sexta-feira, 24 de julho de 2015

As 10 cobras mais venenosas do mundo.



A maioria das espécies de cobras têm hábitos noturnos e possuem movimentos lentos. Por isso normalmente só quando se pisa uma cobra é que ela pica, esta é a razão principal para porque as picadas são dadas mos pés e na pernas, mais ou menos até altura do joelho. No entanto dos animais peçonhentos, a cobra é a menos perigosa para o homem. Piores do que ela, estão a Tarântula e a Aranha Marrom.

Como pode saber se uma cobra é venenosa Cobras Venenosas
  • Cabeça chata, triangular, bem destacada.
  • Olhos pequenos, com pupila em fenda vertical e fosseta loreal entre os olhos e as narinas (quadradinho preto).
  • Escamas do corpo alongadas, pontudas, imbricadas, com carena mediana, dando ao tato uma impressão de aspereza.
  • Cabeça com escamas pequenas semelhantes às do corpo.
  • Cauda curta, afinada bruscamente.
  • Quando perseguida, toma atitude de ataque, enrodilhando-se.
Cobras Não Venenosas
  • Cabeça estreita, alongada, pouco destacada.
  • Olhos grandes, com pupila circular, fosseta lacrimal ausente.
  • Escamas achatadas, sem carena, dando ao tato uma impressão de liso, escorregadio.
  • Cabeça com placas em vez de escamas.
  • Cauda longa, afinada gradualmente.
  • Quando perseguida, foge.
Em Portugal não há qualquer serpente cuja mordedura tenha um efeito mortífero. No País existem oito espécies de serpentes, mas só duas têm um veneno tóxico: a víbora de Seoane e a Cornuda. Apesar de estarem presentes um pouco por todo o território nacional, é muito difícil avistar uma víbora-cornuda. Estas costumam agrupar-se em pequenos grupos e refugiam-se no mato, não atingindo mais de 70 cm, o que as ajuda na camuflagem.
Os livros científicos sobre répteis e anfíbios são claros: as víboras-cornudas não atacam por iniciativa própria e só o fazem se se sentirem ameaçadas.Porém, o facto de não terem um veneno letal não significa que estas serpentes não sejam perigosas. As mazelas da mordedura de uma víbora-cornuda podem ficar para toda a vida e não há qualquer antídoto para o veneno destes animais.
Se em Portugal não há demasiado perigo com as cobras venenosas o mesmo já não acontece na maior parte dos lugares do mundo, poe isso aqui fica uma lista das 10 cobras mais venenosas.

10ª cascavele
A cascavel é facilmente identificável pelo chocalho na ponta de sua cauda. Elas fazem parte da família da jararaca. Habitam em toda a América latina desde o México à Argentina, é a única serpente das Américas dessa lista. Surpreendentemente, os filhotes são considerados mais perigosos do que os adultos, devido à sua incapacidade de controlar a quantidade de veneno injetado. A maioria das espécies de cascavel têm veneno hemotóxico, que destrói tecidos, órgãos e causa coagulopatia (interrompe a coagulação do sangue). Cicatrizes permanentes são muito prováveis no caso de uma picada venenosa. Mesmo com tratamento imediato, sua mordida pode levar à perda de um membro ou à morte. Dificuldade em respirar, paralisia, salivação e hemorragias também são sintomas comuns. Picadas de cascavel, especialmente de espécies maiores, geralmente são fatais. No entanto, o antiveneno, quando aplicado a tempo, reduz a taxa de mortalidade para menos de 4%.

9ª Cobra-da-morte
Essa espécie é encontrada na Austrália e na Nova Guiné. Parece bastante com as víboras, já que tem a cabeça em formato triangular e o corpo pequeno e achatado. Normalmente, injeta em torno de 40 a 100mg de veneno nas vítimas. Uma picada não tratada da Cobra-da-Morte é uma das mais perigosas do mundo. O veneno é uma neurotoxina, que provoca paralisia e pode causar a morte dentro de 6 horas, devido à insuficiência respiratória. Os sintomas geralmente alcançam seu auge em 24 a 48 horas depois do ataque. O antiveneno é muito bem sucedido no tratamento de sua picada, particularmente devido à progressão relativamente lenta dos sintomas. Antes do surgimento do antiveneno, uma picada da Cobra-da-Morte tinha uma taxa de letalidade de 50%. Com o ataque mais rápido no mundo, a Cobra-da-Morte pode ir do chão à posição de ataque (e voltar) dentro de 0,13 segundos.

8ª Vivora
São encontradas em quase todo o mundo, mas, sem dúvida, as mais venenosas são a Víbora Verrilhada e a Víbora de Russel, encontradas principalmente no Médio e na Ásia Central (especialmente na Índia, na China e no Sudeste Asiático). Víboras são rápidas e têm hábito noturno, sendo bastante ativas após as chuvas. A maioria das espécies têm veneno que causa dor no local da picada, seguida imediatamente de inchaço do membro afetado. A hemorragia é um sintoma comum, especialmente na gengiva. Há uma queda da pressão arterial e da frequência cardíaca. Bolhas ocorrem no local da picada. A necrose é geralmente superficial e limitada aos músculos próximos à picada, mas pode ser severa em casos extremos. Vômito e inchaço facial ocorrem em aproximadamente um terço dos casos. A dor intensa pode durar de 2 a 4 semanas. Descoloração pode ocorrer em toda a área inchada, além de extravasamento de plasma para o tecido muscular. A morte por septicemia, insuficiência respiratória ou cardíaca pode ocorrer entre 1 e 14 dias após a picada, ou mesmo mais tarde.

7ª Naja 
As Najas podem ser encontradas na África, no Sudoeste da Ásia, no Sul da Ásia
e no Sudeste Asiático, geralmente utilizadas por encantadores de serpente da Índia. No entanto, elas apenas acompanham os movimento da flauta, já que cobras não possuem audição. Várias espécies da Naja, referidas como cobras cuspidoras, desenvolveram um mecanismo de entrega de veneno especializado, em que os seus dentes da frente, em vez de libertarem veneno por meio das pontas (semelhante a uma agulha hipodérmica), têm uma abertura estriada na superfície frontal, permitindo que a cobra impulsione o veneno para fora da boca. Embora normalmente referido como "cuspir", a ação é mais como "esguichar". O alcance e a precisão com que elas podem disparar seu veneno varia de espécie para espécie, como um mecanismo de defesa. Uma vez pulverizado sobre a pele de uma vítima, o veneno atua como um irritante grave. Se for introduzido no olho, pode causar uma sensação de queimação severa e cegueira temporária ou mesmo permanente, se a limpeza não for feita imediatamente. A maioria das espécies do gênero Naja têm um veneno fortemente neurotóxico, que ataca o sistema nervoso, causando paralisia, mas muitas também têm características citotóxicas, que provocam inchaço e necrose, com um significativo efeito anticoagulante. Outras têm componentes cardiotóxicos no seu veneno.

6ª Serpente-tigre
Serpente-Tigre é encontrada na Austrália. Essa cobra possui um veneno neurotóxico muito potente. Após a picada, a vítima pode morrer dentro de 30 minutos, mas normalmente leva de 6 a 24 horas para o óbito. Antes do desenvolvimento de um antídoto, a taxa de mortalidade das vítimas picadas por Serpente-Tigre era de 60 a 70%. Os sintomas podem incluir dor localizada na região do pé e no pescoço, formigamento, dormência e sudorese, seguidos por dificuldades respiratórias e paralisia. Essa cobra geralmente foge, se encontrada, mas pode se tornar agressiva quando encurralada. Ataca com precisão infalíve

5ª Mamba-Preta/Negra
A mamba negra tem uma superfície externa cobrindo sua pele dorsal que varia entre as cores marrom, verde-oliva, caqui e cinza. A cabeça é estreita e alongada e seu corpo pode chegar a medir 4 metros e pode viver em média 11 anos. Pode ser encontrada nas savanas, florestas e pedreiras no leste e sul da África, em países como Angola, Quênia, Tanzânia, Moçambique e Zimbábue. Ela gosta de ambientes abertos e dorme muitas vezes em árvores ocas, fendas de rochas e tocas.
Normalmente, a mamba negra alimenta-se de mamíferos, como ratos, esquilos e morcegos, além de pequenas aves. Porém, existem relatos de pessoas que afirmam ter encontrado araras e até outras serpentes adultas no estômago de cobras dessa espécie. Quando caça animais menores, a mamba negra pica e aguarda até que sua presa fique totalmente paralisada. Já quando trata-se de grandes animais, ela ataca e solta a presa. Em seguida, os segue esperando que fiquem paralisados ou morram.
Apenas duas gotas do veneno são o suficiente para matar um ser humano adulto. A peçonha da mamba negra está carregada com neurotoxinas que desligam o sistema nervoso, paralisando a vítima por completo. Sem o soro, a probabilidade de óbito é de 100%. O tempo da morte pode variar de menos de meia hora a até quatro horas. No entanto, se o soro não for aplicado nos primeiros 20 minutos, torna-se quase impossível reverter o envenenamento.

