sexta-feira, 18 de março de 2016

Pombos vão monitorizar a poluição em Londres




A cidade de Londres tem agora uma forma bem original de monitorizar a poluição, ou seja será uma patrulha de pombos “Pigeon Air Patrol”. que ajudará a saber mais sobre a qualidade do ar na cidade. 

Esta patrulha é constituído por 10 pombos, está equipada com sensores, foi enviada para sobrevoar a capital do Reino Unido com a missão de monitorizar constantemente a qualidade do ar. A campanha foi lançada pela empresa tecnológica francesa Plume Labs e decorrerá durante três dias e terminou na quarta feira, 16 de Março.

Cada mochila pesa 25 gramas e é utilizada pelos pombos para medir os níveis de dióxido de nitrogénio produzido pelos carros, autocarros e camiões. “A poluição atmosférica é uma grande problema ambiental e de saúde, matando quase 10.000 por ano e Londres”, explicou o CEO da Plume Labs, Romain Lacombe. “Ao colocar sensores de ar nas costas dos pombos, podemos dar uma maior atenção a este problema e ajudar os londrinos a perceber o impacto da poluição de uma forma tangível e imediata”. 

Estes pombos recolhem dados em continuo qualquer pessoa que queira aceder à informação sobre a qualidade do ar tem de enviar apenas um tweet, a resposta da equipa será automática, que passa a classificar a qualidade do ar através de uma escala que vai de “Fresco” a “Extremo”. 

A patrulha é composta apenas por pombos devidamente treinados e não pelos seus congéneres citadinos. Os animais foram lançados esta segunda-feira e deverão sobrevoar os céus londrinos durante apenas três dias. O objetivo deste projeto, explicou Pierre Duquesnoy, não é encontrar uma solução permanente para o problema da poluição, mas sim sensibilizar de alguma forma as autoridades para esta questão. 

O projeto foi pensado pela Plume Labs, uma startup que está neste momento a angariar fundos através de crowdfunding para ajudar a desenvolver o sensor Plume, um medidor pessoal de qualidade de ar que pode facilmente dizer ao utilizador o nível de poluição a que está sujeito.


Fontes: http://greensavers.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário