quarta-feira, 11 de maio de 2016

Presidente Obama elege bisão como mamífero oficial dos Estados Unidos



O Presidente Barack Obama, elegeu, na passada terça-feira, o bisão como mamífero oficial dos Estados Unidos. ​A chamada Lei Nacional do Bisão reconhece o significado histórico e contemporâneo do animal, que a partir de agora será um símbolo norte-americano, como já o é a águia careca.  

A medida aprovada após vários anos de pressão exercida por grupos ambientais, tribais e agrícolas, que ressaltam a importância simbólica do mamífero que já esteve em perigo de extinção.   

Milhões de bisões já habitaram as Grandes Planícies. Cerca de 500 mil vivem agora nos Estados Unidos, mas a maioria é praticamente domesticada. Cerca de 30 mil bisões selvagens percorrem o país e a maior população desses animais está no parque nacional de Yellowstone.   

Recorde-se que o bisão, da família do búfalo, vagueava em rebanhos de milhões de animais pelas planícies norte-americanas, mas já esteve quase extinto, atravessa agora um período de recuperação, com a lei aprovada ontem, este animal adquire um estatuto especial, devido também à sua importância económica, histórica e cultural.

É o maior mamífero terrestre da América do Norte e da Europa. Existem duas espécies, ou tipos, de bisão: o americano e o europeu. O animal que se costuma chamar de búfalo-americano é, na verdade, o bisão. O verdadeiro búfalo é de um grupo diferente de animais, encontrado na África e na Ásia. O bisão é parente próximo do búfalo, do gado bovino e do iaque. O bisão europeu também é chamado de wisent.  

Este animal é grande e poderoso. O macho adulto do bisão americano pode ter 2 metros de altura e pesar até 900 quilos. As fêmeas são mais pequenas. O bisão europeu é um pouco maior do que o americano, mas não é tão pesado. O bisão tem cabeça grande, corcova e dois chifres curtos e curvados para cima. Além disso, possui cascos nas quatro patas e pelos ásperos e marrons. O pelo normalmente é mais longo na cabeça, no pescoço e nos ombros.


Fonte: Anda

Sem comentários:

Enviar um comentário