quarta-feira, 8 de junho de 2016

Turquia afunda intencionalmente Airbus para criar um recife de coral



A Turquia afundou, de propósito, um Airbus A300, de grandes dimensões, por um motivo curioso: transformá-lo num recife de coral artificial. Com esta iniciativa o governo turco pretende atrair mais turistas sobretudo os praticantes de mergulho, que estejam interessados em explorar a biodiversidade marinha do Mar Egeu.

Segundo a ExameBrasil, o número de turistas que procura a Turquia para passar férias sofreu uma redução drástica devido a uma série de ataques terroristas e também por causa da instabilidade política. Com esta acção, o país está a apostar num turismo especializado no ambiente: este já é o terceiro avião de grande porte e o maior, até o momento, que o país afunda a bem do turismo.

Antes de entrar no mar, o Airbus passou por uma grande limpeza para a retirada de resquícios de combustível e peças que poderiam prejudicar o meio ambiente.

Os recifes artificiais não são novidade no mundo. Navios que naufragaram são o tipo mais comum, mas existem outros. Em 2008, a cidade de Nova York afundou vagões de metrô obsoletos no Oceano Atlântico e, durante 12 anos, o artista plástico Jason deCaires Taylor esculpiu belas esculturas no formato de pessoas em pedras que facilitam o crescimento dos corais e que hoje formam o “Cancun Underwater Museum” (ver vídeo).

Sem comentários:

Enviar um comentário