segunda-feira, 20 de julho de 2015

Corrida das sardinhas pode ser vista do espaço.



A “corrida das sardinhas” é considerado um dos mais belos espectáculos de natureza, acontece anualmente quando se juntam milhões sardinhas para fazer o percurso migratório das águas geladas da África do Sul (Cape Point), para norte.

Esta misteriosa migração de sardinhas ocorre entre maio e julho ao longo da costa leste da África do Sul. Não há estatísticas precisas sobre quantas sardinhas participam na "corrida", mas cardumes gigantescos de 15 km de extensão e 4 km de largura costumam ocupar mais de 1000 km da região costeira, ao ponto de poderem ser observados do espaço. 

Esta aglomeração de sardinhas pode-nos levar a pensar que é feita naturalmente por questões de segurança, tal é o número de peixes, no entanto a quantidade não é sinónimo de força. O início desta migração é também início de um festim para os golfinhos, baleias, focas e aves marinhas que se banqueteiam com as bolas gigantes de peixe, compode ser comprovado pelas fotos.
Pouco se sabe sobre o mecanismo exato porque se juntam ali daquela forma ou de onde as sardinhas vêm, mas sabe-se que é necessário que uma corrente de água fria venha do sul, do Cape Agulhas Bank, e chegue até ali com uma temperatura da água inferior a 21ºC, há anos em que a água não arrefece e o fenômeno simplesmente não ocorre. Afinal, sardinhas são peixes de águas frias, não subiriam numa costa quente como a do leste da África se condições especiais não diminuíssem a temperatura da água. 
 



Fonte: http://greensavers.sapo.pt; http://www.dailymail.co.uk;

Sem comentários:

Enviar um comentário