quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Sabe por que os cães inclinam a cabeça para o lado quando falamos com eles?



Já alguma vez se questionou porque é que os cães inclinam tantas vezes a cabeça para o lado, talvez até nem se tenha apercebido que eles costumam fazer isso. Este comportamento é muito habitual depois de lhes ralhar, no entanto o animal não estar a tentar ser meigo consigo, na realidade ele pode estar a tentar ouvir ou ver melhor o seu rosto.

O cão é sem dúvida o melhor amigo do homem e a companhia ideal nos momentos mais difíceis, mas será que ele entende realmente o que você lhe está a dizer? É fácil perceber que o seu animal de estimação é capaz de entender algumas palavras, como comandos para sentar ou deitar, mas o que cientistas afirmam é que os cachorros podem compreender também as emoções por trás das palavras.

O ajuste da posição da cabeça pode realmente ajudar o cão a ouvir melhor e, assim, analisar melhor a situação. Cachorros têm uma audição muito mais apurada que a nossa, e podem escutar coisas que nem sequer passam pela percepção de humano. Para além da audição o campo visual, principalmente entre cães que possuem um focinho alongado, melhora consideravelmente quando tombam a sua cabeça para um dos lados. Esse comportamento é observado quando os cães estão interagindo com uma pessoa.  

Cérebro do cão também é dividido em dois lados 
Assim como os humanos, os cães têm o cérebro dividido por dois hemisférios: esquerdo e direito, sendo o primeiro o responsável pela linguagem e o segundo pelas emoções. O que os investigadores da Universidade de Sussex, num estudo publicado na revista "Current Biology", descobriram recentemente, é que o lado que o cão inclina a cabeça ao entrar em contato com algum humano pode indicar como ele está recebendo a mensagem. 

Lado do cérebro que é ativado interfere na inclinação da cabeça 
Quando um ser humano conhecido que fala com ele e coloca um conteúdo emocional na mensagem, como uma bronca após comer o tapete ou um elogio pelo bom comportamento do dia, a cabeça do cachorrinho automaticamente se inclina para a esquerda, apontando uma atividade cerebral do hemisfério direito. Já quando é um desconhecido a comunicar com o cão e não aplica nenhuma conotação sentimental, ele tende a inclinar a cabeça para o lado direito, indicando atividade cerebral do hemisfério oposto. Por isso, pode estar certo que seu bichinho de estimação pode entender muito bem suas broncas ou elogios, mesmo que nem sempre as obedeça. 
Uma outra explicação menos científica é que os cachorrinhos aprenderam a fazer esse gesto por manha, para a chamar atenção. Talvez nas primeiras vezes que eles viraram a cabeça para ver ou ouvir melhor os humanos acham isso lindo e é o suficiente, para acharmos que são maravilhosamente fofos e que por isso vão receber mais miminhos, a questão é que recebem mesmo. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário