sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sete novas espécies de insetos descobertas na Mata do Buçaco



A fundação Mata do Buçaco anunciou esta semana que foram descobertas sete novas espécies de insectos, por especialistas da Universidade de Aveiro. 

Ao todo, haverá pelo menos 1258 espécies catalogadas no Buçaco, sendo que 219 destas surgiram na sequência do trabalho ali desenvolvido nos últimos quatro anos por colaboradores do projecto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats). 

A descoberta das novas espécies, que os entomólogos acreditam apenas existir no Buçaco, foi anunciada no decorrer de uma palestra dos biólogos Tatiana Pinhal (Universidade de Aveiro) e João Moreira (Universidade do Porto) sobre os insetos da referida Mata Nacional e a sua relevância para a conservação. Uma intervenção integrada nas jornadas do Sement Event, promovidas pelo grupo de trabalho do BRIGHT, da Fundação Mata do Buçaco (FMB), decorridas recentemente no Luso. 

Além destas espécies os especialistas conseguiram também identificar outras espécies raras tais como a formiga ‘Solenopsis lusitanica Emery’ e o escaravelho ‘Anoplodera sexguttata’, bem como espécies protegidas pela União Europeia como o longicórnio ‘Cerambyx cerdo mirbecki,vaca-loura, borboletas Euphydryas aurinia, Euplagia quadripunctariaou e a lesma Geomalacus maculosusAllman, que, segundo Tatiana Pinhal, “viram na Mata Nacional um oásis para a sua sobrevivência e para a sua conservação”. 

Tatiana Pinhal, classifica a descoberta dos sete novos insectos como uma “enorme surpresa”, salienta que “os invertebrados são imensamente diversos no Buçaco” e muito importantes porque “permitem relevar a importância da Mata Nacional para a preservação de uma biodiversidade em declínio e colmatar a escassez de informação destes grupos taxonómicos para o centro do país”. 

A Mata Nacional do Buçaco é uma área protegida localizada na freguesia de Luso, concelho da Mealhada, com cerca de 105 hectares totalmente murados, que incorpora também 250 espécies de árvores e arbustos do mundo inteiro.

1 comentário:

  1. Aviso que este press release está incorrecto. Não foram descobertas 7 espécies novas, foi apenas concluído que há 7 espécies que apenas são conhecidas de lá. Além disso, apesar da Mata ter especial atenção, não está classificada como área protegida. Houve aqui uma falta de comunicação por parte de quem escreveu esta notícia, peço desculpa pelos incómodos. Tatiana Moreira Pinhal.

    ResponderEliminar