terça-feira, 22 de novembro de 2016

Associação Vegana dos Açores defende fecho do parque zoológico da Povoação

A Associação Vegana dos Açores, em Portugal, defendeu hoje o encerramento do Parque Zoológico da Povoação, a única infraestrutura do gênero na ilha de São Miguel, por entender que os animais vivem em sofrimento, tendo apoiado uma petição pública.
“Os parques zoológicos não têm nenhuma função didática e muito menos ética, por envolver alguma exploração e sofrimento aos animais”, afirmou à agência Lusa a presidente da Associação Vegana dos Açores, Jéssica Pacheco, entidade que apoiou uma petição pública para o encerramento do parque.
Propriedade da Câmara Municipal da Povoação, o parque, situado no centro da vila, foi criado há quase 20 anos, tendo vários animais expostos, como macacos, pavões, perus, pombos, mandarins, papagaios e periquitos, entre outros.
Para Jéssica Pacheco, que foi cabeça de lista do PAN – Pessoas-Animais-Natureza pelo círculo da Terceira nas eleições legislativas regionais de 16 de outubro, por melhores que sejam as condições criadas, “a verdade é que os animais nos parques zoológicos estão aprisionados”.
“Nenhum de nós gostaria de viver nesta condição o resto da vida”, declarou, considerando inaceitável retirar “os animais dos seus habitats e famílias para serem utilizados como entretenimento humano”.
A semana passada a Associação Vegana dos Açores enviou uma mensagem eletrônica ao presidente da Câmara da Povoação a manifestar indignação com o “aprisionamento animal” feito no parque zoológico da vila e a solicitar que seja repensado o investimento público de remodelação da infraestrutura, previsto realizar-se no próximo ano.
A presidente da Associação Vegana dos Açores salientou, por outro lado, que se existe curiosidade em saber como uma determinada espécie animal vive na natureza, o melhor é utilizar o avanço tecnológico para o efeito.
“Assistir a filmes feitos por cientistas que abandonaram a vida nas cidades para se dedicarem integralmente ao estudo da vida animal são hoje um substituto mais que eficiente para os zoos”, defendeu Jéssica Pacheco, natural do Canadá e a residir na ilha de São Miguel desde os 4 anos.
A Associação Vegana dos Açores, criada há três meses na maior ilha açoriana, tem 30 sócios e visa promover localmente um estilo de vida que rejeita qualquer exploração e sofrimento animal.
A agência Lusa tentou contactar o presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, para obter um comentário a esta posição da associação, sem sucesso até ao momento.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário