segunda-feira, 27 de abril de 2015

Nova moda: cafés com animais.



Nos últimos anos tem-se assistido a uma proliferação mundial dos cafés com animais. A moda começou no Japão, com os cafés para gatos. Pouco depois abriram novas cafetarias com outros animais e rapidamente a moda chegou à Europa.

O primeiro café com animais aparecer na Europa foi em Londres, e é do Lady Dinah’s Cat Emporium dedicado aos gatos, abriu há pouco mais de um ano na capital britânica. Lauren Pears, a fundadora do Lady Dinah’s, teve de recorrer a crowdfunding para abrir a loja, mas provou que o seu palpite estava certo. O café tornou-se moda entre os amigos dos gatos e, até agora, já mais de 50 mil pessoas passaram por lá.

O sucesso desta ideia original parece ter inspirado outros e esta Primavera será particularmente fértil em eventos pop-up em que se promove o convívio com animais, normalmente com fins pedagógicos e de angariação de fundos para organizações que se dedicam à conservação das diferentes espécies.

O primeiro aconteceu de 9 a 14 de Abril. Chama-se Annie the Owl (Annie a coruja, em português) e era suposto ser um bar, com bebidas alcoólicas, mas a organização preferiu jogar pelo seguro e apostar nos smoothies.

Outro café irá ser dedicado aos micro-porcos uma raça de porcos de pequena dimensão que têm feito sucesso como animais de estimação. O café chamara-se Pignic, um nome que joga com a palavra pig, porco em inglês, e com picnicpiquenique.

Este café terá sobretudo uma função educacional, uma vez que os micro-porcos vivem entre 15 e 20 anos e que podem crescer até à altura do joelho, a organização do Pignic pretende mostrar às pessoas o que acontece se adoptarem um como animal de estimação, para que mais tarde não os abandonem. Haverá também filmes e comida, embora o entrecosto não conste, certamente, no menu.

Já em Maio abrirá mais um café dedicado às raposas o Stevie the Fox, ou Stevie a Raposa. Durante três semanas, a partir de 25 de Maio, entre as 17 e as 21 horas, quem for sorteado poderá partilhar o mesmo espaço com seis raposas domesticadas, enquanto toma uma bebida quente e come um biscoito. A ideia é mudar a má imagem que os britânicos têm das raposas, que por vezes causam perturbações nas cidades.

Se os primeiros cafés com animais começaram por ser dedicados aos gatos, que têm gozado de grande popularidade graças à internet, actualmente existem já cafés com animais para todos os gostos: cães, gatos, corujas, coelhos, répteis eoutros animais.

Independentemente do animal, o conceito é sempre o mesmo: os clientes podem interagir com os animais enquanto bebem um café ou petiscam qualquer coisa. Os preços podem não ser os mais convidativos na maioria dos estabelecimentos, mas há quem espere horas em filas para passar apenas meia hora na companhia destes animais.
Fontes: http://www.sabado.pt;  http://greensavers.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário