quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Top 10 raças de cães mais caras do mundo


Ter um animal doméstico em casa traz sempre imenso benefícios, quer para a saúde física quer para a saúde mental e nível de felicidade. E quando a escolha de um animal doméstico vai para o cão, uma óptima opção poderá ser adotar um num abrigo para animais ou numa associação. Existem imensos peludos de todas as cores e tamanhos à espera de uma família. No entanto apesar das imensas campanhas para adoção há sempre quem prefira uma raça específica ou exótica, ou um animal com determinadas características físicas, por isso recorrem à compra directa a criadores. Alguns animais de determinadas raças chegam atingir valores monetários muito significativos. Conheça algumas das raças de caes mais caras do mundo.

1 - Pharaoh hound 

Os cães desta raça possuem uma expressão alerta e desperta. Seu peito é baixo, as costelas muito arqueadas e as extremidades lonas, finas e fortes. A cabeça é longa, com um stop pouco marcado e com o focinho com uma cor de carne. Suas orelhas são medianas, finas e erguidas. A cauda vai se estreitando desde a base até a ponta. O pelo é curto, liso, brilhante e de cor fogo ou castanho, com preferência para exemplares que tenham manchas na ponta da cauda e no peito.

O contorno do Pharaoh Hound é magro, de tamanho mediano. Os olhos são ovais e quando está feliz ele tende a corar – um efeito que ocorre com seu nariz e orelhas ficando vermelhos. Eles têm um pescoço magro, costas retas e sua cauda fica para baixo. No geral, essa raça tem um porte nobre, atlético e ágil.
O Pharaoh Hound tem um comportamento vivaz, amigável e muito inteligente. Esta raça também é um pouco tímida, suscetível, sensível e não gosta de ser assediada ou de grandes tumultos ao seu redor. Por outro lado, com o seu dono e os outros membros da família ele é um cão leal, carinhoso e bastante brincalhão. Devido ao seu forte instinto de caçador, ele não costuma se relacionar muito bem com outros animaizinhos pequenos.

2 - Pug 
O pug é um cão de raça miniatura de origem chinesa. Possui aspecto quadrado e são baixos (pequeno porte), compactos e musculosos. A cabeça dos cães desta raça tem um formato arredondado, grande e sólido. A testa é enrugada. O focinho é achatado e quadrado. O rabo dos pugs é em formato de espiral. Os olhos são arredondados, grande e de formato globular. A pelagem dos pugs é fina, curta, macia e lisa. 

Os cães da raça pesam entre 6,5 e 11,5 quilos.

Esta raça de cão é ainda caracterizada por ter uma pelagem como diferentes cores nomeadamente preta, abricó-castanho e preateada.  A altura destes cães varia entre 25 a 29 cm (machos) e 50 a 55 cm (fêmeas). O latido desta raça de cão é bem interessante e diferente. Quando late parece estar roncando com pequenos intervalos de grunhidos. Para quem não conhece esta raça, pode pensar que o cão está engasgando. Os cães saudáveis da raça pug vivem, em média, de 13 a 15 anos.

3 - Bulldog inglês 
O Bulldog Inglês é um animal de estatura pequena, com um peso que varia nos machos, entre os 22.7 a 25 Kg e, nas fêmeas, entre os 18 a 22,7 Kg.
A pelagem, curta e macia, necessita apenas de uma escovagem diária e as suas cores variam entre o branco, o fulvo-claro, vermelho ou castanho escuro e diferentes tipos de malhados. 
 
É dotado de um crânio grande, largo, com uma testa ligeiramente achatada e olhos redondos, de inserção baixa. A possibilidade de contrair infecções nos olhos e na boca, exige algum cuidado e atenção com a higiene destas zonas. A pele da cabeça é fina e macia, formando pequenas rugas, que no pescoço formam duas barbelas. As orelhas, pequenas e finas, são de inserção alta na cabeça.
 
A região facial é uma das características mais distintivas desta classe de cães: possui um focinho saliente, com um nariz expressivo e umas bochechas arredondadas e salientes. Os maxilares são largos devido aos dentes fortes e grandes. É aconselhável que, após o banho, se seque com cuidado as dobras faciais e o restante corpo. Pode vir a ser necessária a aplicação de cremes nas pregas de pele sujeitas a maior fricção
 
O tronco é compacto, curto, tal como os membros inferiores e superiores, cuja musculatura é bem desenvolvida e rígida.
Adequa-se bem a famílias que tenham:
  • Famílias com crianças;
  • Famílias com gostos e sonhos especiais;
  • Pessoas idosas, aposentadas;
  • Pessoas que aceitam as personalidades do seu animal;
  • Pessoas pacientes.
4 - Saluki 
Os Salukis são cães diferenciados acima de tudo. A limpza deste cão é algo notável, bem como o fato de não soltarem muitos pelos. Além disso, também chamam muito atenção na rua por ser um cão muito bonito. É um cão bastante diferente, possuem pernas finas e longas, um dorso arqueado que exibe costelas.

