sexta-feira, 4 de março de 2016

Dicas para começar a praticar birdwatching


A observação de aves é uma prática muito interessante para esta época de primavera verão. Para além de poder desenvolver uma actividade ao ar livre, também pode contribui para a conservação dos ambientes naturais e para a educação ambiental e científica. A atividade de observar aves, também chamada de “atching e birding”, pode ser muito melhor aproveitada, se for feita uma preparação prévia. 
Se pretende desenvolver os conhecimentos nesta área ou simplesmente tem curiosidade, deixamos alguns conselhos para começar a “passarinhar”. 


Comece pelas aves que estão à sua volta 
“Aves estão em todos os lugares, basta ter tempo para observá-las”. Para saber se você tem um interesse na atividade observe as aves que passam por você durante o seu dia. 

Respeite a distância de conforto do animal 
“A ave tem que aprender que você não representa uma ameaça”. É preciso construir uma relação de confiança com o animal para poder aproximar-se. Quando uma ave percebe que você está por perto, ela pára o que está a fazer e começa a observá-lo. Neste momento o animal está a pensar que você representa um perigo ou não. Deverá manter-se, imóvel e em silêncio para ganhar a confiança dela. Se ela voltar a fazer o que estava a fazer antes significa que ela se sente confortável com a sua presença e poderá chegar-se mais perto. Se ela parar para observá-lo novamente você repete o mesmo procedimento. É preciso construir uma relação de confiança com o animal para poder aproximar-se. Algumas aves são mais ariscas que outras e com o tempo irá saber qual a melhor distância de conforto de cada espécie. 
Use roupas com cores discretas
Cores chamativas, como vermelho ou amarelo, destoam do ambiente e denunciam a nossa presença. Prefira cores discretas, que se camuflem com o lugar onde nos encontramos. Isso deixará o animal mais confortável e diminui a distância de conforto.
 


O binóculo deixa o passeio mais interessante
Com o binóculo é possível ver detalhes que seriam impossíveis de observar a olho nu. Binóculos pequenos são leves e práticos, binóculos maiores permitem a observação em ambientes com pouca luz. Bushnell, Nikkon e Swift são marcas de binóculos com um bom custo benefício.
 

Guias de aves ajudam na identificação
Quando olhamos uma ave pela primeira vez percebemos a característica mais marcante. Como o peito amarelo por exemplo. Mas existem várias espécies que possuem o mesmo peito amarelo. Para identificar a espécie é necessário ficar atento para outras características que não são tão óbvias, e um guia de identificação de aves pode ajudar muito no passeio.
 


Ande devagar e em silêncio
Aves não gostam de barulho. É preciso andar devagar, com cuidado para não partir galhos. Se precisarmos de comunicar, devemos falar baixo porque a conversa pode espantar os animais.
 

Cuidado onde pisa
Quando procuramos por aves olhamos constantemente para cima. Lembre-se de que existem buracos e podemos torcer o pé se cairmos neles. Recomenda-se também o uso de perneiras para evitar acidentes com cobras.
 


Para que a observação de aves seja feita com maior sucesso, deverá fazer-se acompanhar com algum material de apoio à observação, como por exemplo: 

Binóculos 
Os binóculos constituem um instrumento indispensável para quem se quer iniciar na observação de aves. Existem vários modelos e marcas no mercado, sendo geralmente os mais aconselhados os que têm uma ampliação entre 8x e 10x e uma abertura/diâmetro de lente entre 30 e 50 mm. 

Telescópio 
Embora não seja essencial, um telescópio permite a observação de pormenores difíceis de ver com uns binóculos, permitindo também uma observação mais distante, e portanto sem perturbar tanto as aves. Constitui um auxiliar precioso na identificação das espécies. 

Máquina Fotográfica 
Outra alternativa é utilizar máquinas fotográficas. A popularização das câmaras digitais também aliviou o peso do equipamento de campo dos observadores, multiplicando as boas fotos e simultaneamente bons vídeos. 

Guia de campo  
O uso de um guia de campo é fundamental para qualquer observador de aves. Antes de escolher convém ter em conta a qualidade dos desenhos ou fotografias, a qualidade do texto, a qualidade dos mapas de distribuição, o tamanho, a maneabilidade, a resistência e o preço.   

Caderno de campo 
Um caderno de campo poderá revelar-se muito útil quando necessita anotar os pormenores das aves observadas. As características do local de observação, as condições climáticas e uma listagem das espécies observadas são informações que poderão vir a ser necessárias mais tarde.

Uma dica muito importante para esta atividade é prestar atenção aos horários e hábitos das aves. As primeiras horas da manhã e o final da tarde são os horários de maior acção das aves. Mas algumas espécies têm hábitos diferenciados, portanto, procure saber os horários e as épocas do ano de maior atividade de cada uma.

Portugal devido às suas características geográficas possui ótimas condições para a observação de aves, poderá consultar as diferentes espécies no site Aves de Portugal. Poderá também ver neste site quais os melhores lugares / reservas para a observação de aves  http://www.avesdeportugal.info/locais.html 

A Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves – SPEA, também seleccionou um conjunto de espécies-alvo que podem despertar o interesse da maioria dos observadores de aves estrangeiros e também nacionais. Foram incluídas 108 espécies para o Continente, 23 para os Açores e 19 para a Madeira, escolhidas principalmente por se distribuírem maioritária ou exclusivamente pelo sul da Europa ou macaronésia. Outros critérios tidos em consideração na escolha das espécies-alvo foram a restrita distribuição a nível mundial, europeu ou nacional, o elevado estatuto de conservação, a regularidade da presença em território português, e a facilidade com que podem ser observadas nos locais e alturas do ano indicadas. http://birdwatching.spea.pt/pt/aves/ 

Para além destas aves poderá também encontrar muitas outras consideradas mais raras no site da pagina da Aves de Portugal http://www.avesdeportugal.info/raridades-cientif.html

Sem comentários:

Enviar um comentário