segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Conheça pessoas e grupos que foram inimigos dos animais em 2014



Mais um ano termina, e é esta a altura em que se fazem todos os balanços. Também para os animais é altura de avaliar o que foi bom e menos bom. Se por um lado houve bastantes descobertas a nível científico e avanços protecção e nos direitos dos animais tanto domésticos como selvagens, ainda há um grande caminho a percorrer. Numa reportagem o The Dodo elaborou uma lista de pessoas e grupos que de uma ou outra forma desrespeitaram os animais ou cometeram crimes contra eles.


Justin Bieber

A polémica estrela pop pagou à Alemanha 10.700 dólares em multas neste ano após ter adotado, e em seguida abandonado, um pequeno macaco chamado Mally. O macaco está agora num jardim zoológico, e sua tratadora, Jenny Niawoehner, disse ao MailOnline que Bieber provavelmente não cuidou do animal de maneira adequada.“Mally estava assustado quando chegou, estava sozinho e desorientado, e nós não sabíamos como ele iria reagir. Ele precisava de cuidados urgentes. “Eu acredito que Justin Bieber provavelmente nunca tenha interagido com ele”.



Caçadores de golfinhos de Taiji

Apesar do documentário vencedor do Oscar, “The Cove”, ter revelado os horrores da caça aos golfinhos em Taiji, no Japão, outra temporada de caça começou em Setembro e repercutiu em todo o mundo.
Na caça, grupos de golfinhos são encurralados na infame enseada, de onde alguns são arrancados para serem explorados em cativeiro e os restantes são assassinados para que a sua carne seja consumida.



Corey Knowlton

O caçador que ofereceu 350.000 dólares por uma licença de caça aos rinocerontes negros na Namíbia num leilão em Janeiro foi instantaneamente difamado pela internet. Knowlton ainda não obteve o rinoceronte em questão, graças a uma proibição da importação de “troféus” de rinocerontes, como são chamadas as partes dos corpos, que foi imposta pelo Serviço de Vida Selvagem dos Estados Unidos. Ele argumenta que o dinheiro seria direcionado para a conservação dos rinocerontes e que o animal que ele iria matar era idoso e seria morto de qualquer maneira, mas esta atitude despertou a indignação de muitos críticos.



Kendall Jones

A animadora da clac do Texas tornou-se famosa ao ser vista num estádio apoiando a sua equipa no Campeonato do Mundo, e foi convidada para uma campanha publicitária de uma empresa multinacional de cosméticos, mas ganhou mais fama ainda após fotos que a mostravam caçando espécies raras e vulneráveis em África se terem tornado virais na internet, despertando a ira dos espectadores. Como no caso de Knowlton, a reação foi forte e rápida, e até resultou numa petição para que ela fosse proibida de caçar na África do Sul. Mas, infelizmente, ela está de volta ao cenário da mídia nos Estados Unidos, onde apresenta um programa de caça no YouTube.



Jim Atchison, CEO do SeaWorld

Após uma série de parcerias corporativas desmoronarem publicamente e de forma embaraçosa, o CEO do SeaWorld não conseguiu recuperar a empresa. Devido à reação pública em relação ao tratamento das orcas em cativeiro pela companhia, Atchison deixou o cargo, embora tenha passado a ser o vice-presidente do conselho, bem como um consultor da empresa.



Consumidores

Há muitas maneiras pelas quais pessoas comuns ferem os animais pelas simples escolhas que fazem no dia a dia. Isso inclui ir a circos que exploram animais exóticos, visitar parques aquáticos que confinam orcas e golfinhos, comprar produtos feitos a partir de chifres de rinocerontes, presas de elefantes ou sopa de barbatana de tubarão, e o consumo de produtos feitos a partir de pele de animais.

O ano que se inicia nos dá mais uma vez a oportunidade de nos tornarmos mais amigos dos animais, e não de sermos adversários. 


Fontes: Anda e The Dodo
 

Sem comentários:

Enviar um comentário