4ª Taipan
A Taipan é facilmente encontrada na Austrália. Ela possui um veneno hemotóxico potente (que faz o sangue se liquefazer, destruindo as células sanguíneas, podendo ocorrer hemorragias internas). Ela tem veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas. A cabeça da cobra tem aparência achatada, e também bastante comprida, ela também possui os olhos bastante separados, e possui uma variação de cores, uma vez que a sua base é mais esverdeada.
A taipan é uma cobra da família elapidae encontrada no litoral e no outback australiano.
Existem seis espécies conhecidas. A cobra taipan comum é subdividida em duas sub-espécies: a taipan costeira da Austrália (Oxyuranus microlepidotus) e a taipan de papua (Oxyuranus scutellatus canni) que é nativa da costa sul de Papua-Nova Guiné.

3ª Krait Malasiana
A Krait Malasiana (Bungarus candidus) pode ser encontrada em todo o sudeste da Ásia, e da Indonésia, mas ninguém gostaria de localiza-la, uma vez que 50% das mordidas desta cobra são fatais, mesmo com administração de soros antiveneno. Elas matam e também caçam outras serpentes até mesmo as de mesma espécie. Trata-sa de uma cobra de cabeça preta, e o corpo preto e branco. O veneno que está contido na presa desta cobra se chama neurotoxina, nada menos que 16 vezes mais potente que o de uma naja. Ele deixa sua vítima como paralisia muscular, depois com tremores e pode haver convulsões.
Quanto mais escuro está o dia, mais estas cobras são agressivas e por isso se deve ter bastante cuidado. Elas tanto tentam matar animais como outras cobras, sejam elas de menor ou de maior porte. Medo não existe na cobra krait malasianaque, segundo dizem alguns pesquisadores, adora uma competição saudável e sempre acaba a luta quando sua vítima está abatida. Contudo, são violentas quando provocadas e não há saída, mas sempre buscam a paz e correm quando há uma procuram não lutar. Mas, se há luta, por que não, não é mesmo?

2ª Cobra Morrom
Como muitas outras, a cobra marrom também prefere morar na Austrália (pensando duas vezes antes de ir pra lá, não?). Não deixe seu nome inócuo lhe enganar: cerca 1/500 gramas de seu veneno é suficiente para matar um ser humano adulto. De sua espécie, é a mais venenosa. Mesmo filhotes podem matar um ser humano. Ela move –se rapidamente, podendo ser agressiva em certas circunstâncias. Houve casos em que perseguiu seus agressores e os atacou repetidamente. Seu veneno contém neurotoxinas e coagulantes de sangue. Felizmente para os seres humanos, menos da metade de suas picadas contém veneno, e elas preferem não morder se possível. Apenas reagem ao movimento, então fique muito parado se encontrá-la alguma vez na vida

1ª Cobra de Barriga Amarela (taipan do interior)
Quando falamos em cobras venenosas, a naja é a primeira espécie que nos vem à cabeça. Entretanto saiba que existe outra serpente que é ainda mais nociva do que ela. Trata-se da Taipan do interior, cobra encontrada praticamente apenas na Austrália. Sua picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas.
O veneno da Taipan age no sistema nervoso periférico, causando parada respiratório e levando a vítima a morte em poucos minutos. Outras cobras venenosas inoculam substâncias tóxicas que provocam distúrbios na coagulação do sangue, necrose local e hemorragias
Em média, a taipan do interior pode chegar a 2,5 metros de comprimento. Sua cabeça possui um formato arredondado e é mais escura do que o resto do corpo. Durante o inverno, sua cor é preto brilhante. Esta tonalidade muda com a chegada do verão, tornando-se marrom escuro.
Felizmente, por ser uma cobra “tímida”, a taipan raramente é vista por seres humanos, o que faz com que o índice de casos de acidente envolvendo esta espécie seja bastante pequeno. De qualquer forma, é sempre bom evitá-la, já que um encontro com esta serpente pode ser simplesmente fatal.

Um extra: Serpente marinha de bico
Essa cobra marinha é encontrada nas águas do sudeste asiático e na Austrália setentrional. É a serpente mais venenosa conhecida do mundo: alguns miligramas de seu veneno são fortes o suficiente para matar 1.000 pessoas. Porém, menos de um quarto de suas mordidas contém veneno; elas são relativamente dóceis. Pescadores são geralmente as vítimas dessas picadas, quando encontram as espécies em redes lançadas ao mar. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário