terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Como manter os animais de estimação quentes no inverno.



Durante os meses frios de inverno, especialmente perante as vagas de frio, é importante manter os animais de estimação quentes e confortáveis, mesmo que tenham um espesso manto de pêlo para os aquecer. Como os animais continuam activos durante esta época, especialmente os cães, é conveniente arranjar-lhes uma capa. Se para si estiver frio, mesmo com o casaco vestido, então para o seu cão também estará. Lembre-se que nem todos os cães são como os huskies e, como tal, são menos tolerantes ao frio. Conheça algumas maneiras de proteger o seu cão do frio.

Deixe um local adequado e aquecido.

Pode parecer simples, mas a dica é muito importante. Para os cães que moram em casas, principalmente, é preciso ter casotas. Coloque panos, papelão e outros, caso seja necessário. Sempre mantenha tudo em locais cobertos, livres de chuva.



Use uma caminha.

Normalmente é mais usada para os cães que dormem dentro de casa, ou em apartamento. Também podem ser usadas dentro das casotas. É bom que se coloque um cobertor, para diminuir o frio.



Vista com algumas roupas

Diferentemente do que muitos afirmam, alguns cães precisam de agasalhos, que devem ser simples. Os de pelo curto, os idosos e os magrinhos são os que devem usá-las. Em cachorros mais gordinhos ou peludos, não é necessário. Alguns animais tiram a roupa, caso sintam-se incomodados. Tecidos sintéticos e de lã podem causar alergia. Não use sapatos!



Tome mais cuidado com banhos.

É aconselhável perguntar ao veterinário sobre a frequência de banhos. Alguns recomendam que tomem menos vezes banho. Fique atento aos horários e secagem adequada e não deixe o animal no frio.



Evite aparar, raspar ou cortar o pelo de seu cachorro

O pelo dos cães são uma fonte de aquecimento durante o inverno. É bom manter o pelo bem cuidado, um pelo embaraçado é menos eficiente para se proteger da chuva e da neve, e não isola o cachorro muito bem.



Evite alimentar demais seu cachorro. 

É importante que ele coma regularmente e bem durante os meses mais frios, para manter a energia e o aquecimento, mas com cães que vivem dentro de casa não é necessário aumentar a quantidade de comida. Fazendo isso, você corre o risco de criar um cachorro com sobrepeso.



Fique atento para doenças caninas de inverno.

Assim como com humanos, os cães podem ficar doentes durante os meses de frio, especialmente devido á condições de inverno, com infecções respiratórias em climas húmidos, ulceração, e consumo de substâncias tóxicas sendo as preocupações principais.

Faça caminhadas mais curtas se o inverno estiver severamente gelado. 
Não tente fazer seu cachorro andar no mesmo ritmo das caminhadas em épocas mais quentes. Uma caminhada mais curta ainda será um bom exercício as eventuais pausas podem fazer seu cão e você sentirem mais frio. Para compensar pode sempre brincar com o seu cão em casa.

Pense se o horário de passeios está adequado.
Tudo bem que, às vezes, não há tempo para escolher o horário de passeio mais adequado, mas é muito bom, caso seja possível, preferir horários menos frios, o que não significa passear nas horas mais quentes do dia.

Esteja atento aos sinais de frio.
É muito importante perceber se o cachorro está com frio para verificar se todos os cuidados tomados estão sendo aplicados da maneira correta.  Alguns dos sinais são: tremedeira; e focinho, orelhas e patas muito gelados.

No caso de  acender uma lareira ou ligar  aquecedores para manter a sua casa quente, lembre-se que o calor é tão atractivo para seus animais de estimação para si. Como o seu cão ou gato tende a chegar  perto do calor para se aquecer, mantenha-se atento para garantir que nem  a  cauda  nem as  patas  ou focinho entram em contato com chamas ou superfícies quentes de aquecedores. Animais de estimação podem queimar-se ou derrubar uma fonte de calor e coloocar além deles próprios,  toda a família em perigo.




Sem comentários:

Enviar um comentário