quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Volkswagen usou macacos como cobaias em teste laboratoriais

 Resultado de imagem para Volkswagen usou macacos como cobaias em teste laboratoriais
Dez macacos foram utilizados como cobaias numa experiencia laboratorial onde foram obrigados a inalar gases tóxicos provenientes de motores a diesel de automóveis de marcas como da Volkswagen, Daimler e BMW.
A notícia avançada esta semana pelo The New York Times, está a gerar imensa polémica, uma vez que os macacos foram expostos deliberadamente a gases poluentes provenientes de motores a diesel de automóveis, incluindo o Volkswagen Beetle, a nova versão do velho famoso "carocha".
Os detalhes agora conhecidos da macabra experiência mostram que os animais foram divididos em dois grupos. Enquanto um grupo estava exposto aos gases libertados por um modelo diesel de última geração da Volkswagen, o outro grupo inalava as emissões libertadas por uma velha carrinha Ford Diesel. Uma tortura que se estendeu ao longo de quatro horas
Entretanto várias associações de defesa dos direitos dos animais, incluindo a PETA, já vieram a público criticar esta experiencia. O Governo alemão também já veio criticar estes testes através do porta-voz da chanceler, Angela Merkel, foi taxativo na condenação. “Estes testes com macacos ou pessoas não têm qualquer justificação no plano ético”, disse Steffan Seibert, numa conferência de imprensa cujo vídeo foi partilhado pelo próprio no Twitter. 
A empresa alemã Volkswagen também condenou o teste, ao afirmar que “os métodos científicos usados na condução deste estudo foram os errados. Testes laboratoriais usando animais como cobaias é francamente contra a política da nossa empresa.”. Em comunicado, a gigante alemã lamenta o “comportamento inapropriado” e o “fraco julgamento de todos os que estiveram envolvidos nesta situação.” 

O estudo científico, financiado pela Volkswagen, Daimler (dona da Mercedes-Benz) e BMW, levado a cabo por cientistas de um laboratório de Albuquerque, Estados Unidos, voltou a colocar sob a polémica sobre a fraude na manipulação dos valores da emissão de gases poluentes.  

Sem comentários:

Enviar um comentário