quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Lobo selvagem avistado pela primeira vez no norte da Bélgica em 100 anos



 Imagem relacionada

Um lobo selvagem foi avistado pela primeira vez em mais de 100 anos na região da Flandres, no norte da Bélgica. Por toda Europa tem sido avistados lobos, várias alcateias têm-se fixado em países como a Holanda, Dinamarca e Luxemburgo.

O lobo selvagem é considerada espécie protegida pela Convenção de Berna desde 1979. Esta espécie tem vindo a colonizar progressivamente toda a Europa. Neste caso em particular o lobo encontrado na Flandres tem uma coleira que o identifica como proveniente da Alemanha. O mesmo lobo tinha sido avistado, por volta do Natal, nos Países Baixos.

A presença deste animal em território Belga, tem sido encarado como um excelente sinal pelas associações de defesa dos animais locais, que estão aproveitar este facto para apelar ao governo para encorajar o regresso desta espécie ao país. De entre a medidas defendidas para serem implementadas está a possibilidade de se indemnizar os agricultores que vejam os seus rebanhos afectados.

A relação lobo – agricultores – rebanhos sempre foi muito tensa sobretudo nos países do sul da Europa, nomeadamente França, Itália e Espanha, regiões onde tem vindo a ser reintroduzida esta espécie. Já em países como Roménia e Polónia esta relação é bem mais pacifica e o ataque dos lobos aos rebanhos é considerado como “como um acidente, como um rebanho que caiu numa ravina”.

Sem comentários:

Enviar um comentário