quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Pastores evangélicos pedem que fiéis defendam os animais.


Dezenas de pastores evangélicos, estudiosos, teólogos e outros líderes religiosos, a nível internacional têm falado sobre o bem estar animal. Numa declaração designada por “Every Living Thing: An Evangelical Statement on Responsible Care for Animals”, em português “Todos os seres vivos: uma declaração evangélica sobre cuidado responsável para animais”, ressalta que todos os animais são merecedores de compaixão e desafia os fiéis a trabalharem para a sua proteção e preservação.


Segundo o Huffington Post, a declaração faz parte de uma campanha que foi lançada em Setembro de 2015, em Washington, nos Estados Unidos.

De acordo numa investigação realizada para o lançamento da campanha, quase nove em cada 10 líderes evangélicos inquiridos concordaram que os cristãos têm a responsabilidade de falar contra a crueldade animal. No entanto, mais de oito em cada 10 entrevistados disseram que as suas igrejas não estão envolvidas em iniciativas dedicadas a esta causa.
Já em junho deste ano o Papa Francisco fala pela primeira vez na protecção dos animais, na sua encíclica louvor da protecçãoda nossa casa comum, que é inteiramente dedicada as questões da ecologia.
Na encíclica é referido que "Embora o ser humano possa intervir no mundo vegetal e animal e fazer uso dele quando é necessário para a sua vida, o Catecismo ensina que as experimentações sobre os animais só são legítimas ‘desde que não ultrapassem os limites do razoável e contribuam para curar ou poupar vidas humanas’. Recorda, com firmeza, que o poder humano tem limites e que ‘é contrário à dignidade humana fazer sofrer inutilmente os animais e dispor indiscriminadamente das suas vidas’. Todo o uso e experimentação ‘exige um respeito religioso pela integridade da criação’."
Desta forma, segundo muitos especialistas, este é um momento histórico, já que estas tomadas de posição podem ser mais um passo em direção a sensibilização religiosa para os direitos animais.
Fonte: Anda

Sem comentários:

Enviar um comentário