quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ratos-heróis salvam vidas em África.


Ratos e ratazanas são, provavelmente, os roedores mais odiados do mundo. No entanto, desde 2004, estes animais têm sido verdadeiros heróis no combate às minas terrestres. É o que acontece às ratazanas gigantes em África, que são treinadas para cheirar e encontrar minas terrestres. A APOPO é uma organização belga não-governamental que se dedica a treinar estes animais, desde 1997, as ratazanas da APOPO conseguem procurar minas em cerca de 200 metros quadrados em apenas 20 minutos. A mesma área de terreno demoraria 25 horas a ser inspeccionada por humanos com detectores de minas.



Todos os dias, 9 pessoas morrem por pisarem minas. Em África, onde há 21 países africanos identificados com minas, estas armas escondidas matam, ferem ou provocam deficiência em mais de 12.000 pessoas por ano. O objetivo da organização não-governamental APOPO é mudar esta realidade, utilizando ratos para identificar minas, salvando vidas e devolvendo as terras às populações.


Enquanto estão ao serviço os animais são bem tratados e alimentados e é-lhes aplicado inclusivamente protector solar nas orelhas para que não venham a sofrer de cancro da pele. Quando estão velhas ou por alguma razão já não podem trabalhar mais, as ratazanas são enviadas para reservas protegidas para que possam viver o resto dos seus dias em liberdade. Este projeto começou com um sonho do engenheiro belga Bart Weetjens, que sempre se interessou por roedores. Depois de, em jovem, ter tido como animais de estimação inúmeras espécies de ratos, entre eles os amistosos hamsters, Bart descobriu, anos mais tarde, através de um artigo numa revista de ciência, que estes animais são muito eficientes a farejar explosivos.  Desta forma o engenheiro belga  desenvolveu uma técnica de treino que compensa os ratos com alimentos, como bananas, por cada mina encontrada.

Todos os dias morrem em média 9 pessoas em África devido às minas.
Estes ratos ajudam claramente a evitar mortos e feridos em África.  
 Nenhuma ratazana morreu enquanto executava esta tarefa.
Esta ratazanas são muito meigas. 
Elas conseguem patrulhar 200 metros quadrados em 20 minutos, o mesmo que um humano faz em 25 horas.
As ratazanas usam protetor solar para não terem cancro de pele. Conseguem trabalhar 4 ou 5 anos, após isso são levadas para um santuário onde poderão viver em liberdade. 


Sem comentários:

Enviar um comentário