sexta-feira, 19 de junho de 2015

Top 10 das maiores raças de cães do mundo.



As mulheres podem preferir cães mais pequenos e mais delicados, mas os cachorros grandes também têm o seu charme. Algumas raças ultrapassam 1 metro de altura, o que pode transformar aquele pulinho de empolgação sobre o dono num grave acidente. Conheça as dez maiores raças de cães que impõem respeito só com o tamanho:


10º Mastin Tibetano

O Mastim Tibetano é uma antiga raça de trabalho, utilizada pelos pastores nômades do Himalaia e um tradicional cão de guarda dos monastérios tibetanos. É um cão de guarda e companhia, muito protetor, leal, territorial e independente. Considerado o ancestral de todos os mastins, o Mastim Tibetano é um cachorro de grande porte, de aparência imponente, solene, porém doce.

O cão da raça Mastim Tibetano demora a se desenvolver completamente, atingindo seu completo amadurecimento somente aos 4 anos (fêmeas de 2 a 3 anos). Independente e protetor, o Mastim Tibetano é um cão territorial, excepcional vigilante e guarda de propriedade, obediente e leal à sua família. De pelo duro e com um denso e ligeiramente lanoso sub pelo, os machos da raça Mastim Tibetano tem pelagem mais densa e mais abundante do que as fêmeas. As cores permitidas são muitas: totalmente preto, preto e marrom, várias tonalidades de cinza e também cinza com manchas douradas. O marrom tem várias tonalidades. Uma mancha branca no peito é permitido, e pequenas manchas brancas nos pés são aceitáveis.
De porte grande, os cães machos da raça Mastim Tibetano devem medir 66 cm na altura da cernelha, no mínimo. Fêmeas, pelo menos, 61 cm.



9º Dogue de Bordeus

O Dogue de Bordeaux de hoje é um cão que se destaca pela sua guarda equilibrada. É um cão com um poder de dissuasão quase incomparável, pelo seu porte, musculatura, peito largo, cabeça desproporcional e seu prognatismo, que da uma enorme cara de “poucos amigos” ao cão. É mundialmente  reconhecido pela sua valentia, destemor e autoconfiança, o que faz dele um guardião muito controlado e confiável. A raça tem dificuldades de aceitar novos membros do mesmo sexo na matilha, principalmente se já adultos. Um novo membro deve ser inserido ainda filhote na matilha, bem como a inserção de um Dogue de Bordeaux em qualquer matilha deverá ser feita ainda nessa fase.

Para quem já viu o filme “Turner and Hooch”, também sabe que este cachorro fiel, pateta, sentimental. Seu temperamento é descrito como territorial e protector. Sua aparência é de um cão potente. Seu olhar é descrito como penetrante e o tamanho de sua cabeça impressiona. Pode chegar aos 75 cm e pesar 65 kg. Sua pelagem é fina, curta e suave ao toque. Entre suas principais características físicas estão ainda suas rugas, resultado de sua pele solta.



8º Tierrer Preto da Russia

O Terrier Preto Russo é uma raça forte e robusta, com um fantástico temperamento. É um cão largo e potente que denota uma postura estável, mas em constante alerta. Mostra sempre uma atitude corajosa e é extremamente observador, de tal forma que coloca um olhar intimidante quando observa algo.
É uma raça que aprende muito rapidamente as ordens do dono, devendo os cachorros ser tratados de forma carinhosa, mas firme, de forma a moldar o seu temperamente à imagem do dono. Caso contrário pode tornar-se um cão teimoso, o que seria muito negativo para um cão desta potência, tenacidade e envergadura. 

É um cão que adora crianças e idosos e adora os outros animais da familia. Os BRT (Black Russian Terrier) são muito fáceis de manter em apartamento, desde que se passeio o cão uam vez por dia, pelo menos durante 2 horas. Não é um cão para viver isolado num jardim, pois adora estar próximo do dono. 

Trata-se de um cão muito resistente a doenças e que requer poucos cuidados.
O Terrier Preto Russo tem um pêlo àspero com uma mudança de pêlo muito lenta, o que faz com que o pêlo deixado pela casa seja diminuto. Se forem escovados pelo menos uma vez por semana, de forma a eliminar os pêlos mortos, não deixam pêlo pela casa.

Fisicamente pode chegar a medir até 78 cm na altura da cernelha e pesar 70 kg



7º São-Bernardo

Por detrás da aparência de um gigante, está um cão doce e bonacheirão. Dócil e meigo, era tido como uma ama para as crianças na época Vitoriana, devido à sua tolerância aos abusos dos mais novos. Contudo, o São Bernardo não é um cão brincalhão por excelência, prefere recostar-se no sofá e só se exercita quando estimulado. Com crianças muito pequenas é aconselhável cuidado extra devido ao porte da raça.
Fiel, o São Bernardo gosta de companhia e tenta agradar o dono. É um cão sociável, vive bem com outros animais e outros cães. A sua paciência t tende a esgotar-se com cães pequenos que constantemente o assediam para a brincadeira.

Englobado nos cães mais pesados do mundo, o São Bernardo é um cão de porte gigante, de estrutura maciça e robusta e ar altivo, nobre. As fêmeas devem medir entre 65 e 80 cm e os machos entre 70 e 90 cm, mas exemplares mais altos não são penalizados desde que mantenham as proporções. 



6º Deerhound

O Deerhound possui uma pelagem muito resistente ao frio, dura e também é impermeável. Ele é bem alto e pode pesar até 45Kg. Ele destaca-se pela elegância, energia e vivacidade que possui.

O Deerhound não é um cão comum, ele chama a atenção por qualquer lugar que passa. Possui uma disposição enorme e uma energia muito viva, que contagia a todos que tem a oportunidade de conviver com essa raça maravilhosa. Os cães desta raça adoram dormir e, por isso, quando adultos podem tirar longos cochilos durante o dia, que podem chegar a 23 horas. O Deerhound tem o temperamento calmo, tranquilo e muito dócil.

5º Terra-nova 

O Terra Nova é um dos cães mais carinhosos e gentis que se tem conhecimento. Ele é sensível, bom, sociável e sempre estará encantado de poder brincar com as crianças (exceto quando ele estiver com vontade de descansar depois de comer e, nestes casos, o melhor é deixa-lo descansar por algum tempo). Extremamente dócil e companheiro, o cão da raça pode ser indicado para trazer amor e diversão para famílias grandes, interagindo bem com todo tipo, personalidade e idade de pessoas.
O cachorro Terra Nova também adora nadar e mergulhar na água, tem uma grande reputação como salva-vidas, sendo comparada à raça do São Bernardo, que também é fã da água e costuma atuar ajudando em trabalhos de resgates, tanto de pessoas como de objetos.
Os cães desta raça são cães grandes, fortes e pesados. Sua cabeça e focinho são largos e seus olhos pequenos, profundos e bem espaçados. Eles têm as orelhas pequenas, triangulares e inseridas bem atrás, com as pontas arredondadas. A cauda é larga na base e bem forte. Seu pelo é liso e resistente à água, sua pelagem pode ser preta, marrom ou branca com manchas pretas.
Os cães desta raça. são realmente muito grandes, e o seu peso médio chega a cerca de 70 quilos no caso dos machos, sendo que as fêmeas podem pesar uma média de até 55 quilos. Por isso se vive em apartamento ou tem pouco espaço, é melhor que escolha outra raça, já que os cães Terra Nova precisam de bastante espaço para brincar e fazer atividades físicas.

 4º Leonberg
O Leonberger é um cão plácido, muito sociável ao ponto de conviver com outros animais. Por ser um cão estável e paciente, o Leo, como também é apelidado, é uma escolha para famílias com crianças.
Por causa do porte da raça, é importante socializar bem os cães desde o primeiro momento. É muito importante que o dono esteja em controlo desta raça gigante.

Inteligente, o Leonberger é bastante leal com a família. O treino requer paciência, mas o cão acaba por responder bem aos comandos.

O Leonberger é um cão que se adapta à vida na cidade, mas não é uma boa escolha para apartamentos. São cães de porte gigante com uma necessidade significativa de exercício.

Adora a água, o que aliado a uma camada de pêlo impermeável e membranas interdigitais fazem dele um bom nadador e um excelente cão de cobro na água.

O Leonberg é um cão de grande porte, de aspecto forte e dócil. Os machos têm entre 72 e 80 cm e as fêmeas entre 65 e 75 cm. Apesar de não haver um intervalo de peso no standard, os cães geralmente têm entre 40 a 50 kg.
A cabeça é um dos traços mais característicos da raça. Lembrando o focinho de um leão, a cabeça é mais longa do que larga, com um stop moderadamente definido. O nariz é preto. Os olhos são castanhos, de tamanho médio e assumem uma expressão meiga e amistosa. As orelhas são largas, franjadas, redondas e pendentes. 



3º Lébrel Irlandês

Um grande cão de família que certamente manterá os estranhos longe do quintal; trata-se do lébrel irlandês que é terceira posição na seleção das 10 maiores raças de cães do mundo.
Os cães da raça Lébrel Irlandês tem uma cabeça bastante peculiar, que é longa e plana, ele possui também um focinho bastante longo e é moderadamente pontudo. Sua trufa é preta e possui uma mordedura em tesoura ou mesmo torquês. Seus olhos surgem bastante escurso, assim como a borda dos seus olhos e seus lábios.

Sua pelagem surge também de forma áspera e dura no seu tronco, ela vem ainda principalmente aramada nas suas pernas, na cabeça, sobre os olhos e nas suas barbas. As cores que ainda são reconhecidas pela raça são o cinza tigrado, o preto, o vermelho, o branco puro e ainda o fulvo.

Podemos citar que o tamanho mínimo que é aceito para os seus cães machos da raça Lébrel Irlandês é equivalente a 79 cm, apesar disto o tamanho médio que é desejado deve ficar em torno de 81 a 86 cm, esta medida que deve ser feita sempre da altura da cernelha do cão. O tamanho mínimo para as fêmeas deverá ser de 71 cm.

Podemos citar também que o peso mínimo que é recomendado para os machos da raça é equivalente a 54,5 kg, enquanto que as fêmeas não devem pesar menos do que 40,5 kg.

Apesar de todo o seu porte os cães desta raça são bastante dóceis e acima de tudo muito compreensivos principalmente com crianças. São cães cuidadosos e que não geram problemas pelo seu tamanho, a não ser quando solicitados em ataque que costumam a responder estes tipos de comando. É um ótimo cão para adestramento e por isso vale a pena investir e ensinar o cão alguns comandos.

2º Dogue Alemão

O Grand Danois é um óptimo cão de família porque possui um temperamento estável, calmo e gentil. Desenvolve uma excelente relação com as crianças de todas as idades.
São cães inteligentes que aprendem rapidamente e que funcionam muito bem como cães de guarda, até porque a sua aparência imponente impõe o devido respeito.
Convém que seja bem inserido no seio familiar por forma a que se sinta bem e que seja devidamente treinado durante o seu crescimento. É um animal muito brincalhão e alegre que por vezes se “esquece” da sua força.  Acima de tudo, é leal e muito afectivo para com todos os membros e amigos mais chegados da família.

O “Apolo dos Cães” possui de altura mínima, com mais de 18 meses, 76 cm nos machos, e 71 cm nas fêmeas. O peso nesta idade ronda os 54 Kg nos machos e os 46 Kg nas fêmeas.
A sua pelagem é curta, densa e lustrosa. As cores permitidas são o preto, castanho, azul, tigrado, branco com manchas pretas (Dogue Alemão Arlequim) e preto com manchas brancas no pescoço, pernas e ponta da cauda.


1º Mastiff

A posição líder na seleção das 10 maiores raças de cães do mundo é do cão Mastiff. A maioria das pessoas considera o Mastiff o maior cachorro do mundo. Estes cães são capazes de alcançar 100 kg quando adultos e alguns podem passar de 30 polegadas de altura.
É um poderoso cão de guarda, o Mastiff é considerado uma raça tradicionalmente inglesa, apesar de alguns afirmarem que teve origem nas ilhas britânicas. Há registros de que cães do tipo mastiff já existiam na Grã Bretanha durante a época da invasão romana. No entanto, exemplares foram re-importados para a Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial, face a quase extinção da raça. Seus antepassados devem ser buscados entre os mastins assírios, descendentes por sua vez do grande Mastim Tibetano.
O Mastiff é um cachorro de trabalho e já foi usado para inúmeras funções em outros tempos: na caça, na guerra, para guarda pessoal e patrimonial. Hoje, é essencialmente um cão de guarda e de defesa. A cinofilia lhe tem grande estima, tanto por seus dotes estéticos como pelas qualidades psicofísicas.
O Mastiff, apesar de sua força, é um cahorro amoroso e tranquilo com a sua família. É desconfiado com estranhos e sabe utilizar de sua ferocidade se for obrigado a atacar. É sem dúvida, um cachorro de porte grande, volumoso, vigoroso e simétrico. É uma mistura de força, coragem, bom humor e docilidade, combina grandiosidade com boa natureza. O Mastiff tem um nariz largo, olhos pequenos e afastados, de cor avelã. As Orelhas são pequenas, finas ao tato. A cauda da raça Mastiff tem implantação alta, é larga na raiz e vai se afinando até a ponta.
A pelagem dos cães da raça Mastiff é curta e espessa, de cor fulvo, abricot ou tigrado. Em qualquer uma dessas variedades, o focinho, as orelhas, a trufa e as pálpebras devem de cor preta

Sem comentários:

Enviar um comentário