sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

As defesas mais ninjas do mundo animal


No mundo animal a luta pela vida é feita ao minuto. A sobrevivência nem sempre é fácil, e os confrontos entre predador e presa ocorrem constantemente, vencendo sempre o que melhor se adaptou, o mais criativo e engenhoso na arte de atacar e de defender, e não necessariamente o mais forte ou o maior.
Conheça alguns casos extraordinários de pequenos animais, que utilizam grandes estratégias para sobreviverem.




Peixe-bruxa

Este invertebrado, apesar de não ter poder para ferir os seus oponentes, em situação de ataque exala uma espécie de gosma fibrosa e pegajosa que se transforma num gel grosso quando combinado com a água. Este comportamento peculiar ajuda-o a fugir da boca de seus predadores. O muco sufocante não só distrai os seus inimigos, mas também envolve os animais mais pequenos numa massa gelatinosa, fazendo-os sufocar até à morte. Um peixe bruxa adulto pode produzir muco suficiente para transformar um balde de 20 litros de água em gosma em poucos minutos.





Gambá

Há primeira vista este animal pode enganar pela sua aparência inofensiva e fofinha, mas quando se trata de se defender e fazem-no com muita perícia O gambá geralmente reage ao perigo disfarçando-se de morto, cai no chão, a sua boca começa a espumar, permanecendo imóvel e de boca aberta. A razão para este fenómeno é porque geralmente os predadores preferem matar as suas presas, como os gambás se disfarçam de mortos, já não tem tanto interesse para o atacante. Para além desta tática podem também emitir sons como rosnar, e mostrar os dentes para tentar evitar alguns predadores, como o homem por exemplo.





Porco Espinho

Quando ameaçados os porcos-espinhos levantam-se e sacodem os seus espinhos para parecerem maiores e assim assustar o atacante. Se este método falhar o animal arranja outra estratégia para apunhalar o predador como os seus espinhos, que se quebram facilmente e entram no corpo do atacante. Estas pequenas porções de espinhos podem penetrar mais profundamente no corpo do predador, podendo causar a ruptura dos vasos sanguíneos e órgãos internos. Estes ataques são conhecidos por matarem leões, leopardos, hienas, cães e até seres humanos. Outro facto interessante é que os porcos-espinhos têm antibióticos naturais no corpo para evitar o desenvolvimento de infeções em caso de se ferirem com seus espinhos.




Sapo Peludo 

Ao detectar o perigo o Sapo Peludo quebra seus próprios ossos para produzir garras. A extremidade do osso da perna tem a forma de uma garra afiada e está ligado a um músculo, quando este se contrai, puxa para baixo a garra quebrando-a do resto do osso e que emerge do lado de baixo da almofada do pé.








Arganaz

Estes animais estão preparados contra os ataques com um tipo de defesa muito eficiente, normalmente tentam escapar dos predadores fugindo ou mordendo, mas quando este método falha é hora de mudar para outro mais eficaz ou seja são capazes de perderem uma parte do corpo como um mecanismo de defesa. Quando o predador ataca pela cauda, esta solta-se permitindo que Arganaz fuja. No entanto este truque só pode ser usado uma única vez na vida, porque depois da pele de sua cauda se soltar, o osso restante é arrancado pelo roedor ou cai naturalmente, não voltando a crescer.





Loris lento 

O Loris lento, assim como o nome sugere, é uma criatura muito lenta tornando-se uma presa vulnerável. Para compensar esta lentidão vem equipado com um kit de sobrevivência interessante, ele possui glândulas de veneno nos cotovelos. Como se isso não fosse estranho o suficiente, o Loris lento mantém o inimigo longe lambendo seus cotovelos e revestindo o corpo de veneno e de seus filhos antes de sair para procurar alimentos. Também costuma lamber e deixar o veneno na sua boca para morder e transmiti-lo aos seus inimigos, fazendo-os entrar em choque anafilático.





Larvas do besouro de batata 

Macios suculentos e sem protecção, as larvas deste besouro são muito atrativas ao cardápio de pássaros famintos e outros animais. Somente quando adultos irão desenvolver um revestimento rígido externo para evitar serem devorados por animais maiores, porém as larvas criaram um método de defesa bizarro: elas simplesmente cobrem-se com seu próprio excremento. As fezes são venenosas, mal cheirosas e extremamente tóxicas para quem as ingere. Um escudo perfeito contra os inimigos.





Lagarto Horned 

O lagarto Horned usa  a camuflagem como mecanismo de defesa para evitar os predadores, mas a sua técnica de defesa mais estranha ocorre quando o lagarto, para se proteger, esguicha sangue de seu próprio olho nos atacantes. Faz isso através da alta pressão em suas cavidades oculares que fazem os vasos sanguíneos dos olhos dilatarem, que rebentam, permitindo que pulverize sangue no predador com a precisão de um rifle com mira.






Salamandra-de-costelas-salientes

Para não ser comido, o animal contorce-se e expõe as costelas. Isto, claro, não deve ser muito confortável para ele, uma vez que os seus ossos perfuram a sua pele, mas o seu corpo regenera-se após a ação. Além disso, o anfíbio expele veneno.







Caranguejo boxeador

O crustáceo defende-se com as suas anémonas recheadas de toxinas. Apesar destes “adereços” se parecerem mais com “pompons” de líderes de uma claque desportiva, eles podem matar os seus
predadores.








Pepino-do-mar

Em situações de ataque os pepinos do mar podem alterar o estado do seu corpo e transformando-se numa massa mole em milésimos de segundos, infiltrando-se através de fissuras e rachaduras. Quando o perigo passa eles voltam à sua forma normal. Mas esta não é a única forma de defesa para escapar aos predadores, o pepino do mar (Holothuroidea) consegue lançar também as suas vísceras para fora e uma parte do seu sistema respiratório, junto com toxinas digestivas que podem matar caso tenham sido  comidos. O pepino- do-mar leva aproximadamente 1 semana para regenerar os seus órgãos internos.




Formiga da Malásia

Estes animais são tão leais que para proteger as suas colónias que são capazes de cometer suicídio e explodir em pedaços de poeira orgânica para matar os seus inimigos. Pode não ser um método inteligente de auto preservação, mas merece aplausos pela dedicação à sua pequena tribo. Mas como funciona a auto detonação? Formigas da Malásia têm glândulas cheias de veneno dentro dos seus corpos. Quando sentem um atacante, libertam esses gânulos da cabeça fazendo-os entrar em combustão espontânea, explodindo e pulverizando veneno por toda parte.




Peixe-voador

Esses peixes são mais espertos do que você poderia imaginar. Eles são capazes de saltar para fora da água e planar por longas distâncias, se for preciso escapar de predadores.








Urubu-de-cabeça-vermelha

Quando se sente ameaçado provoca o próprio vómito para expelir os alimentos não digeridos e assustar seus predadores. Se o ato em si não funcionar, a ave ainda tem hipóteses  de sobreviver devido o resultado final dessa ação: um cheiro tão insuportável que afugenta ou distrai o predador, dando tempo da ave fugir.

Sem comentários:

Enviar um comentário