quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Casal de linces ibéricos libertados em Mértola



Parque Natural do vale do Guadiana é a nova casa do Jacarandá e do Kathmandu, são os nomes de um casal da espécie ameaçada e libertados numa área cercada de dois mil hectares. São os primeiros linces criados em cativeiro a serem reintroduzidos em Portugal.



Portugal vive um "momento histórico" com a reintrodução do lince ibérico na natureza, disse esta terça-feira o secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza.

"Acreditamos que estamos nesta semana a viver um momento histórico, que é devolver à natureza um animal que se extinguiu [no país]”, declarou Miguel de Castro Neto no dia em que foi libertado um casal de linces, em Mértola, no Baixo Alentejo.

Para o governante, este momento “é um sinal de que as políticas de conservação da natureza e biodiversidade em Portugal têm feito um caminho positivo e é um motivo de orgulho para todos".



O casal de linces ibéricos foi libertado no parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola. Um dos animais veio do Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Silves e o outro de Espanha. Este casal, de uma espécie considerada em sério risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.


Se tudo correr bem, os dois linces poderão sair da zona cercada no final de janeiro e até meio do próximo ano devem ser libertados mais oito animais. O objectivo é que os linces se reproduzam autonomamente para que deixe de ser necessário libertar mais linces criados em cativeiro. Os animais terão todos uma coleira que emite um sinal de GPS para que sejam acompanhados pelo Instituto de Conservação da Natureza.


Veja a reportagem da RTP.



Fontes; http://jardimautoctone.blogspot.pt/; Público e RR, RTP
 

Sem comentários:

Enviar um comentário