quinta-feira, 25 de maio de 2017

Gatos Gigantes - o que têm de tão especial



Costuma-se dizer que o tamanho não é o mais importante, e de facto não é, mas o tamanho traz também consigo um conjunto de características específicas, e no caso dos gatos isso não é excepção.

Alguns bichanos conseguem atingir um tamanho impressionante, bem maior que os gatos que estamos habituados a ter em nossas casas, de tal forma que ficamos impressionados quando estamos na presença de um exemplar quer seja ao vivo quer seja por fotografia.

Em média as raças de gatos domésticos atingem um peso entre os 4 e 7 Kgs, os gatos gigantes fêmeas costumam alcançar a casa dos 10 Kg e os machos a dos 14 Kg.

As raças de gatos gigantes que dividem-se principalmente em maine coon, ragdoll, ashera e savannah, possuem uma expectativa de vida maior, o que pode ser mais um ponto a favor quando se tem de escolher animal de estimação. Se adora estes animais de grandes dimensões, fique a conhecê-los melhor quem sabe um dia destes tem um a morar consigo.

Maine Coon



Esta raça de gato teve origem nos Estados Unidos e resultou do cruzamento do Gato Americano de pêlo curto com o Angorá e outras raças com pêlos longos.

Esta raça deste gato é muito grande e pesado. O macho chega a pesar de 10 a 13 Kg ou mais quando Castrados para companhia. As pernas e o corpo são longos. As orelhas são maiores que as de um Angorá, porém sem serem desproporcionais à cabeça. Os olhos são grandes e ligeiramente inclinados para o focinho, o que lhe dá um ar mais selvagem.

Possuí uma pelagem longa, mas nem tanto como a de um Persa. Na base do pescoço, a pelagem é mais curta e menos densa, a sua cauda é bastante longa e com formato de um penacho bruscamente cortado no final. A raça possui pouco mais de 60 cores. Todas são aceitas, inclusive com desenhos de marcações variadas. Os olhos são verdes, gold ou cobre e geralmente combinam com a cor da pelagem. Gatos com olhos ímpares (Odd Eyed) ou par de olhos azuis são extremamente raros para a raça, mas sempre relacionados à cor branca ou bicolor com branca.

É muito ativo e adora brincadeiras. É muito companheiro e fiel, tipo a sombra de seus donos dentro de casa. Não necessita de muito espaço para se exercitar, mas gosta de um lugar macio para descansar.


Ragdoll




Trata-se, sem dúvida, de uma das maiores raças de gatos domésticos. Apresenta um corpo robusto, bem proporcionado e podem pesar entre 3,5 e 9 kg, aproximadamente. Os machos são consideravelmente maiores do que as fêmeas.

Esta raça possui lindos olhos azuis e apresenta uma distinta pelagem colourpoint semi-longa, abundante e macia. As cores aceitas para esta raça são o vermelho, seal (foca), chocolate, fogo, azul, lilás, creme, além do malhado (casco de tartaruga, ou tortoiseshell). Os padrões variam entre pointed, mitted, bicolor e lynx, uma variação dos demais padrões com marcações tabby.

A personalidade do Ragdoll é bastante tranquila. O nome traduzido já indica essa característica: ”boneca de pano”. Essa denominação vem do fato de seus músculos se descontraírem, como se tornasse um brinquedo nos braços das pessoas em quem confia. Este gato é bastante dócil, inteligente, companheiro, gosta de carinho e mia pouco, o que o torna perfeito para viver em ambientes familiares, pois também se dá muito bem com crianças. Apesar de gostar de brincadeiras, o Ragdoll tem a característica de não se exercitar muito, preferindo correr pouco e ficar mais tranquilo, observando o ambiente, o que o torna ideal para viver em apartamentos. Por causa disso, deve-se ter bastante cuidado com a alimentação dele, para que não fique obeso.



