sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Vaca foge de quinta para viver com bisontes



 
Uma vaca doméstica surpreendeu tudo e todos quando fugiu da quinta onde morava para ir viver com uma manada de Bisontes na Floresta de Bialowieza, na Polónia. 


Este caso um pouco estranho, que está a chamar atenção dos investigadores, foi registado pela primeira vez em Outubro de 2017 quando a vaca saiu da quinta e foi vista nas proximidades de uma manada de bisontes, animais bastante comuns na região. Inicialmente pensou-se que poderia ser um Bisonte com uma alteração genética, mas observações mais atentas concluíram que era mesmo uma vaca de cor castanha da raça limousine.


Segundo a BBC, seria de esperar que a vaca voltasse ao seu pasto na quinta quando o inverno chegasse, mas agora o biólogo Rafal Kowalczyk voltou a ver o pequeno animal castanho, de boa saúde e perfeitamente integrada na manada grupo. 


"Os bisontes agem como um organismo e ela destaca-se", explicou, referindo que a proximidade com a manada a pode ter salvado de um ataque de lobos.


Esta simbiose pode não ser tão boa no caso de acasalamento entre diferentes espécies, já que a vaca poderá morrer ao dar à luz, devido ao maior porte dos bisontes, e pode haver contaminação genética, que ponha em risco a população de bisontes, alerta ainda o biólogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário