sexta-feira, 24 de abril de 2015

Aquários japoneses sancionados por causa da caça de golfinhos.



A Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (Waza, sigla em inglês) suspendeu a Associação de Zoológicos japonesa (Jaza) pelo seu envolvimento na caça de golfinhos na cidade de Taiji, na região oeste do Japão. 

A sanção, que  foi aprovada por unanimidade, surge na sequência de uma ação judicial interposta por conservacionistas contra a própria Waza, noticiada pelo "The Guardian" no mês passado.

Os conservacionistas acusam o organismo de aprovar efetivamente a caça aos golfinhos, forçando-os a deslocar-se para águas superficiais, onde são abatidos ou levados para aquários a fim de participarem em exibições.

O código de ética da WAZA classifica a caça aos golfinhos como "essencialmente cruel", mas aparentemente concordou com um "protocolo de gerenciamento de golfinhos" com a JAZA em 2009, envolvendo um método mais "gentil" de reunir um pequeno número de golfinhos para a margem, onde eles deverão ser capturados para os aquários.


No seu website a WAZA negou apoiar qualquer tipo de pesca de golfinhos em Taiji, afirmando ainda que está " profundamente preocupada" sobre a prática e "está tomando todas as medidas possíveis para ajudar a acabar com estas ações ações". Negaram também o fato que qualquer de seus membros tenha golfinhos capturados durante a caça em Taiji.


A recente ação judicial contra WAZA foi movida pelo grupo de preservação Australia for Dolphins (Austrália por Golfinhos). Esta acção apela para que a organização cumpra seu próprio código de ética ou expulse a JAZA. O grupo está movendo a ação contra a organização num tribunal na Suíça, "Nosso argumento está no fato que é ilegal que a WAZA afirme que apoia o bem-estar animal, e depois fecha os olhos para a crueldade e abuso de alguns membros de sua organização" disse o grupo em sua página no facebook.

A pequena vila de Taiji no Japão tem estado mundialmente em evidência desde que sua caça anual aos golfinhos foi divulgada em um documentário vencedor do prêmio "The Cove" em 2009. Durante a caça, pescadores usam barcos para direcionar os golfinhos para as margens, onde os "melhores" animais são selecionados para a venda e cativeiro, enquanto os outros são mortos por causa da carne. De acordo com observadores da Ceta-Base, uma base de dados online que reúne informação sobre o número de cetáceos capturados em todo o mundo, nos últimos cinco anos morreram mais de 5000 golfinhos em Taiji e 750 foram capturados e levados para aquários. Desde agosto de 2014, altura em que foi assinado um acordo que previa o fim da caça, morreram cerca de 751 golfinhos.

O método utilizado pelos pecadores de Taiji, no qual largas varas de metal são utilizadas para perfurar a coluna espinhal, foi condenado pelos ativistas como "desumano", e estudos afirmam que essa tática "não será tolerada ou permitida em nenhum matadouro regulado pela lei no mundo." Alegações de que a caça de golfinhos são uma parte de uma longa tradição japonesa também sofreram críticas. "Evidências comprovam que a caça de baleias e golfinhos ocorrem na área há séculos; no entanto a prática de caça atual utilizada com golfinhos, foi desenvolvida na década de 70. A prática em si não é tão velha quanto alguns dos homens que a utilizam" argumentou a Sea Shepherd ConservationSociety (Sociedade de Conservação dos Mares) - Guardiões do Mar. 

 ~br />
Fontes: The Dodo; Jornal Expresso; http://direitosdosanimais.org; http://www.waza.org; http://www.oceanicsociety.org; http://www.wazapetition.afd.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário