quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Todos os animais vão para o céu, diz Papa Francisco.



Quem já perdeu um animal de estimação sabe como é difícil lidar com a sua morte. No discurso semanal à multidão na Praça de São Pedro, o Papa Francisco falou sobre esse assunto, afirmando que todos os animais vão para o Céu.

Ele citou uma passagem da Bíblia tendo uma evidência de que existe vida após a morte para os animais. Para consolar um garoto que estava sofrendo com o falecimento de seu cachorro, o Papa Francisco disse: Um dia nós vamos reencontrar nossos animais na eternidade de Cristo. O paraíso é aberto a todas as criaturas de Deus.

O Papa Francisco não é o primeiro pontífice a assumir uma abordagem amiga dos animais, o Papa João Paulo II fez uma declaração semelhante ao jornal la Republica, dizendo que os animais tinham um “sopro divino”. Também Bento XVI tinha feito a seguinte declaração sobre este tema  “Os animais são criaturas de Deus. Ele envolve-os com o seu cuidado providencial. Por sua simples existência, eles glorificam a Deus e o abençoam. Assim, os humanos lhes devem carinho. Devemos recordar a doçura com que santos como São Francisco de Assis ou São Philip Neri tratavam os animais…É contrário à dignidade humana causar sofrimento aos animais ou levá-los a morrer desnecessariamente”.

Bento XVI sempre teve uma adoração por gatos e sempre teve o sonho de escrever um livro sobre este assunto, dizendo no funeral do seu antecessor em abril de 2005, que finalmente depois de 24 anos em Roma iria voltar para a Alemanha, porque ele tinha um plano: escrever histórias, histórias sobre os gatos.


Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco, que adotou seu nome em homenagem ao santo padroeiro dos animais, São Francisco de Assis, se pronunciou em nome dos não-humanos. Em sua primeira homilia como Papa, Francisco articulada papel da humanidade no atendimento, não só o divino, mas em todas as criaturas nasceu a partir dele.

"A vocação de ser um" protetor ", no entanto, não é apenas algo que nos envolva só os cristãos; ele também tem uma dimensão não que é simplesmente humana, envolvendo a todos. Significa proteger toda a criação, a beleza do mundo criado, como o Livro de Gênesis nos diz e como São Francisco de Assis nos mostrou. Significa respeitando cada criatura de Deus e respeitando o meio ambiente em que vivemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário