quinta-feira, 2 de março de 2017

Famoso Santuário destruído pela guerra na Síria, renasce das cinzas



Aleppo cat sanctuary before bombing 
Durante anos de guerra na Síria, um Santuário para gatos a leste de Aleppo era uma luz de esperança, mas mesmo este cantinho não ficou imune aos bombardeamentos, parecia que não haveria mais a possibilidade de existir vida naquele espaço.

Aleppo, Syria cat sanctuary before bombing

Enquanto milhares de famílias fugiram para salvar suas vidas durante os combates, que aconteceram quase sem parar desde 2012, muitos gatos e cães ficaram para trás perdidos nos escombros da cidade praticamente destruída. Um motorista de ambulância, Mohammad Alaa Jaleel, conhecido como Alaa, começou a cuidar dos animais abandonados pelos donos, bem como dos vagueavam pela cidade de Aleppo.Ele começou com 20 gatos passado um ano já eram 100, iniciou-se assim a criação de um santuário para estes animais.

Cat House of Ernesto before the bombing 







 “Algumas pessoas já os deixam comigo porque sabem que eu adoro gatos. Desde que toda a gente decidiu sair do país, incluindo os meus amigos, os gatos tornaram-se nos meus melhores amigos”, disse em entrevista à BBC.
Cat man of Aleppo kisses cat 
O santuário era conhecido como a “Casa de Gatos Ernesto”, com o nome do seu próprio gato de estimação. Os atos de bondade e esforços humanitários de Alaa fizeram manchetes em todo o mundo.

Mas quando os combates se intensificaram em Aleppo, em novembro, nada ficou como antes.

O santuário, outrora um refúgio onde as crianças podiam brincar com gatos e esquecer momentaneamente os estragos da guerra, ficou coberto de gás de cloro, e foi dizimado por bombas.

Cats eat food on ruins of Aleppo 
“Lamento muito dizer que hoje nosso abrigo foi bombardeado”, dizia Alessandra Abidin, que dirige o grupo privado do Facebook para Il Gattaro d’Aleppo (“o homem gato de Aleppo”) na sua casa em Itália, escreveu em novembro:

“Alguns gatos e nosso belo cão Hope estão mortos.”

Alaa ficou até os últimos momentos, até que finalmente fugiu com sua família para a Turquia, junto com o seu gato, Ernesto.

Alaa fleeing to Turkey
Depois de salvar a sua família, e sua própria vida, Alaa já estava a planear voltar para a sua cidade e começar tudo de novo.

Reforçado com o apoio de pessoas de todo o mundo, Alaa foi capaz de começar a planear o novo santuário nas ruínas de Aleppo, para quando voltasse.

A sign for the new sanctuary 
Finalmente, no início deste ano, Alaa viajou da Turquia de volta à Síria para encontrar um novo local para o santuário.

Alaa trouxe consigo um novo gato chamado Feras (o novo amigo de Ernesto) e um cão, chamado Hope, em memória do cão que faleceu no bombardeamento.



Infelizmente, o antigo local do santuário está agora reduzido a escombros. Os gatos tinham morrido, ou aparentemente desapareceram, todos, excepto cerca de 10 deles.

Famous cat sanctuary in ruins after the war 
Mas há uma nova vida em Aleppo. E Alaa encontrou um novo espaço, que começou a encher de suprimentos, trazendo-os para sua nova casa.

E os gatos começaram a povoar o novo santuário, que está a ser chamado de Ernesto Paradise.Alaa and his new dog, Hope

Alaa with two rescue cats 
Na semana passada, o novo santuário organizou uma festa de aniversário para uma menina. Enquanto as crianças dançavam e brincavam com os novos gatos e cães, alegria e muitos sorrisos puderam ser ouvidos e sentidos em Aleppo.


Birthday party at new cat sanctuary in Syria

Sem comentários:

Enviar um comentário