sexta-feira, 18 de março de 2016

SeaWorld anuncia fim dos espectáculos com orcas



A rede de parques aquáticos americana SeaWorld, anunciou esta quinta feira 17 de março que que vai deixar de ter espectáculos com orcas e também vai acabar com o programa de criação do animal em cativeiro.  

Os espectáculos com orcas serão substituídos por atividades educativas relacionadas com a conservação marinha. A decisão tomada na sequência da diminuição do número de espectadores e também da pressão de ativistas e do documentário "Blackfish".  Este documentário  mostra cenas de crueldade na forma como as orcas são mantidas em cativeiro e nas exibições públicas. O filme também aborda a morte de um treinador da empresa, que foi arrastado para debaixo da água e afogado por uma orca durante um show na Flórida, em 2010.

"Os tempos estão a mudar, e nós mudamos com ele", é assim que começa o comunicado do parque que anuncia o final da criação dos animais marinhos. "As baleias assassinas actualmente que estão ao nosso cuidado são a última geração de orcas no SeaWorld", pode ler-se ainda. 

No texto intitulado de Last Generation (Última Geração) é referido ainda que esta decisão se trata de "fazer o melhor para as baleias, para os convidados e para os empregrados do SeaWorld."  Entretanto Os animais que já estão sob custódia não poderão ser liberados, porque já não podem se adaptar à vida selvagem.  

O parque aquático esclareceu ainda que não captura uma baleia há 40 anos e que a grande maioria das orcas nasceu em cativeiro. "Estas orcas nunca viveram em ambiente selvagem e não conseguiriam sobreviver nos oceanos", justifica a empresa. Desde o documentário Blackfish, em 2013, que o movimentou de libertação das orcas se converteu num pesadelo para a relações públicas do SeaWorld.  

Agências reguladoras da Califórnia já tinham sinalizado que iriam proibir a rede de criar os animais, caso a empresa seguisse com um plano de expansão dos cativeiros. "A atitude da sociedade em torno desses enormes animais majestosos sob cuidado humano tem mudado por uma série de razões: um filme, a legislação ou os comentários das pessoas na internet", afirmou o CEO da SeaWorld, Joel Manby. "Não compensava lutar contra isso." Recorde-se que a polémica com o parque aquático surge dias após ser anunciada a doença da orca Tilikum, que já matou três pessoas, e que foi a protagonista do documentário referido em cima. 

Fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário