sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

7 melhores animais para adotar quando há crianças em casa.



Ter crianças em casa e animais domésticos nem sempre é uma tarefa fácil, se considerarmos que ambos precisam de cuidados e isso implica tempo. No entanto a entrada de um novo membro de 4 patas (ou não) na família pode trazer muitas vantagens sobretudo a nível emocional e de aprendizagem para os mais pequenos. 

Ao escolher um animal de estimação para a sua família, existem alguns fatores que você precisa de ter em consideração, antes de iniciar o processo, tais como:
Quantos anos têm seus filhos?
Quantos filhos tem?
Será que alguém vai estar em casa durante o dia e a noite para cuidar de seu animal de estimação?
Dispõe de espaço e tempo para se dedicar a um animal de estimação?
Têm quintal?
Tem capacidade financeira para alimentar e cuidar do seu animal?

Antes de comprar ou adotar um animal de estimação, não se esqueça de verificar com um veterinário, criador, ou outro especialista sobre que tipos de cuidados precisam, a comida e espaço necessário. Um animal de estimação é um compromisso, depois de trazer um animal de estimação para casa, não se esqueça que ele vai lá estar por um longo tempo, e que um animal é para sempre. Além disso convém não esquecer também que as crianças pequenas não devem ser deixadas sozinhas com animais. As crianças pequenas (mesmo os bem-comportados!), nem sempre têm o melhor auto-controle, são propensas a movimentos bruscos, e nem sempre pensam antes de agir. Se por acidente ou por outro motivo qualquer um animal fere uma criança ou vice-versa, isso poderá provocar danos irreparáveis numa família. Na lista seguinte sugerem-se alguns bons exemplos de animais de estimação que pode ter em sua casa e que oferecem uma boa convivência com a criança.

1. Peixes 

No caso de não ter muito espaço em casa ter um peixe ou mais pode ser uma escolha perfeita, oferecendo à família uma sensação de presença e companheirismo. Sob a supervisão, as crianças podem alimenta-los e a maioria dos peixes são realmente muito bonitos e relaxantes para o olhar. Dependendo da situação, poderá ter um grande aquário ou pequeno. Os peixes vivem normalmente poucos anos, se bem cuidados podem viver no máximo 5-7 anos.


2. Tartaruga

Dependendo do tipo de tartaruga, vai precisar em sua casa de pelo menos um tanque de 40 litros com acesso à água e uma lâmpada solar. Enquanto as tartarugas não oferecem o mesmo tipo de companhia como um cão, eles podem realmente ser bastante amigáveis e desenvolver uma afinidade com o toque de um ser humano. Deixe que a sua criança ajude a cuidar do animal, como cortando os legumes para o alimentar.


3. Hamster / Porquinho da India 

São bonitinhos e fofinhos ideias para a sua criança pegar na mão, claro com a devida supervisão. Ocupam um pequeno espaço e são de cuidados fácies. Como nos outros caso deixe que a sua criança cuide deles, nomeadamente dando alimentação e ajudando a limpar a gaiola.



4. Lagartos

Lagartos podem ser um grande animal de estimação para crianças. Eles vivem principalmente em tanques equipados com uma fonte de calor, água, e, talvez, uma rocha grande. Dependendo da raça a sua criança poderá brincar com ele e também ajudar a cuidar dele. 


5. Coelhos

Para famílias com mais espaço em casa, principalmente com quintal ou terraço, um coelho pode ser um grande animal de estimação para uma família, precisa unicamente de uma gaiola grande para o acomodar. São ótimos companheiros para as crianças, com supervisão, podem cuidar da alimentação, limpeza da gaiola e aproveitar a doçura deles para brincarem. 



6. Cão

Melhor amigo do homem, pode ser um grande companheiro e dar muitas alegrias a uma família. No entanto antes de adotar um cão escolha a raça que se adequa mais ao seu estilo de vida, A maioria dos cães requerem uma grande quantidade de espaço, um terraço, um quintal para correr e andar em liberdade, precisam sobretudo de um espaço que possam chamar seu. O contacto da criança com o cão pode ser benéfico para os dois, mas lembrar de novo que nunca os deve deixar sozinhos. Certifique-se quando escolhe um cão se este é um bom companheiro para a criança.


7. Gatos

São bastante tranquilos e ótimos animais de estimação. Os gatos devem passar a maior parte do seu tempo dentro de casa, sendo muito tolerantes ao facto de pegarem neles ao colo e os acarinharem, normalmente são muito brincalhões por isso chamam tanto atenção das crianças. No entanto não permita que a sua criança acarinhe em demasia o animal, nomeadamente puxando o rabo, nunca se sabe da sua reacção. A sua criança pode perfeitamente ajudar na alimentação e cuidados de higiene.

Sem comentários:

Enviar um comentário