Os Salukis são considerados caçadores com milhares de anos de experiência. O cão desta raça possui um porte médio, temperamento muito forte e independente. Costumam ser cães com características peculiares. Não gostam de muitos mimos e não atendem a chamados ou ordens de qualquer pessoa, a não ser que seja sobre algo que possa lhe interessar. Correm atrás de qualquer coisa que se mova e por este motivo não são confiáveis para se deixar sem coleira, além disto, são muito rápidos e difíceis de apanhar. Os Salukis são muito ligados a seus donos. Por serem cães bastante sensíveis não toleram repreensões que sejam agressivas.

A sua pelagem deverá contar com uma textura sedosa e deve ser suave, possui franjas características nos membros e na parte traseira de suas coxas, franjas na sua garganta que aparecem principalmente em exemplares de cães adultos. Os filhotes poderão ter ligeiras franjas nas coxas e nos ombros. A variedade do cão de pelo curto não possui franjas.

Quanto às cores encontradas, é possível se visualizar tons de branco, isabela, bege, dourado, vermelho, cinza e castanho, cães com aspecto tricolor, como branco, preto e castanho, bem como preto e castanho de todas as variedades podem ser encontrados e inclusive aceitos.

Um verdadeiro Saluki possui ainda suas qualidades de cães de caça e podem inclusive parecer reservados com estranhos. Uma raça bastante independente e distante, apesar disto muito gentil e afetuoso. Podem ser considerados difíceis de treinar e qualquer tipo de treinamento realizado com estes cães deve ser gentil e paciente.

Os cães desta raça poderão se entediar facilmente, por este motivo não devem ser deixados em casa sozinhos por longos períodos. É um cão sensível e inteligente, nunca deverá ser treinado utilizando força ou métodos severos. Normalmente não gosta de jogos violentos ou jogos de cães típicos como o arremesso de objetos para que ele busque.

5 - Terra Nova 
O cão da raça Terra Nova é originário do Canadá, descendente geneticamente dos mastiffs. Estes cães, apesar de antigamente contarem com uma personalidade bastante diferente, hoje são considerados uma das raças mais tranquilas e tolerantes de todas.

Descrito como um cão resignado, é um bom cão de companhia, já que gosta muito de participar de atividades familiares e aprecia bastante a companhia humana. Excelente nadador, era empregado pelos franceses como salva vidas.
O cão Terra Nova é um animal de porte grande. Os machos da raça podem chegar aos 71 cm e 68 kg, apesar disto existem alguns exemplares ainda maiores, as fêmeas são ligeiramente menores. De acordo com os criadores os cães desejáveis são os maiores, porém a proporcionalidade dos seus membros é muito mais importante do que o seu tamanho.

É um cão que possui um andar ligeiro apesar de suas grandes dimensões. Possui um crânio maciço e largo, ladeado por orelhas pequenas junto à cabeça. Olhos pequenos cão castanho escuros, com exceção dos cães castanhos onde é permitido variações que sejam mais claras da raça. Seu stop é evidente porém não pronunciado, seu nariz é quadrado e curto.

Com uma aparência muito poderosa, o cão Terra Nova possui um dorso largo e um pescoço forte. Os pés costumam ser grandes e fortes também. Uma das características mais importantes do Terra Nova é a membrana existente entre seus dedos, o que lhes permite que nade melhor. Sua cauda atua como um grande leme quando a Terra Nova está na água. É um cão muito forte e sua cauda é larga na base, se desenvolvendo reta, admitindo uma pequena curvatura na ponta.

As cores permitidas oficialmente para criação do cão são o castanho, o preto, e o preto e branco. A cor do cão preto sólida é tradicional. Nesta variedade do cão é permitido se encontrar exemplares com manchas brancas no peito, pés e ainda na ponta de sua cauda.

O cão da raça Terra Nova possui uma pelagem bastante resistente a água, contando com um subpelo e pele oleosa. A sua pelagem exterior é de comprimento médio e lisa. Seu subpelo é denso e fofo, bastante profundo sendo mais alto no inverno e mais baixo no verão. Seus pelos da cabeça, queixo e orelhas são curtos e finos. As patas são adornadas com uma pelugem.

6 - Chiuaua 
É possível que o Chihuahua seja a raça de cão mais pequena do mundo. A característica mais notável desta raça, entre todas as demais, é sem dúvida, o seu minúsculo tamanho.

O corpo do Chihuhahua é enxuto, apresenta a forma de um cão compacto. O 
crânio é arredondado, e tem a forma de uma maçã, característica considerada de extrema importância de acordo com o standard oficial da raça. O focinho é curto, mais largo perto da cabeça, afinando para a ponta, apresentando um stop bem marcado, largo e profundo. A trufa é moderadamente curta, aponta ligeiramente para cima e pode apresentar qualquer cor.

Os olhos do Chihuahua são grandes, redondos, muito brilhantes e cheios. As cores mais claras são aceitas, porém a cor escura é considerada ideal. As orelhas são grandes e bem separadas entre si, aredondadas na ponta. Quando em estado de alerta mantém-se eretas. A cauda do Chihuahua é moderadamente longa, inserida alta, curvada ou formando um semicírculo com a ponta direcionada para a região lombar, larga na raiz e afinando gradualmente em direção a ponta.

A pelagem do Chihuahua pode ser longa e ondulada (em exemplares mais raros), ou curta, aderente e brilhante, na maioria dos exemplares. Os tipos de pelagem da raça Chihuahua são, portanto, dois:

Pelo curto: nessa variedade a pelagem é curta e bem assentada sobre todo o corpo; ligeiramente mais longo quando apresenta sub pelo. A pelagem deve apresentar-se brilhante, de textura fina e macia.

Pelo longo: a pelagem do Chihuahua de pelo longo é fina, sedosa, lisa ou levemente ondulada. O sub pelo não é muito denso. Mais longa, a pelagem pode formar franjas nas orelhas, no pescoço, na parte traseira dos membros, nas patas e na cauda.
Todas as cores são aceitas, em todas as suas tonalidades e combinações, com exceção do merle. Na raça Chihuahua a altura não é um fator citado pelo standard, somente o peso. De pequeno porte, os cães desta raça devem apresentar entre 1,5 e 3 kg. Apesar de não serem raros os exemplares com menos de 1 kg, somente os cães com mais de 500 gr são aceitos nas exposições de beleza.
É um cachorro rápido, alerta, dotado de grande agilidade, cheio de vida e coragem. Como cão de guarda, o Chihuahua está sempre alerta. Valente, o cachorro da raça Chihuahua é capaz de, corajosamente, enfrentar a cães maiores. É muito afetuoso com o dono mas não tolera facilmente os desconhecidos. Late furiosamente, dando o alarme ante o menor movimento suspeito.

7 - Cão de crista chinês 
O Cão Chinês Cristado é membro do grupo Toy, que significa que ele é um cão de porte pequeno ou muito pequeno. Originado na China no século XIII, acredita-se que a variedade Hairless (sem pelos) tenha perdido sua pelagem em mutações na África ou através de cruzamento do mesmo com a raça Chihuahua.

Tem uma personalidade alegre, e uma postura elegante, chega aos 5,5kg e aos 33cm de altura, carrega com ele uma crista, que é característica da sua raça e sua coloração pode alternar muito. A sua variedade mais conhecida é aquela que não tem pelos no corpo, mas existe também a variedade Powder Puff, que é abundante em pelos.

Hoje em dia o Cão de Crista Chinês é usado como cão de companhia, sendo fiel e carinhoso para com seu dono. Ele também é muito divertido e brincalhão, tornando-se ótima companhia para crianças, porém é bom manter-se atento ao cão, pois devido a seu porte pequeno, ele pode se machucar em brincadeiras demasiadamente bruscas.

Esses cães costumavam viajar em navios com os chineses para eliminar animais daninhos e eram também vendidos juntos com outras mercadorias que eram carregadas nestes barcos. Sendo assim o Cão de Crista Chinês viveu em muitas partes do mundo, inclusive nas Américas.

8 - Esquimó Canadense 
A Canadian Eskimo Dog tem um aspecto imponente. O físico poderoso assim como o casaco típico spitz exuberante e cauda espessa deu esta raça de puxadores de trenó sua aparência majestosa. Elegante a aparência pode ser, mas nunca se pode negar que este cão exala imensa força e velocidade. A cabeça do Canadian Eskimo Dog’s cunha grande forma ampla é proporcional ao corpo poderosamente construído atlético. Médias de comprimento do focinho é afilado. Curto e grosso, orelhas triangulares ligeiramente arredondadas dicas. Orelhas que são densamente revestidas com cabelo estão voltadas para a frente e portadas eretas. Muito espaçados e obliquamente olhos geralmente têm íris escuras, mas nunca azul. Esta raça tem mandíbulas poderosas, feche os lábios montagem e dentição completa, que se encontram em uma mordedura em tesoura. O pescoço é curto, mas muito musculoso. O cão tem ombros largos muscular. patas dianteiras bem desenvolvidas são retas.

Os machos têm o cabelo mais longo e mais grosso no pescoço que se forma uma juba impressionante e dá a altura do cão adicionais e maior forma do que realmente é. Cabelo de fêmeas é mais curta. Canadian Eskimo cães podem ter qualquer cor da pelagem. Branco puro cães revestidos, bem como fígado e preto revestido são mais comuns. Cães com cores da pelagem sólida pode ostentar marcas brancas na face, formando uma máscara.

A Canadian Eskimo Dog é uma raça fiel e carinhosa. Após a introdução de motos de neve mais e mais cães esquimós canadenses tornaram-se companheiros de equipes e de lazer que oferecem transporte para os turistas. Esta é uma raça de alerta e inteligente, que gosta da atenção das pessoas. Esta raça responde à formação facilmente, especialmente se o mestre se manifesta o líder do bloco atitude.

Este cão não será uma escolha adequada para uma família com crianças pequenas devido ás suas reacções muito instintivas, não é o mais aconselhável para participar em brincadeiras com miúdos. Também não é o cão mais adequado para ter em pequenos apartamento, uma vez que precisa de muito espaço para gastar a sua força e energia.

9 - Lulu da Pomerânia 
O Lulu da Pomerânia é um cachorro tipo spitz europeu, aceite pela FCI no grupo V: cachorros tipo spitz e tipo primitvo. Embora seja conhecido como Lulu da Pomerânia ou spitz anão, o seu nome oficial continua sendo "wolfspitz".
Ao contrário dos Lulu da Pomerânia antigos, que pesavam cerca de 23 quilogramas, o standard atual da raça está situado entre os 1,8 e os 2,5 quilogramas. É, por isso, classificado como um cachorro de tamanho toy ou miniatura.

A sua pelagem é bastante longa e macia, pelo que é essencial escovar o cachorro com regularidade. Atualmente, o "corte tipo filhote" é muito popular, uma vez que o Lulu com pelo curto ganha um aspeto único e muito doce. Muitas pessoas defendem que o seu manto não produz alergias e, por isso, é considerado um cachorro hipoalergênico.


As cores dessa raça são, principalmente, o preto, o marrom, o branco, o alaranjado e o cinza. No entanto, existem exemplares de muitas outras cores. A variedade de tonalidades é realmente surpreendente.
Por fim, indicamos os diferentes tipos de cachorro Lulu da Pomerânia:
  • Rosto de raposa: Possui um focinho alongado e fino, como o de uma raposa.
  • Rosto de urso de pelúcia: O focinho é mais curto e a morfologia do rosto é mais redonda do que o tipo anterior. Os olhos permanecem perto do focinho, conferindo um aspeto muito doce ao cachorro.
  • Rosto de boneca: É uma das variedades mais populares atualmente. O Lulu da Pomerânia com rosto de boneca é muito parecido com o rosto de urso de pelúcia, mas tem um focinho mais achatado e olhos mais proeminentes e separados. À primeira vista, pode ser difícil distinguir os dois.
O Lulu da Pomerânia é um cachorro muito carinhoso e afetuoso que odeia a solidão e a falta de atenção. Também é muito ativo, atento, inteligente e curioso.
É o cão ideal para famílias de todos os tipos, mas deve ter em consideração que ele necessita de vários passeios, atenção constante e tempo para o educar. Antes de adotar um exemplar. Também é importante destacar que, em algumas ocasiões, o Lulu da Pomerânia pode se tornar um cachorro que ladra muito, por isso o tutor deve estar preparado para isso.

10 - Mastim Tibetano 


O Mastim Tibetano é uma raça de cão de grande porte cuja origem é o Tibete (região autônoma no sudoeste da China). É um cão pesado, pois o macho pode pesar entre 50 e 80 quilos. Já a fêmea fica entre 45 e 75 quilos. 

O macho adulto de mastim tibetano possui altura entre 65 e 75 cm (na cernelha). Já fêmea fica entre 60 e 70 cm de altura (na cernelha). Com relação às cores, as mais comuns são: preta, marrom, preto e castanho, cinza (várias tonalidades), cinza com manchas douradas e dourado (vários tons). Vale lembrar que os machos possuem mais pelos do que as fêmeas.

É um cão forte e robusto, apresentando boa estrutura óssea. Possui olhos médios com coloração em tons de marrom. Possui pescoço arqueado, forte e musculoso e pés grandes. As suas pernas dianteiras são retas e cobertas com densa pelagem. Já as pernas traseiras são paralelas, fortes e musculosas.

O mastim tibetano é um bom cão de guarda e companhia, estabelece uma forte ligação com seu dono. É dócil, porém muito atento e desconfiado com a presença de pessoas desconhecidas.

Lealdade, fidelidade ao dono e coragem são outras importantes características do comportamento desta raça de cão. Necessidade de amplos espaços para atividade física, não aceitando ficar preso em locais pequenos. Por isso, é uma excelente opção para quem possui casas com quintal extenso e presença.
É um cão muito territorial, ou seja, gosta de marcar e estabelecer seu território. Logo, é muito protetor. Necessita também de um bom trabalho de adestramento.

Sem comentários:

Enviar um comentário