sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Alimentos que não deve dar ao seu cão ou gato



Fazer uma refeição com um cão o gato por perto e saber que não pode partilhar com ele certos alimentos, nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando olham para nós ou rondam as cadeiras e patas da mesas. O mais natural é que já tenha dado a provar a comida que prepara para si ou para sua família. Numa primeira fase o seu bicho até pode agradecer, no entanto os animais têm um metabolismo diferente dos humanos e nem todos os alimentos são aconselhados para eles, alguns dos alimentos mais comuns à nossa mesa são tóxicos para os cães e gatos, por isso é desaconselhável não dar ao seu animais os seguintes alimentos: 
CHOCOLATE (de todas as formas)

O chocolate possui uma substância chamada teobromina, que mesmo em pequenas quantidades pode provocar nervosismo, excitação, diarreia, vómitos, paragens cardíacas e convulsões, que podem levar à morte do animal.
É preciso ter especial cuidado com os cães, que se sentem tão atraídos como nós pelo sabor doce do chocolate. Existem biscoitos próprios nas lojas de animais para poder dar “um docinho” ao seu cão ou ao seu gato, sem colocar em risco a sua saúde.

LEITE E SEUS DERIVADOS
Provavelmente já deu leite ao seu animal de estimação, certo? Não volte a fazê-lo, pelo bem do seu amigo. Os cães e os gatos devem apenas ingerir leite quando são pequeninos. Quando adultos, a ingestão deste pode provocar-lhes diarreia, problemas digestivos e pedras nos rins. Um dos derivados do leite, o iogurte, pode ser dado mas apenas em pequenas quantidades – como um agrado, de vez em quando. O mesmo se pode aplicar ao queijo fresco.
 
CAFÉ, CHÁS, REFRIGERANTES E COLAS E BEBIDAS ALCOÓLICAS
Todas as bebidas que contêm cafeína, teofilina e teobromina, derivados das metilxantinas, que para nós são bebidas estimulantes, para os cães são potencialmente mortais. Enquanto o organismo das pessoas metaboliza e elimina estas substâncias de forma eficiente, os animais têm características metabólicas que os impedem de eliminar estas substâncias rapidamente, acumulando-as no organismo e provocando sinais de intoxicação semelhantes ao que acontece na intoxicação por chocolate. Além de serem um estimulante cardíaco, causam danos no sistema nervoso e urinário.
Relativamente às bebidas alcoólicas os animais podem ser atraídos pelo  sabor doce pode atrair os cães e gatos, mas tal como nas pessoas, as bebidas com álcool causam problemas de saúde. A diferença é que os animais adaptam-se menos que as pessoas e são mais susceptíveis à intoxicação. Os sinais de intoxicação são: descoordenação motora, vómitos, diarreia, dificuldades respiratórias, excitação inicial, urinar excessivamente, depressão, arritmias cardíacas, convulsões, coma e morte.

SAL
Um excesso de alimentos salgados, como batatas fritas, pode causar desidratação e que urinem excessivamente. Mantenha sal longe dos animais de estimação, e não se esqueça de mantê-los hidratados!

DOCES E GOMAS
O consumo de doces, produtos açucarados e gomas provoca com facilidade obesidade, diabetes mellitus e outras complicações para a saúde do seu animal.

CEBOLAS E ALHOS
Cebola, alho e cebolinha podem causar irritação gastrointestinal nos animais de estimação. Essas irritações são geralmente um problema mais frequente nos gatos, que nos cães, mas estes podem ser afectados também. Estes alimentos não fazem mal, em pequenas porções, mas nunca devem  ser consumida por animais de estimação em grandes quantidades.

UVAS, PASSAS, SULTANAS E GROSELHAS
As uvas, passas, sultanas e groselhas são tóxicas para os cães. As frutas em si e todo o tipo de produtos que as contenham – sumos, muesli, xaropes, bolos, biscoitos – constituem um perigo.
A ingestão de uma pequena quantidade pode causar falta de apetite, vómitos, diarreia e insuficiência renal ao seu animal de companhia.
A toxina que causa esses efeitos ainda não foi identificada, no entanto, deve evitar que o seu cão tenha acesso a estes alimentos, bem como a todos os produtos que os contêm.

FRUTAS
As frutas que mais deve evitar dar ao seu animal são as cerejas, os citrinos e os dióspiros. Além disso, não lhes deve dar nenhum tipo de sementes, pois podem provocar-lhes inflamações e obstruções no intestino.

OVOS, OSSOS E CARNE CRUA
Estes alimentos, quando não estão cozinhados, podem conter bactérias como aSalmonella e a E. coli. Estas bactérias podem ser muito perigosas para a saúde do seu animal de estimação. A ingestão de ovos crus pode também induzir a problemas de pele e de pêlo.
Os ossos podem fazer com que eles se engasguem, sufoquem e até podem perfurar algum órgão interno. Se pretender dar um osso ao seu cão, como presente, é melhor comprar um osso fabricado especialmente para eles, disponível em qualquer loja de animais.

ALIMENTOS GORDOS
Podem ser muitos perigosos devido ás altas concentrações calóricas. Além de provocar obesidade, um problema que vem afetando cada vez mais cães e gatos, a gordura em excesso pode provocar vómitos, diarreia e danificar o pâncreas do seu animal.
Tenha especial cuidado, uma vez que os cães e os gatos tendem a sentir-se atraídos e “roubar” alguns alimentos ricos em gorduras, das nossas mesas e até de caixotes do lixo. Até mesmo nas rações, eles costumam preferir as rações mais ricas em gordura, pelo que a escolha de ração de qualidade e equilibrada é muito importante – o seu veterinário assistente pode ajudá-lo a escolher.

NOZES DA MACADÂMIA
Este alimento é fatal principalmente para os cães, mesmo quando fornecido em quantidades pequenas, sendo que lhes pode provocar vómitos, fraqueza, depressão, tremores, dores abdominais, problemas musculares, digestivos e respiratórios e hipertermia. Já foram registados casos de paralisia após o consumo de macadâmia.

FERMENTO E MASSA DE LEVEDURAS

O fermento presente em massas de bolos e pães pode causar a produção e acumulação de gás no estomago do seu animal de estimação e causar-lhe “inchaço” abdominal, gases e complicações digestivas. Lembre-se que os animais não conseguem arrotar, por isso, não deixe o seu animal ingerir em cru a massa de pão de fermento e/ou massa de levedura.

MASSA DE PÃO E BOLOS
Enquanto estas massas não são cozinhadas, a sua ingestão por parte dos nossos animais pode ser perigosa. A massa crua pode fermentar e provocar a acumulação de gases no sistema digestivo do animal, o que lhes pode provocar imensas dores e rupturas no estômago e intestinos.
Também o consumo de pão não é aconselhado a gatos, porque os felinos obtém a energia de formas diferentes. Embora não seja um alimento tóxico, o consumo excessivo de carboidratos pode levar à obesidade do seu bichano.

COMIDA DE GATO – NOS CÃES
Os gatos são animais 100% carnívoros, em que a base de alimentação é maioritariamente carne, enquanto nos cães, também carnívoros, o regime alimentar aproxima-se um pouco mais dos omnívoros. Por causa disso, o alimento comercial destinado a gatos tem um teor de proteína e gordura mais elevado que o dos cães.
Certamente já reparou que o seu cão adora e prefere a comida de gato que a própria. Isto acontece porque o excesso de gordura confere uma maior palatabilidade e um sabor mais intenso à ração de gato. No entanto, se isto se tornar um hábito alimentar diário, o seu cão irá ter de futuro problemas de saúde como a obesidade, diabetes mellitus, pancreatite, diarreia crónica, hepatite e insuficiência renal.

Sem comentários:

Enviar um comentário