quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Alimentos perigosos para gatos




Neste mês de fevereiro que é considerado o mês dos gatos, vamos ajuda-lo a cuidar melhor do seu, para que ele se sinta mais forte, saudável e com mais energia para brincar.

Para isso a alimentação é essencial, tanto no aspecto dos alimentos que são melhores para ele como nos que são piores, podendo causar-lhes graves danos a nível de saúde ou até a morte. Por isso fique a conhecer os alimentos que deve mesmo evitar dar ao seu gato:



Chocolate

Tal como acontece nos cães, o chocolate pode ser fatal para os gatos porque contém teobromina, um agente tóxico para estes animais. Apesar de todos os chocolates serem perigosos, os piores são o chocolate preto e o chocolate para cozinhar. Ao ingerir este alimento, o gato pode ficar com o ritmo cardíaco alterado, tremores, convulsões e até morrer.






Cafeína

Dar cafeína em grandes quantidades ao seu gato pode ser fatal. E pior, não há qualquer antídoto que o possa salvar. Respiração acelerada, palpitações, não estar quieto, tremores musculares, são alguns dos sintomas deste estimulante. Recorde-se que a cafeína não está presente apenas no café e no chá, mas também no cacau, no chocolate, na coca-cola e em bebidas energéticas como Red Bull.  




Bebidas Alcoólicas  Regra geral não são atractivas para os animais mas estes são muito pouco tolerantes aos seus efeitos adversos. Os sintomas são pouco específicos e passam pela excitabilidade ou depressão exagerada, aumento da frequência de micção, alterações cardíacas e respiratórias e eventualmente a morte. Em caso de suspeita contacte imediatamente um veterinário.




Cebola, Alho e alho francês  Interferem com o sistema sanguíneo dos cães e gatos, diminuindo a quantidade de glóbulos vermelhos e provocando degenerescências e anemias. Os sintomas podem ser rápidos ou demorar alguns dias mas o melhor é levar o seu animal ao veterinário o mais rapidamente possível já que, em casos extremos, pode ser necessária uma transfusão.




Uvas ou passas

A ingestão de uvas pode causar comprometer o funcionamento dos rins e pode levar seu animal à morte. Os veterinários ainda não identificaram a substância presente na fruta que prejudica os animais de estimação mas sabe-se que nas primeiras 24 horas, os animais geralmente ficam com vómitos, fraqueza, desidratação, redução da produção de urina e falência renal, explica Letícia.



Atum

É um dos pratos favoritos dos gatos, comer atum de vez em quando, seja para humanos ou especialmente preparado para os gatos, não faz mal a ninguém. Mas se o seu animal comer regularmente atum preparado para  humanos, vai ter uma alimentação deficiente, uma vez que este alimento não tem os nutrientes que o animal precisa. E o atum pode causar envenenamento por mercúrio.



Ossos
Muito cuidado com ossos, eles são perigosíssimos!
Ao roer ossos, gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal, inclusive perfurações. O osso é um alimento mineral que eleva a concentração de sais mineirais, como o cálcio, na urina. Gatos costumam beber pouca água, e por isso estão mais propensos a ter problemas urinários. Com o consumo de minerais contidos nos ossos, estes problemas podem se agravar.



Carne e peixe cru

Tal como no caso dos ovos, ingerir carne e peixe crus pode causar uma intoxicação alimentar devido a bactéria. Para além disto, há uma enzima no peixe que destrói a tiamina, uma vitamina B essencial para os gatos. A falta de tiamina pode causar problemas neurológicos, convulsões e pode deixar o animal em coma.





Leite de vaca e lacticineos

O leite da gata tem uma composição diferente do leite de vaca. O leite de vaca contêm grandes quantidades de lactose. Os gatos não têm a enzima lactase para desdobrar a lactose. Não é digerido e atrai água para o intestino, originando diarreia. Ou pode ser fermentado por bactérias originando flatulência e desconforto. Não há qualquer necessidade de fornecer leite ao seu animal adulto. Se pretende dar-lhe leite compre formulas especiais para gatos.




Ovo cru 
Tal como as pessoas, os animais não deverão comer ovos crus. Há sempre o risco da presença de salmonela nos ovos crus.  A salmonela causa sinais digestivos graves. Por outro lado, o ovo contem factores anti-nutricionais que prejudicam a absorção de certos nutrientes. Cozinhar o ovo desnatura os factores e elimina a salmonella, tornando o ovo mais seguro.






Massa do pão crua

Antes de ir ao forno, a massa do pão tem de levedar. Logo, se o seu gato ingerir esta massa, acontece o mesmo mas no seu estômago. Isto acaba por esticar o abdómen, causando dor. Outro dos problemas é o fermento utilizado para fazer a massa crescer, que produz álcool e pode levar a um envenenamento por álcool.



Pão

O consumo de pão não é aconselhado a gatos, porque os felinos obtém a energia de formas diferentes. Embora não seja um alimento tóxico, o consumo excessivo de carboidratos pode levar à obesidade do seu bichano.

 


Alimentos gordos 
Podem ser muitos perigosos devido ás altas concentrações calóricas. Além de provocar obesidade, um problema que vem afetando cada vez mais cães e gatos, a gordura em excesso pode provocar vómitos, diarreia e danificar o pâncreas do seu animal.
Tenha especial cuidado, uma vez que os cães e os gatos tendem a sentir-se atraídos e “roubar” alguns alimentos ricos em gorduras, das nossas mesas e até de caixotes do lixo. Até mesmo nas rações, eles costumam preferir as rações mais ricas em gordura, pelo que a escolha de ração de qualidade e equilibrada é muito importante – o seu veterinário assistente pode ajudá-lo a escolher.



Fígado

Uma ingestão de quantidades exageradas de fígado pode levar a doses tóxicas de vitamina A no sangue, um problema que pode afectar os ossos do gato. Pode causar deformação, osteoporose, crescimento de ossos nos cotovelos e na espinha. E até morte.







Abacates

Contêm um principio tóxico chamado persina. Não é tóxico para o cão e gato, mas pode causar ligeira irritação do estômago se comerem elevadas quantidades. Ingestão do caroço poderá causar obstrução gastrointestinal. A inclusão em rações comerciais não apresenta risco.



Frutos secos

Frutos secos como amêndoas e nozes contêm elevadas quantidades de óleos e gorduras. Podem causar vómito, diarreia e até pancreatite em animais.







Côco e óleo de côco 
Em pequenas quantidades não apresenta risco. Os óleos do coco podem irritar o estômago e causar diarreia. A água de coco tem elevados níveis de potássio e não é aconselhável para os animais.


Salgados

Alimentos contendo muito sal, como batatas fritas, pretzels e pipocas salgadas deverão ser evitados. Excesso de sal pode causar sede e poliuria, ou até intoxicação. Os sinais apresentados são vómito, diarreia, depressão, tremor, hipertermia, convulsões e morte.



Citrinos

A planta, a fruta e as sementes contêm ácido cítrico e óleos essenciais que podem causar alteração do sistema nervoso central e depressão se ingerido em elevadas quantidades. Em baixas doses não apresentam sinais para além de irritação do estômago.



Sementes de frutos

Sementes de maçã, cereja, pêssego, nectarinas e ameixas contêm um químico natural (amidglina) que liberta cianeto quando digerido e podem ainda causar obstrução gastrointestinal. O cianeto causa dilatação das pupilas, hiperventilação, vómito, diarreia, arritmia, irritação cutânea, choque e até morte aos 2 a 4 dias.






Pastilhas elásticas e doces (Xilitol) 
O xilitol é utilizado em vários produtos como pastilhas elásticas e doces sem açúcar, pasta dos dentes, sobremesas e bebidas. Causa um pico de insulina originando hipoglicemia e falha hepática. Os sinais começam aos 30 a 60 minutos com fraqueza, ataxia, visão alterada e convulsões. Depois podem apresentar sinais hepáticos como icterícia (coloração amarelada das membranas mucosas).



Demasiadas guloseimas

Aquilo que acontece aos seres humanos quando comem muitas guloseimas acontece com os gatos, ou seja, provoca obesidade e diabetes.



Medicamentos

Sim, bem sabemos que os medicamentos não são alimentos mas é uma questão demasiado importante para não ser mencionada. Ingerir medicamentos é uma das maiores causas de envenenamento dos gatos. Trate-os como se fossem crianças, ou seja, ponha-os longe do seu alcance. E nunca medique o seu gato sem consultar um veterinário. Por exemplo, ibuprofeno, que é inofensivo para os homens, é mortal para os gatos. 


Ração de cão 
Este deve ser o erro mais comum entre donos de cães e gatos. Pelo fato dos animais viverem juntos, às vezes gatos se interessam pela comida do cachorro, e vice versa, o que não é nada bom!
Cães e gatos têm necessidades nutricionais diferentes. Gatos, por exemplo, precisam de mais proteína que os cachorros. Além disso, diferente dos cachorros, os gatos não conseguem converter vários precursores alimentares em aminoácidos e vitaminas.
Apesar da ração de cachorro não ser tóxica para os gatos, se forem alimentados por muito tempo com elas, eles certamente desenvolverão deficiências nutricionais, o que causará diversos problemas de saúde, e até a morte

Sem comentários:

Enviar um comentário