sexta-feira, 24 de abril de 2015

Hercules e Leo estão finalmente livres.

Pela primeira vez dois chimpanzés são reconhecidos como “Pessoas Legais”. Este facto histórico aconteceu nos Estados Unidos, onde um juiz concedeu habeas corpus a dois chimpanzés detidos num centro de investigação da Universidade de Stony Brook, em Nova Iorque, onde estavam a  ser usados em experiências.
A decisão histórica foi tomada pelo Supremo Tribunal de Manhattan, que concedeu habeas corpus aos dois chimpanzés e atribuindo assim, aos dois animais, os mesmos direitos que tem o Homem. E tudo isto, graças à persistência da organização não governamental,  Projeto Direitos dos Não Humanos, e à decisão da Juíza norte americana, Barbara Jaffe.
A lei, a ciência e a história provam que os chimpanzés têm características, incluindo autoconhecimento e empatia, que “instituem personalidade” e o correspondente direito à liberdade, argumentou a organização, que anunciou a felicidade com esta decisão.
Os animais vão ser agora libertados e enviados para um santuário para viverem o resto das suas vidas em liberdade. Esta decisão abre um precedente legal e dá ainda mais força à organização Projecto Direitos dos Não Humanos para continuar o trabalho.

“Temos provas científicas que elefantes, baleias e golfinhos são autónomos e por isso têm direito a viver em liberdade” explicou Natalie Prosin, do Projecto Direitos dos Não Humanos.
Dois outros chimpanzés, Kiko e Tommy, aguardam decisão dos vários recursos interpostos pela organização Projecto Direitos dos Não Humanos.

Fontes: Sic Noticias, GreenSavers The Dodo e Nonhuman Rights Project

Sem comentários:

Enviar um comentário