sexta-feira, 5 de junho de 2015

Estudo identificou 22 espécies em vias de extinção em Portugal.



painho-de-monteiro
Uma em cada oito espécies de aves estão em risco de extinção na Europa, com destaque para o painho-de-monteiro, o britango e a águia-imperial, encontrados também em Portugal, revela uma lista divulgada esta semana. A Lista Vermelha das Aves, divulgada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), mostra que, das 533 espécies de aves europeias, 70 estão sob ameaça e 11 receberam inclusivamente o estatuto de "criticamente ameaçadas". Em Portugal, o estudo identificou 22 espécies em vias de extinção, destacando a pardela-balear ("criticamente em perigo"), a freira-da-madeira, o britango e o priolo ("em perigo").
Rola Brava
Algumas espécies que eram comuns têm vindo a regredir fortemente desde há vários anos, Entre elas, destacam-se algumas espécies cinegéticas, em particular a rola-brava, mas também o zarro, a piadeira, o arrabio, o tordo-zornal e o tordo-ruivo.  No entanto, existem muitos casos de espécies que viram melhorado o seu estado de conservação por toda a Europa. Em Portugal tem espécies que ainda estão ameaçadas, mas num grau mais favorável, como a freira-da-madeira e o priolo.
francelho
Outras passaram a ter um estatuto de não ameaçadas na União Europeia, como a abetarda e o francelho. A recuperação destas espécies é um resultado directo dos esforços de conservação realizados, da aplicação das directivas Aves e Habitats e da implementação do programa LIFE da Comissão Europeia. Por outro lado existem dezenas de espécies com estatuto desfavorável, mostrando que os esforços de conservação não foram suficientes e têm de ser continuados, como no caso da pardela-balear, do sisão, da águia-imperial e do britango.
A Lista Vermelhadas Aves é um instrumento financiado pela Comissão Europeia publicado esta semana pela Birdlife Internacional e a União Internacional para a Conservação da Natureza, que vai ser a base de conservação das aves na Europa para os próximos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário