quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cidade siberiana quer eleger gato como presidente da câmara



O gato Barsik é o favorito dos habitantes de Barnul para o lugar de presidente de Câmara. Os candidatos oficiais ficaram surpreendidos com o apoio esmagador da população ao candidato de 4 patas. 

Os habitantes de uma cidade siberiana fartaram-se da corrupção e dos candidatos humanos, pensaram então, em lançar uma candidatura bem estranho, ou seja a de um gato. O animal, por acaso é o favorito nas eleições à câmara de Barnaul. Numa sondagem online, na rede social VK, a Altai Online, o gato Barsik é o preferido, com 91% das intenções de voto das 5400 participações. 

Igor Savintsev, presidente da cidade desde 2010, renunciou em agosto passado após ser acusado de abuso de poder. Terá vendido um terreno municipal para empresas geridas por membros da família para custos muito mais baixos do que o mercado, causando um prejuízo de mais de 11 milhões de rublos (€ 143.000) nas contas da cidade. Esta cidade da Sibéria com cerca de 700 mil habitantes e próxima da fronteira com o Casaquistão, tem sido abalada por uma série de casos de corrupção. 

Esta não é a primeira situação de um animal candidato a um cargo político. Podem-se recordar o caso de Bosco, um cão Labrador / Rottweiler, que foi Mayor honorário, entre 1981 e 1994, em Sunol, na Califórnia (Estados Unidos); e de Morris, o gato candidato a Mayor em 2013, em Xalapa (México).

Sem comentários:

Enviar um comentário