quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Tráfico de animais é o quarto negócio ilegal mais lucrativo do mundo



O tráfico de animais está em 4º lugar no ranking das actividades ilegais mais lucrativas do mundo. Atualmente esta actividade movimenta um montante extraordinário de dinheiro, só ultrapassado pelo tráfico de droga, de seres humanos e do comércio de armas. 

Estima-se que entre 20 mil e 30 mil elefantes são abatidos por ano ilegalmente. Desde 2007, o comércio ilegal de marfim mais do que duplicou. O tráfico de vida selvagem ameaça a biodiversidade do planeta e coloca em perigo de extinção espécies como os elefantes, os rinocerontes e os tigres. 

Uma das causas para este tipo de comércio ilegal seja tão lucrativo é a falta de conhecimento por parte do comprador, é bastante mais fácil traficar marfim e chifre de rinoceronte do que drogas. Neste momento o marfim já é mais valioso do que a platina. Também o baixo risco de detenção e os elevados montantes envolvidos são um chamativo para o crime organizado, que tantas vezes usam os lucros obtidos pela venda de animais selvagens para financiar grupos terroristas. 

Para combate a este tipo de crime, que está a aumentar progressivamente a Comissão Europeia lançou um plano de acção que inclui a prevenção do tráfico, a redução da oferta e da procura de produtos ilegais da fauna e da flora selvagens, a aplicação das regras vigentes e o combate à criminalidade organizada por meio da cooperação entre os serviços de polícia competentes. O plano envolve um investimento na ordem dos 700 milhões de euros a serem aplicados até 2020. 

As prioridades do plano de ação são a prevenção do tráfico, a redução da oferta e da procura de produtos ilegais da fauna e da flora selvagens, a aplicação das regras vigentes e o combate à criminalidade organizada por meio da cooperação entre os serviços de polícia competentes, designadamente a Europol. Também é prioridade a cooperação entre os países de origem, de destino e de trânsito, incluindo apoio financeiro da UE para proporcionar fontes de rendimento a longo prazo às comunidades rurais que vivem em zonas de extensa fauna selvagem. 

Mas não são apenas os elefantes alvos prioritários para a caça. Outros animais como o dos pangolins, que é o mamífero mais traficado do mundo e está a um pequeno passo da extinção.  Entre 2007 e 2013 mais de 107 mil pangolins foram confiscados depois de operações de fiscalização contra o tráfico. Existem ainda outros animais que são chamariz para a caça e comércio ilegais, tais como rinocerontes e tigres. Segundo dados do paramento Europeu é possível constatar que o tráfico de animais tem subido de forma exponencial em 2007 foram mortos ilegalmente 13 rinocerontes, enquanto em 2015 disparou para 1.175 animais abatidos. No início do século passado, o número de tigres ascendia aos cem mil exemplares, hoje em dia não ultrapassa os 3.500 animais.

Fonte: GreenSavers 

Sem comentários:

Enviar um comentário