segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ativista Americano usa técnica inovadora para impedir a caça de ursos e lobos



Rod Coronado passa a maior parte do seu tempo livre no norte de Wisconsin, Estados Unidos, o principal objetivo dele é encontrar caçadores de lobos e Ursos. Ao volante do seu camião camuflado o fundador da Wolf Patrol, organização focada principalmente na preservação do lobo no Oeste americano, patrulha o Parque Nacional de Chequamegon-Nicolet, sendo que esta acção de investigação e vigilância tem irritado caçadores e legisladores.

“Queremos documentar e garantir que as pessoas que cometem violações ao ambiente e animais sejam processadas,” explica Coronado.
Nas suas viagens, o norte-americano de 49 anos leva uma equipa de quatro pessoas, a que ele chama de “monitorização de cidadãos”. A equipa filma caçadores e documenta o uso de iscas e de armadilhas.
A caça de ursos com cães e iscas são o principal foco de atenção. Ele explica que outros animais, incluindo lobos grisalhos são condicionados a procurar por caixas de armadilhas.

Na verdade, as tácticas do Wolf Patrol irritaram caçadores, e um legislador de Wisconsin até propôs uma lei que faria com que fosse ilegal filmar ou tirar fotografias de caçadores. Ou mesmo tentar impedir a caça. Numa audiência pública, dois representantes acusaram o grupo de assediar os caçadores, esperando fora da casa deles para segui-los e fazendo barulhos que incomodavam a caça.
Coronado nega as acusações e disse que o objetivo dele não é interferir ou ser confrontador. Diz que mantém uma distância respeitável e não segue os caçadores na floresta, observa-os unicamente a partir da estrada.

Infelizmente, nos Estados Unidos caçar ursos, e outros animais selvagens, é uma prática habitual.

Sem comentários:

Enviar um comentário