

Se pensarmos também na questão dos jardins zoológicos que na sua esmagadora maioria possuem programas de conservação para os animais esteticamente agradáveis aos visitantes. No fundo, os animais que permitem ao zoo ter visitantes, coisa que um zoo repleto de animais feios, ainda que ameaçados de extinção, não teria certamente.

O mesmo acontece para os programas de conservação de espécies, que estão maioritariamente centradas em animais atraentes para os humanos, por um lado porque é mais fácil angariar fundos para a preservação por exemplo se compararmos um panda e uma salamandra. Isto não acontece por uma questão de prioridade, simplesmente aos nossos olhos, o panda é mais carismático do que qualquer réptil ou anfíbio, provavelmente os dois grupos em perigo mais critico de extinção.

Todas as espécies têm o seu lugar e função na natureza, no futuro também dependerá do ser humanos a conservação das espécies menos atractivas, que poderão correr sérios ricos se tivermos em consideração que a atividade humana elevou a taxa de extinção em mais de 100 vezes ou que estimativas apontem para um desaparecimento de 140 mil espécies todos os anos.

Para salvar estes animais nada melhor do que conhecê-los e saber as razões porque estão ameaçados. É esse o trabalho que está a fazer a associação britânica que quer angariar fundos para a preservarção destes animais menos glamorosos. Neste artigo poderá conhecer alguns destes animais que estão em risco de desaparecer devido aos nossos padrões de beleza animal.



Peixe-bolha ou gota
O peixe-gota (Psychrolutes marcidus), uma espécie ameaçada de extinção que lembra um rosto humano de bochecha flácida e amargurado, foi eleito o animal mais feio do mundo. Este peixe, que vive no Oceano Pacífico, entre 600 e 1200 metros de profundidade, corre risco de extinção devido à pesca intensiva por arrasto, com ninguém o come, não tem qualquer valor comercial, por isso é devolvido à água mas morto,







Rato-toupeira-pelado
O rato-toupeira-pelado (Heterocephalus glaber) é um roedor encontrado na Somália, Etiópia central e no norte e leste do Quênia. Ele passa a maior parte da vida debaixo da terra, nos buracos que cava com seus grandes dentes salientes. Estudos sugerem que esses ratos vivem mais que outros roedores e são resistentes ao cancro.







Rã do Titicaca
A rã do Lago Titicaca, localizado nas montanhas dos Andes, tem grandes dobras na pele que funcionam como brânquias, enquanto está debaixo d'água. Ela encontra-se em crítico risco de extinção, devido à destruição do seu habitat, poluição, introdução de espécies exóticas e mudanças de temperatura.








Macaco-narigudo
Os macacos-narigudos (Nasalis larvatus) são uma espécie nativa das florestas tropicais do Bornéu, no Oceano Índico. Estes mamíferos apresentam uma pelagem acastanhado, podendo chegar a ter 60-70 cm de altura e pesar cerca de 23 kg (as fêmeas apenas chegam a pesar metade deste valor). São uma espécie muito arbórea e só se encontram no solo, quando estão à procura de comida. O seu habitat é rodeado de pântanos, rios e mangais.
São os primatas mais capacitados e adaptados para a natação, graças às membranas que se encontram entre os dedos das suas mãos e pés. Normalmente, eles fazem queda livre entrando de barriga dentro da água. Os adultos apresentam uma velocidade aquática superior até à dos crocodilos, que são um dos seus predadores principais.


Toupeira nariz-de-estrela
É uma toupeira muito feia. A toupeira nariz-de-estrela é um animal inteligente e que usa bolhas de ar para cheirar. Habitam a parte leste dos Estados Unidos e Canadá,  sendo encontradas em pântanos e áreas alagadas. Possuem esse nariz estranho porque é composto por 11 pares de tentáculos, que possuem cerca de 25.000 receptores capazes de detectar de tremores a vermes e pequenos crustáceos, parte da dieta desse animal.






Cegonha bico-de-sapato
Esta cegonha é a única de sua família, Balaenicitidae, e atualmente são encontrados poucos exemplares depois que sofreram com a caça e a queima de seu habitat natural. Seu nome científico é Balaeniceps rex.
Possui certa de 1,2 metro de altura, uma coloração cinza e vive em regiões pantanosas localizadas no centro do continente africano, principalmente no Sudão e na Zâmbia.
A população total destas aves é de menos de 10.000 indivíduos, o que a faz ser uma espécie bem rara. Tem um  comportamento muito sedentário, embora faça alguns movimentos de deslocamento a fim de encontrar um habitat com alimentação ideal, já que os níveis de água variam muito.
Os machos e as fêmeas, ainda que sejam encontrados andando em casal às vezes, não costumam estar muito tempo juntos. O mais comum é encontrar cada um numa ponta oposta do território, dificultando um pouco seu acasalamento. É uma espécie solitária e, por isso, é muito raro encontrar um ninho, pois a densidade mantida gira em torno de 3 ninhos por km².
Mesmo quando há acasalamento, a época de reprodução é longa. Os ovos são colocados na época de fim de chuvas, quando as águas começam a baixar, e os filhotes nascem somente no final da estação seca.
Por ficarem em pântanos, a sua alimentação é baseada em uma erva daninha chamada Papiro, taboa e outras gramíneas, mas essa espécie também se alimenta de carne. A cegonha-bico-de-sapato tende a evitar áreas onde a vegetação é muito densa ou alta e que não é fácil de se infiltrar.


Sapo-roxo
A distribuição geográfica do sapo-roxo estende-se por todos os Gates Ocidentais, uma cordilheira de montanhas no sudoeste indiano, que é mais antiga que os próprios Himalaias. Nesta região florestal existem muitas espécies únicas, que tal como o sapo-roxo, se encontram ameaçadas com a desflorestação e a destruição de habitat. Preferem solos soltos, húmidos e arejados, para que se possam esconder.
Possui um nariz peculiar que lembra o de um porco, sendo chamado de pignose frog em inglês. Este focinho afunilado e sensível está adaptado para que se consiga alimentar de térmitas e outros insetos, mesmo quando o sapo se encontra enterrado.
É considerado um fóssil vivo, pois existem fósseis do sapo-roxo, indicando que esta espécie pouco mudou com o passar do tempo. Os anfíbios mais próximos do sapo-roxo são originários das Ilhas Seychelles, o que apoia a hipótese destas ilhas, juntamente com Madagáscar, terem outrora estado ligadas à Índia.


Condor da Califórnia
O condor da Califórnia (Gymnogyps californianus) é uma espécie praticamente extinta. Pode encontrando na região do Grand Canyon, no oeste da Califórnia, e no México, é a única espécie sobrevivente do género Gymnogyps.
A sua plumagem é negra, só tem umas manchas brancas nas asas que só os machos contém, não tem penas na cabeça, o mais impressionante é que o tom de pele da cabeça e do pescoço variam com o seu humor, podem pesar de 7 a 14kg, e medem 2,90 m.
O Condor da Califórnia está em vias de extinção por caça, destruição do habitat e saturnismo (intoxicação pelo chumbo).










Tartaruga-nariz-de-porco
A tartaruga nariz de porco tem características únicas e são uma verdadeira Torre de Babel evolutiva: narinas de porco, casca mole e longas membranas para nadar, o que não é normal nas tartarugas de água doce.
Mas a beleza deste animal que foge às regras da natureza acaba por ser, sarcasticamente, a sua ruína. Assim, as tartarugas de nariz de porco são répteis vulneráveis e que acabam por se encontrar no meio de uma teia de tráfico ilegal de vida selvagem.
A procura deste animal para fins medicinais está a reduzir drasticamente a sua população em lugares como a Papua Nova Guiné e Indonésia. Segundo o grupo de monitorização de vida selvagem TRAFFIC, a população destes dois locais recolhe até 2 milhões de ovos de tartarugas por ano, ilegalmente, e vende as crias, uma vez que dificilmente as tartarugas se reproduzem em cativeiro.


Tartaruga-gigante-de-carapaça-mole
A Tartaruga gigante de casco mole de Cantor (Pelochelys Cantorii) ou tartaruga gigante asiática é uma espécie de tartaruga de água doce. A tartaruga tem uma cabeça grande e olhos pequenos perto da ponta do focinho. A carapaça é suave e cor de oliva. Os filhotes podem ter carapaças escura com manchas, e cabeças com tons de amarelo.
Estas tartarugas podem crescer até 6 pés (cerca de 2 metros) de comprimento. A Pelochelys é um predador de emboscada e é principalmente carnívora, alimentando-se de crustáceos, moluscos e peixes (apesar de que algumas plantas aquáticas também podem ser comidas). A tartaruga gasta 95 por cento de sua vida enterrada e imóvel no fundo dos rios, apenas com os olhos e a boca saliente na areia. Vai a superfícies apenas duas vezes por dia para tomar um fôlego, e coloca de 20 a 28 ovos (com cerca de de 3,0 a 3,5 centímetros de diâmetro) em fevereiro ou março nas margens dos rios.
A tartaruga é encontrada principalmente no interior de rios lentos. Existem algumas evidências de que seu alcance se estende a áreas costeiras também. A tartaruga vivia por toda a Índia, Bangladesh, Birmânia, Tailândia, Malásia, Camboja, Vietnã, China, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, Sumatra, Bornéu e Java ocidental,no entanto, atualmente a tartaruga é considerada em extinção, e desapareceu em grande parte desses locais. Até recentemente, foi visto pela última vez no Camboja em 2003. Em uma pesquisa de 2007 de uma área do rio Mekong, no Camboja, a tartaruga foi encontrada em abundância ao longo de um curto trecho de 30 milhas (48 km) do rio .A tartaruga gigante de cantor é mole não deve ser confundido com a Pelochelys bibroni ou outras tartarugas de carapaça mole gigante.
A Pelochelys cantorii, é um dos animais mais incomuns na terra e certamente uma das tartarugas que apresenta uma peculiaridade, a falta de um casco rígido. Contudo poucos povos viram ou sabem sobre ela. Não é uma tartaruga de mar, ela prefere habitar o interior, perto dos córregos e dos pantanais.


Pangolim-malaio 
Pangolim-malaio (Manis javanica) nativo da Ásia, é um mamífero muito curioso: tem o corpo coberto por escamas, uma língua comprida como a de um tamanduá, garras fortes para cavar buracos e, quando se sente ameaçado, se enrola como um ouriço. São animais com hábitos noturnos, normalmente solitários e muito tímidos; alimentam –se principalmente de formigas e estão ameaçados de extinção devido o comercio ilegal de sua carne para medicina oriental e o consumo de suas escamas, que são acreditadas serem afrodisíacas. Inspirou a criação do pokémon Sandshrew, na série japonesa

Sem comentários:

Enviar um comentário