Ashera




O gato Ashera é, sem dúvida, um gato muito popular seja pela seu aspecto atraente, pelo seu carácter calmo e silencioso ou pelo preço exorbitante. O gato Ashera é descendente direto do leopardo asiático, do serval africano e do gato comum doméstico. Foi desenvolvido nos princípios do século XXI através da manipulação genética nos Estados Unidos, mais concretamento pelo laboratório Lifestyle Pets. Depois de algumas gerações de teste, conseguiram desenvolver o atual gato Ashera, um híbrido sem dúvida único. No entanto, deve saber que a raça ainda se encontra sob observação e é estéril, por isso nunca terá a possibilidade de ter ninhadas em casa.

O gato Ashera tem umas medidas superiores às de um gato convencional, pode chegar a alcançar um metro e meio de altura e entre 12 a 15 quilos de peso, trata-se de um gato realmente grande. O seu físico é forte e robusto, bonito na sua aparência e movimentos. No caso de querer adotar um gato Ashera deverá ter em consideração o tamanho adulto que vai chegar a alcançar. Para nos orientarmos é idêntico ao de um cachorro de tamanho médio ou grande. Os olhos costuma ser de cor verde o mel, e pode viver até aos 15 anos.

Existe, destacar os quatro tipos de gato Ashera que existem:

·        Gato Ashera comum: É a principal figura do gato Ashera que se desenvolveu. Destaca-se pela sua cor creme e as manchas marrons que sobressaem.

·        Gato Ashera hipoalergênico: O seu aspeto é exatamente idêntico ao anteriormente mencionado. Apenas se diferenciam por ter um pelo que não causa alergias.

·        Gato Snow Ashera: Esta variedade do gato Ashera é conhecida como "Ashera branco", pois tem o corpo todo esbranquiçado com manchas de cor âmbar intenso.

·        Gato Ashera Royal: Esta variante é a menos conhecida e também a mais escassa e "exclusiva". Pode ser de cor creme com manchas ou listras pretas e laranjas. A sua aparência é muito mais intensa e peculiar.



As dimensões gigantes deste animal podem assustar a primeira vista devido a imponência do seu tamanho, o que levará a questionar se é um gato perigoso ou não. Claro que a resposta é negativa, o Ashera é um gato de caráter calmo e tranquilo.

Gosta de se deixar acariciar e criar ligações fortes com seus familiares mas ao mesmo tempo é um gato que se pode deixar sozinho sem problema, não é especialmente apegado. Oferecer interações regulares na sua etapa de filhote será fundamental para que na fase adulta esteja cómodo e habituado a humanos.



Savannah




O Savannah é um animal híbrido nascido do cruzamento de um gato doméstico e o Serval, um felino selvagem de origem africana. Possui esse nome dado que Serval é um animal típico das savanas e também porque é o nome do gatil que criou a raça. Pelo fato de ser resultante do cruzamento de espécies diferentes, a maior parte dos animais é estéril, o que a torna uma raça muito rara. O peso deles gira em torno de 12 Kg mesmo assim são animais muito brincalhões e ativos. 

Considerados gatos de porte grande, os animais dessa raça apresentam um porte intermediário ao do gato doméstico e ao do Serval. A cabeça apresenta formato triangular, orelhas esguias e de tamanho grande, e a pelagem formada por manchas iguais a do Serval, porém, a cor do pelo pode variar entre prateado, dourado ou marrom. O Savannah possui algumas características singulares. Além do tamanho avantajado e de uma belíssima pelagem exótica, os gatos dessa raça tem uma cabeça pequena em relação ao tamanho do corpo. 

A raça possui um temperamento dócil, além de ser facilmente treinada para andar na coleira, ou brincar de trazer de volta objetos arremessados. Os gatos da raça Savannah podem ser comparados aos cães quanto ao companheirismo, costumam seguir os donos pela casa toda e são muito interativos. Eles costumam cumprimentar as pessoas esfregando delicadamente a cabeça nelas. São cheios de energia e estão sempre prontos interagir com a s pessoas e brincar. Costumam ser excelentes companheiros para crianças, demonstrando ser um excelente animal de estimação.

Sem comentários:

Enviar um comentário