quinta-feira, 25 de junho de 2015

Jovens alemães estão a consumir menos carne.



Segundo investigação realizada pela empresa Mintel, quase um em cada cinco alemães (18%), entre 16 e 24 anos, compram produtos alimentares alternativos à carne, quando comparados com uma média de um em dez (11%) em todas as faixas etárias. Quase um em cada quatro (23%) come produtos alternativos para a carne algumas vezes por mês, enquanto 12% declara comer substitutos para de carne algumas vezes por semana. As informações são do Global Meat.

Nesta pesquisa, 15% dos jovens alemães que se encontram na faixa etária dos 16 a 24 anos, considera -se vegetariano, sendo este valor superior ao dobro da média alemã de 7%. Entretanto, o número de consumidores alemães que usam produtos alternativos à carne vai descendo progressivamente com a idade, por exemplo na faixa etária acimas dos 55 anos só 3% se considera vegetariano e 5% consome alimentos alternativos à carne.

Entre os consumidores que usam alternativas para a carne, quase metade (48%) só o faz esporadicamente usando esses produtos uma vez ou menos por mês.

Para os jovens consumidores (39%) a questão da ética é o principal fator de influência a favor das alternativas à carne, enquanto que 30% considera o principal fator a preocupação com o impacto ambiental da produção industrial de carne. Quatro em cada dez consumidores (38%) de 45 a 54 anos procuram alternativas para a carne porque estão a tentar alimentar-se de maneira mais saudável.

“O consumo de carne doméstico tem vindo a cair nos últimos anos, o que reflete uma tendência para dietas com menos carne e [até] para o vegetarianismo na Alemanha”, explicou Katya Witham, analista da Mintel.

“Com cada vez mais consumidores a abraçarem o vegetarianismo e veganismo ou um padrão de alimentação flexível, as alternativas à carne estão a emergir das sombras, na Alemanha, suportadas por uma procura por dietas mais variadas e mais saudáveis”, continuou Witham.

“Para além de pretenderem experimentar novos alimentos, os consumidores mais jovens tendem em integrar alternativas à carne nas suas refeições mais frequentemente, uma vez que cresceram em contacto com uma selecção mais variada de alternativas à carne nos supermercado”, continuou a responsável pela pesquisa. “Pelas mesmas razões, os consumidores mais velhos podem estar menos familiarizados com esses produtos”.

Fontes: http://greensavers.sapo.pt; http://www.anda.jor.br

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