terça-feira, 16 de dezembro de 2014

México vai proibir circos com animais




O parlamento Mexicano, aprovou na passada quinta-feira uma lei que proíbe circos com animais em todo território. A lei foi aprovada por maioria e será uma emenda à Lei Geral da Vida Selvagem do país, ditando que o uso de espécies selvagens em circos é proibido A aprovação desta lei segue à proibição de circos com animais em seis estados, incluindo a Cidade do México, capital do país.



Para defender a aprovação da emenda, o parlamento indicou que “o uso de animais em circos não tem nenhum valor educacional para os espectadores” e que os animais exibidos nestes espectáculos apenas obedecem aos tratadores com “medo do que lhes possa acontecer se não obedecerem”, cita o  The Dodo.



Estima-se que a nova norma vá ter impacto em 592 circos do país. Porém, como indica o Governo mexicano, o intuito não é acabar com o negócio dos circos mas sim dar-lhe continuidade “sem afectar outras espécies”. O presidente mexicano Enrique Peña Nieto deverá aprovar a emenda à lei ainda esta semana. Posteriormente, os vários estados do país têm 180 dias para porem em prática a medida.



Com a nova proibição, o México junta-se a nove países que já baniram os circos com animais a nível nacional. Recentemente também o Funchal na Madeiro proibiu circos com animais dentro do território municipal.  



Fontes: The Dodo, GreenSavers

Sem comentários:

Enviar um comentário