terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Álbum de música desenvolvida especificamente para gatos


E se existisse música específica para gatos?

Depois de dois anos de investigação, David Teie criou o álbum "Music for Cats". “Crowdfunding” que tem vindo a ser um sucesso entre os peludos e não só. 

A forma como a música mexe connosco e nos influencia foi sempre uma questão de interesse para David Teie. Enquanto estudava a resposta que os seres humanos têm em relação à música, começou a desenvolver a teoria de que todas as espécies têm uma resposta biológica intuitiva para sons que conheceram no seu desenvolvimento inicial. Após dois anos do início desta investigação criou o “Music for Cats”, o primeiro álbum com música cientificamente comprovada para melhorar o bem-estar dos gatos. Este álbum foi criado conjuntamente com o psicólogo de animais Charles Snowdon, da Universidade de Winsconsin-Madison. 

As melodias da Music for Cats foram criadas baseadas na fisiologia dos gatos. A Cat Lullabys, por exemplo, é inspirada no ronronar e no ato de mamar, ajudando gatos assustados e hiperativos a se acalmar e relaxar. Já a Kitty Ditties é baseada em chamados animais e desperta o interesse e curiosidade nos peludos, e, como descreve seu compositor, é quase um “catnip sorono”.  

Ao mesmo tempo que algumas músicas iam saindo, chegavam à Universidade de Wisconsin relatos de pessoas satisfeitas: os testes caseiros que faziam com os seus gatos davam resultado. Curiosamente os dois Investigadores são alérgicos a gatos, no entanto consideram os felinos a raça ideal para o estudo, por serem mais homogéneos, que por exemplo os cães.

O resultado, para já, são 40 minutos de música, com muito ronrom e miados. A julgar pelas reacções dos gatos filmados para o vídeo da campanha de crowdfunding” (online até ao passado mês de Novembro), a fórmula resulta mesmo. Mas já se sabe que cada gato é um gato, portanto: experimenta.

Existem, é claro, muitos outros compositores para gatos, alguns com menos ciência envolvida, mas talvez não menos eficientes, é só descobrir o compositor preferido do seu miau! O canal Relax My Cat do Youtube (de graça, ebaa!) tem várias músicas para relaxar os gatos, e algumas duram mais de uma hora. Poderá ouvir algumas dessas músicas aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário