terça-feira, 29 de março de 2016

Australianos criam serviço de ‘partilha de cães’



A ideia parece ser bastante simples e vantajosa para quem não tem cão por falta de condições económicas ou habitacionais, mas mesmo assim adore animais, poderá na mesma passar algum tempo com cães de outras pessoas.  O projecto chama-se Dogshare e nasceu na Austrália com o objetivo de criar uma comunidade de amantes de cães.   

O serviço funciona online de uma maneira muito simples: os donos de cães podem registar os seus animais, com uma fotografia e descrição da personalidade do animal. Depois de a inscrição ser aprovada, os animais passam a constar numa lista, segmentada por código postal, e a partir daí os amantes de animais podem entrar em contacto para marcar um ‘encontro’. 

De acordo com os fundadores do site, “o Dogshare começou com a simples ideia de juntar aqueles que gostam de cães.” O resultado acabou por ser um serviço que, para além de ter criado uma comunidade, facilita a partilha de ideias entre os inscritos, sejam humanos ou cães. Permite ainda a quem não tem possibilidade de ter um amigo de quatro patas poder-se candidatar a passear um destes animais, brincar com ele e dar-lhe algum carinho. Não existe nenhum tipo de dinheiro envolvido no serviço.

De acordo com o relatório “Get Healthy, Get a Dog” – “Torna-te saudável, adopta um cão”, em português – da Harvard Medical School, datado de 2015, as pessoas que têm cães na sua vida têm um dia-a-dia mais saudável que os outros. E não só são fisicamente mais activos como têm uma melhor saúde cardiovascular e menor pressão arterial, colesterol e níveis de stress.

No entanto, e segundo a fundadora do site, Jessica Thomas, nem todos os australianos estão em condições de ter um cão. “Falta de espaço, constrangimentos de tempo e finanças limitadas são obstáculos fáceis para ultrapassar a curto prazo”, explicou a responsável.

“Descobri que há muitas pessoas que gostam genuinamente de cães e têm uma vasta experiência e cuidar deles, mas não podem comprometer-se com um por várias razões. E com tanto amor por dar, queria que estas pessoas tivessem a oportunidade de cuidar de um cão, pelo menos durante algum tempo”, concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário