terça-feira, 29 de abril de 2014

Como proceder quando encontra um animal ferido


Quando encontrar um animal ferido, há certos cuidados que tem que ter. Ele não é uma pessoa, e como tal, não percebe que o estão a tentar ajudar. Assim, há um conjunto de passos que deve tomar para garantir a segurança, tanto do animal como sua.
  • Em primeiro lugar, para recolher o animal deve usar uma toalha, tapando a sua cabeça, pois o escuro ajuda o animal a estar mais calmo.
  • De seguida, coloque o animal numa caixa de cartão resistente, e tape. Não se esqueça de fazer vários furos na caixa para que o ar possa entrar. Não dê alimentos, e tente colocar a caixa num local tranquilo.
  • Depois, deve contactar uma das entidades responsáveis, que o levarão para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens. As entidades que deve tentar contactar são por exemplo, o SEPNA (secção da GNR relacionado com o Ambiente) ou o Parque ou Reserva Natural mais próximo. Não se esqueça de registar as informações básicas da recolha (onde e quando).


Poderá contactar:
a linha verde SOS Ambiente, através do nº 808 200 520;
a rede de Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens, que engloba vários centros de recuperação, com gestão pública ou privada, cujos contactos poderá encontrar no seguinte link:


pode contactar os serviços centrais do ICNF

ou os serviços da áreas Protegidas
 
Os Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens dispõem de médicos veterinários e biólogos responsáveis que podem efetuar uma avaliação clínica e comportamental dos espécimes recolhidos. Assim, a primeira opção será o reencaminhamento dos espécimes recolhidos, feridos ou cansados, para esses centros, onde serão devidamente avaliados e tratados, caso seja necessário.

Encontrar uma ave anilhada?

Deve tomar nota do tipo de anilha e dos caracteres nela inscritos. De seguida, deverá comunicar essa informação à Central de Anilhagem (CEMPA) usando os contactos abaixo.
E-mail: icnf@icnf.pt
Tel: (+ 351) 212 348 021, Fax: (+ 351) 212 341 654

Importa registar:
  • data e local (indicar o nome da povoação mais próxima e, se possível, as coordenadas GPS);
  • em que circunstâncias foi efetuada a observação;
  • o estado físico da ave (ou causa da morte, conforme aplicável);
  • identificação da espécie (se possível); e
  • outra informação útil (por exemplo, fotos).
Se a ave estiver morta deve abrir a anilha e enviá-la ao CEMPA, espalmada e colada com fita adesiva numa folha de papel.
Se quiser guardar a anilha envie-a na mesma para análise, solicitando posterior devolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário