quarta-feira, 27 de maio de 2015

Como fazer com que o seu cão pare de morder.



Os cães são simplesmente maravilhosos, e conseguiram passar rapidamente de animais de estimação para membros da família. Sobretudo quando são ainda bebés são completamente irresistíveis para toda a gente. O problema é que quando eles chegam a certa idade e continuam a morder tudo o que encontram pela frente. Isso não é normal, não faz parte de um bom comportamento, e algumas vezes é preciso impor limites. Veja o que se pode fazer para que esse comportamento não se torne desagradável.
  • Não use as mãos para brincar com ele. Será a primeira coisa que eles tentarão morder, mas você não deve permitir. Dependendo do tamanho em que os dentes estão, você pode magoar-se com a brincadeira. Dê-lhe algum brinquedo.
  • Se o seu cachorro quer brincar, mas já começou a morder a sua mão afaste-se dele no mesmo momento. Mesmo que ele faça aquela cara de cachorro sem dono, o melhor é não ceder. A lição aqui é mostrar-lhe que quando ele começa a morder a sua mão, a brincadeira acaba.
  •  Alguns cães gostam de morder os calcanhares ou as pernas dos seus donos. Isso vai muito da raça, principalmente aquelas que tinham como função original cuidar de grandes rebanhos. Quando isso acontecer pare de caminhar e só volte quando o cachorro parar de o morder.
 
Este comportamento de dar mordidelas é muito mais frequente quando os cachorros ainda são pequenos, faz parte do seu crescimento e do desenvolvimento da dentição. Por isso não se preocupe se ele morder demais. No entanto pode adotar algumas das seguintes indicações para controlar esse comportamento.
  •   medida que o seu cão vai crescendo também vai parando de mordere, com o incentivo certo, isso vai acontecer quando ele se tornar adulto. Mas não confunda mordidinhas com mordidas severas. Se os dentes estão a ser usados, eles precisam saber que isso não é aceitável. A maioria dos filhotes morde apenas para brincar. O único motivo pelo qual eles continuam a morder é porque interpretam mal a sua reação
  • A consistência é o segredo. Sempre que o seu cachorro morder, diga "Não!" com uma voz forte e dura. E, então, saia e ignore-o. Se ele não parecer ter entendido a mensagem de que ele está mordendo demais e que isso magoa, da próxima vez que ele morder, imite o som de um latido. Pode parecer estranho, mas filhotes vão chorar se um outro cachorrinho acidentalmente o morder forte demais. Infelizmente, muitas pessoas não conseguem imitar o som do latido de forma suficientemente parecida com um latido real.
  • Quando o seu cão se acalmar, converse com ele gentilmente e com calmaMantenha a sua mão longe da boca dele. Faça cocegas na barriga, é uma ótima forma de estabelecer uma ligação com o seu cão enquanto permanece com as mãos distantes de sua boca o máximo possível! Se ele morder outra vez, repita os passos acima!.
  • Nunca brinque de forma muito enérgica com um cachorro que tem inclinação para morder. Isso só vai encorajar esse comportamento e estabelecer isso de forma concreta na mente do filhote.
  • Caso esse comportamento seja extremamente forte e persistente, mantenha em mãos uma garrafa spray com água. Acompanhe um "Não!" firme com uma borrifada de água no focinho. Tome cuidado para usar em forma de spray e não de jato de água. Você só quer assustar o cachorro e não magoa-lo.
  •  Elogie o bom comportamento com muito carinho e atenção e talvez alguns biscoitos.
  • Se ele não parar com este comportamento, então, procure um treinador profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário