terça-feira, 26 de maio de 2015

População de leões aumenta 27% na Índia.


Um novo censo realizado na reserva natural de Gir, na província indiana de Gujarat, mostrou que a população de leões asiáticos no local cresceu 27% nos últimos cinco anos, aumentando de 411 para 523 animais. A floresta de Gir é o único habitat natural dos leões asiáticos em todo o mundo.


O leão asiático é um primo do leão africano, ligeiramente mais pequeno e com pequenas manchas na pelagem. Actualmente, pode ser apenas encontrado no Parque Nacional de Gir.
A contagem foi efectuada durante cinco dias, no início do mês, ao longo de 20.000 quilómetros quadrados de área protegida e floresta envolvente. A contabilização revelou 109 leões, 201 leoas e 213 crias, escreve o Guardian. Esta contagem envolveu cerca de 2500 pessoas, incluindo alguns especialistas em vida selvagem das melhores universidades da índia. Para evitar duplicações nas contagens os peritos utilizaram a observação direta, fotografias e o GPS. A avaliação feita em 2010 dava conta de 411 leões e a de 2005 de apenas 359.

Para as organizações conservacionistas o aumento do número destes animais é uma grande vitória e fruto dos esforços de conservação da espécie. Mas ainda há muitos desafios que os leões asiáticos terão de enfrentar antes de alcançar uma população estável. “São boas notícias para a frente de conservação mas populações maiores em áreas maiores são sinónimo de um maior desafio no que toca à gestão de território e resolução de conflitos entre animais e humanos”, indica o director da WorldWide Fund for Natura da Índia, Diwakar Sharma, cita o jornal britânico.

Índia é o centro das atenções a nível internacional, no que se refere a conservação da natureza, já que é o habita de muitas espécies ameaçadas incluindo o tigre, que segundo os últimos censos de janeiro desta ano viu também a sua população aumentar em 30% desde 2010.



Fontes: http://www.theguardian.com/environment/2015/may/11/indias-asiatic-lion-population-rising; http://greensavers.sapo.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário