sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Mar Shopping e Terapets juntas para ajudar utentes do Centro Integrado de Apoio à Deficiência (CIAD).



O Mar shopping, juntamente com a Animais de Rua (AdR) e a TeraPets, associação sem fins lucrativos que realiza actividades de terapia assistida por cães. Uniram esforços para colocarem os animais resgatados na rua a ajudar pessoas com deficiência do Centro Integrado de Apoio à Deficiência (CIAD) da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
O principal objetivo do Projeto é levar atividades assistidas por animais ao CIAD e sensibilizar para o bem-estar e cuidados de animais abandonados. As atividades assistidas por animais (AAA) são visitas de caráter lúdico, sem objetivos terapêuticos que visam proporcionar momentos de bem-estar e descontração aos jovens adultos, utentes do CIAD.
Estas visitas realizam-se semanalmente, durante 6 meses, a equipa da TeraPets vai visitar os jovens do CIAD, fazendo-se acompanhar de um dos seus cães, habilitados e treinados para realizar diversas atividades com utentes.
Nestas sessões serão realizadas atividades de caráter lúdico, nas quais não serão projetados quaisquer objetivos terapêuticos nem serão contabilizados resultados mas que não se podem separar de benefícios (ainda que informais) que resultam do contato entre os animais e as pessoas (sejam eles aumento do bem-estar, auto-estima e auto-eficácia, etc). São, portanto, visitas nas quais se realizarão Atividades Assistidas por Animais (AAA).
Uma vez por mês, a visita será feita também por membros da equipa da Animais de Rua, com um cão/gato da associação no sentido de sensibilizar e conversar sobre a história de vida desse animal que estará no momento para adoção. Serão visitas lúdicas, nas quais se vão dinamizar conversas informais e contato informal com os animais em questão.
Para que esta parceria seja uma realidade, o MAR Shopping iniciou uma campanha online em que, por cada novo seguidor da página oficial doCentro Comercial, será doado €1. O que se pretende é, até 31 de Outubro, atingir um valor limite de €1.560, o necessário para que a TeraPets desenvolva Atividades Assistidas por Animais durante seis meses.
Já foram feitas, no passado mês de agosto, algumas sessões de apresentação com a Surya e 3 grupos de utentes e todos gostaram muito e ficaram muito entusiasmados com o plano para o próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário